Direitos Políticos e Partidos Políticos Flashcards
O que são os direitos políticos?
É o conjunto de normas legais permanentes que regulamenta o direito democrático de participação do povo no Governo, diretamente ou por seus representantes.
O que são cidadãos?
É o indivíduo que preserva a titularidade dos direitos políticos e de outros direitos que são destes derivados.
O que são direitos políticos positivos?
Estes asseguram a liberdade do cidadão em participar ativamente da vida pública estatal. Está relacionado a soberania popular, da qual decorrem diversos direitos e instrumentos em favor dos cidadãos.
Diferencie sufrágio e voto.
O sufrágio é o direito, o voto é o meio pelo qual este é exercido, é o instrumento pelo qual os eleitores expressam sua vontade.
Quais as características do voto?
O voto é direto, secreto, periódico e universal. Estas características são cláusulas pétreas.
Explique a ação popular, como um direito político positivo.
É feita exclusivamente pelos cidadãos, não sendo viável a nenhuma pessoa jurídica ou órgão público. Tem o intuito de tutelar o patrimônio público material e o imaterial, solicitando a anulação de ato lesivo ao erário ou a entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
Explique a iniciativa popular, como um direito político positivo.
É um instrumento pelo qual os cidadãos apresentam projetos de leis ordinárias ou complementares, o que é possível nas três esferas da federação: federal, estadual e municipal.
Explique e diferencie plebiscito e referendo.
O plebiscito é uma consulta prévia aos eleitores sobre assuntos políticos ou institucionais, antes de a lei ser elaborada. O referendo, por sua vez, é uma confirmação de assunto já transformado em lei. Faz-se uma consulta ao povo para que ele ratifique ou rejeite determinado ato legislativo.
É competência do Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo, autorizar a realização de referendos e a convocação de plebiscito.
O que é o alistamento?
É a chamada capacidade eleitoral ativa. É o direito e o dever de votar, desde que o indivíduo atenda algumas condições constitucional e legalmente impostas.
O alistamento pode ser feito apenas por brasileiros natos e naturalizados? Explique.
Em regra, o alistamento pode ser feito somente por brasileiros natos ou naturalizados. Contudo, existe uma exceção no caso do português que solicitou o Ministério da Justiça a condição de quase nacionalidade para ter a equiparação de direitos. Aprovada esta e observadas as condições, o português poderá se alistar como eleitor.
Quais são os inalistáveis?
São inalistáveis os conscritos (cumprindo serviço militar obrigatório), os menores de dezesseis anos e os estrangeiros
Quem e de que forma deve fazer o alistamento?
O alistamento deve ser feito voluntariamente pelo indivíduo perante a Justiça Eleitoral. É obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos e facultativo para aos maiores de 16 e menores de 18, para os analfabetos e maiores de 70 anos.
O que é a elegibilidade?
Também chamada de capacidade eleitoral passiva. É a prerrogativa que o sujeito possui de se eleger para ocupar algum cargo eletivo e que depende, para se efetivar, do preenchimento de requisitos constitucionais, todos indispensáveis.
Quais são os requisitos para se tornar elegível?
Estes requisitos são: nacionalidade brasileira, plexo exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na circunscrição, filiação partidária e idade mínima.
Como funciona a elegibilidade do militar alistável?
Quanto ao militar alistável, se ele quiser se candidatar a cargo eletivo e tiver menos de 10 anos de serviço, ele deverá afastar-se da atividade, ou seja, deve pedir a exoneração (se não for eleito não retorna ao cargo). No caso de ter mais de 10 anos, ele será agregado (“temporariamente aposentado”) para concorrer à eleição. Se eleito, passará a inatividade no ato da diplomação. Se não for eleito, retorna à sua atividade como militar.
Qual a idade mínima para se candidatar aos cargos: de Senador, Presidente, Deputados, Vereador, Prefeito, Governador e Juiz de Paz?
- 18 anos na data do pedido de registro= Vereador
- 21 anos na data da posse= Deputados, Prefeito e Vice e Juiz de paz
- 30 anos na data da posse= Governador e Vice
- 35 anos na data da posse= Senador e Presidente e vice
O que são os direitos políticos negativos?
São as normas impeditivas de participação do indivíduo no processo político e nos órgãos governamentais. Abrange as inelegibidades, a perda e a suspensão dos direitos políticos
De que forma se dá a cassação dos direitos políticos?
A cassação dos direitos políticos é vedada pela atual CF. Ela consiste na retirada arbitrária dos direitos, engendrada por perseguições ideológicas, típicas dos períodos antidemocráticos.