Perícia em Casos de Assédio Moral e Sexual Flashcards
O assédio moral é caracterizado por condutas abusivas, sistemáticas e reiteradas que afetam a dignidade e a integridade do trabalhador. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O assédio moral é caracterizado por condutas abusivas, como gestos, palavras e atitudes repetidas sistematicamente, que afetam a dignidade, autoestima, evolução na carreira, integridade psíquica ou física de um trabalhador.
Para configurar assédio moral, basta a ocorrência de um único episódio de conduta abusiva. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Para a configuração de assédio moral, é necessário que a conduta seja reiterada e prolongada no tempo, com intenção de desestabilizar emocionalmente a vítima. Episódios isolados podem caracterizar dano moral, mas não necessariamente assédio moral. (Fonte: Caracterização do assédio moral)
Assédio moral vertical ocorre exclusivamente quando um subordinado pratica condutas abusivas contra seu superior hierárquico. Verdadeiro ou falso?
Falso.
O assédio moral vertical pode ser descendente (praticado por superior hierárquico) ou ascendente (praticado por subordinado). (Fonte: Formas de assédio moral)
O assédio moral horizontal ocorre entre colegas de trabalho que possuem relação de subordinação. Verdadeiro ou falso?
Falso.
No assédio moral horizontal, não há distinção hierárquica na relação de trabalho, ocorrendo entre colegas sem relação de subordinação. (Fonte: Formas de assédio moral)
O assédio moral misto ocorre quando a vítima é assediada por superiores hierárquicos e também por colegas de trabalho sem relação de subordinação. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O assédio moral misto caracteriza-se pela cumulação do assédio moral vertical e horizontal, envolvendo superiores hierárquicos e colegas sem relação de subordinação. (Fonte: Formas de assédio moral)
Episódios isolados de conduta abusiva sempre configuram assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Episódios isolados podem caracterizar dano moral, mas não configuram necessariamente assédio moral, que requer condutas reiteradas e prolongadas no tempo. (Fonte: Caracterização do assédio moral)
Assédio moral descendente é uma forma de assédio praticada por superiores hierárquicos contra subordinados. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O assédio moral descendente ocorre quando superiores hierárquicos praticam condutas abusivas contra subordinados. (Fonte: Formas de assédio moral)
Assédio moral ascendente ocorre quando subordinados praticam condutas abusivas contra seus superiores hierárquicos. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O assédio moral ascendente ocorre quando subordinados praticam condutas abusivas contra superiores hierárquicos. (Fonte: Formas de assédio moral)
Assédio moral afeta apenas a autoestima do trabalhador. Verdadeiro ou falso?
Falso.
O assédio moral pode afetar a dignidade, autoestima, autodeterminação, evolução na carreira e a integridade psíquica ou física do trabalhador. (Fonte: Definição de assédio moral)
O assédio moral pode ocorrer apenas entre superiores e subordinados. Verdadeiro ou falso?
Falso.
O assédio moral pode ocorrer entre colegas de mesmo nível hierárquico, superiores e subordinados, ou subordinados e superiores. O que importa são as características da conduta, e não o nível hierárquico. (Fonte: Características do assédio moral)
Para caracterizar o assédio moral, é necessária a prática de situações humilhantes de forma reiterada no ambiente de trabalho. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O assédio moral é configurado pela prática de situações humilhantes e abusivas no ambiente de trabalho, de forma reiterada. (Fonte: Características do assédio moral)
Elementos como repetição, intencionalidade, direcionamento e temporalidade são essenciais para caracterizar o assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Os elementos essenciais para caracterizar o assédio moral são: repetição (habitualidade), intencionalidade (fim discriminatório), direcionamento (agressão dirigida a uma pessoa ou grupo) e temporalidade (repetição no tempo). (Fonte: Caracterização do assédio moral)
Retirar a autonomia funcional do trabalhador pode configurar assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Retirar a autonomia funcional de um trabalhador é um dos atos que podem configurar assédio moral, quando praticado de forma abusiva e reiterada. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
Delegar tarefas impossíveis de serem cumpridas pode configurar assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Delegar tarefas impossíveis de serem cumpridas, ou que são normalmente desprezadas pelos outros, é um exemplo de ato que pode configurar assédio moral. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
Contestar constantemente as decisões de um trabalhador caracteriza assédio moral, independentemente de outros fatores. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Contestar as decisões de um trabalhador pode configurar assédio moral quando realizado de forma reiterada, intencional e com direcionamento abusivo. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
Espalhar rumores sobre um trabalhador pode configurar assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Espalhar rumores sobre um trabalhador é um exemplo de ato que pode configurar assédio moral, por atingir sua dignidade e autoestima. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
Atos humilhantes no ambiente de trabalho, ainda que isolados, sempre configuram assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Atos humilhantes isolados podem caracterizar dano moral, mas não necessariamente assédio moral, que requer condutas reiteradas e intencionais. (Fonte: Caracterização do assédio moral)
Retirar o trabalho normalmente atribuído a um empregado, sem justificativa, pode ser considerado assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Retirar o trabalho normalmente atribuído a um trabalhador, sem justificativa, é um dos exemplos de ato que pode configurar assédio moral. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
Gritar ou falar de forma desrespeitosa com um trabalhador é uma prática que pode configurar assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Gritar ou falar de forma desrespeitosa com um trabalhador é um exemplo de conduta que pode configurar assédio moral, dependendo da frequência e intencionalidade. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
Determinar prazos desnecessariamente curtos para finalização de um trabalho pode configurar assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Determinar prazos desnecessariamente curtos para finalização de um trabalho é um exemplo de ato que pode configurar assédio moral. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
Manipular informações, deixando de repassá-las com a antecedência necessária, é um exemplo de assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Manipular informações, atrasando ou omitindo dados essenciais ao trabalho, pode configurar assédio moral. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
Vigiar excessivamente apenas o trabalhador assediado pode configurar assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A vigilância excessiva direcionada a um trabalhador específico é um exemplo de ato que pode configurar assédio moral. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
Limitar o número de vezes e monitorar o tempo que um trabalhador permanece no banheiro pode ser considerado assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Controlar excessivamente o tempo que um trabalhador permanece no banheiro pode configurar assédio moral. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
Fazer comentários indiscretos quando o trabalhador falta ao serviço pode configurar assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Comentários indiscretos ou constrangedores relacionados às faltas de um trabalhador podem configurar assédio moral. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
Advertir um trabalhador de forma arbitrária pode configurar assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Advertências arbitrárias ou injustificadas são exemplos de atos que podem configurar assédio moral. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
Discriminar um trabalhador em virtude de gênero ou orientação sexual é considerado assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A discriminação por gênero ou orientação sexual é um exemplo de prática que pode configurar assédio moral. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
O emprego de ferramentas gerenciais para exigir comprometimento e dedicação dos trabalhadores configura assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Exigir comprometimento, dedicação e zelo no cumprimento das atribuições, dentro de parâmetros legais, não configura assédio moral. (Fonte: O que não é assédio moral)
Meras animosidades ou diferenças de personalidade entre colegas de trabalho não caracterizam assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Animosidades, discordâncias ou diferenças de personalidade, embora possam causar desconforto, não caracterizam assédio moral. (Fonte: O que não é assédio moral)
Condições desfavoráveis de trabalho que causam desconforto sempre caracterizam assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Condições desfavoráveis de trabalho, mesmo que causem desconforto, não configuram assédio moral, a menos que sejam abusivas e reiteradas. (Fonte: O que não é assédio moral)
Divulgar boatos ofensivos sobre um trabalhador pode configurar assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Divulgar boatos ofensivos é um exemplo de ato que pode configurar assédio moral por atingir a dignidade do trabalhador. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
Controlar as consultas médicas de um trabalhador pode configurar assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Controlar de forma abusiva e injustificada as consultas médicas de um trabalhador pode configurar assédio moral. (Fonte: Exemplos de assédio moral)
A transferência de um colaborador para outra unidade no interesse da administração configura assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Falso.
A transferência de um colaborador para outra unidade no interesse da administração não configura assédio moral. (Fonte: Exemplos de atos que não configuram assédio moral)
A destituição de funções, dentro dos parâmetros legais, configura assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Falso.
A destituição de funções, desde que seja legal e justificada, não caracteriza assédio moral. (Fonte: Exemplos de atos que não configuram assédio moral)
Exigir cumprimento de metas e distribuir tarefas configura assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Exigir cumprimento de metas e distribuir tarefas, quando realizado de forma justa e legal, não caracteriza assédio moral. (Fonte: Exemplos de atos que não configuram assédio moral)
O emprego de avaliações gerenciais de desempenho pode ser considerado assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Falso.
O emprego de ferramentas gerenciais, como avaliações de desempenho, não caracteriza assédio moral, desde que aplicado de forma justa. (Fonte: Exemplos de atos que não configuram assédio moral)
O corte de ponto por não cumprimento da jornada de trabalho configura assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Cortar o ponto de um trabalhador que não cumpre a jornada de trabalho é uma medida legal e não caracteriza assédio moral. (Fonte: Exemplos de atos que não configuram assédio moral)
Críticas construtivas ou avaliações de desempenho podem configurar assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Críticas construtivas ou avaliações de desempenho realizadas de forma respeitosa e sem exposição vexatória não configuram assédio moral. (Fonte: Exemplos de atos que não configuram assédio moral)
Más condições de trabalho, como ambientes pequenos e pouco iluminados, sempre configuram assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Más condições de trabalho não configuram assédio moral, a menos que sejam intencionalmente criadas para desmerecer ou humilhar o trabalhador. (Fonte: Exemplos de atos que não configuram assédio moral)
Situações de risco inerentes à atividade profissional configuram assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Situações de risco inerentes à atividade profissional não configuram assédio moral. (Fonte: Exemplos de atos que não configuram assédio moral)
Decisões processuais e gerenciais de pessoal, quando realizadas de forma justa, não configuram assédio moral. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Decisões processuais e gerenciais de pessoal, desde que realizadas de forma justa e respeitosa, não configuram assédio moral. (Fonte: Exemplos de atos que não configuram assédio moral)
O assédio sexual é caracterizado apenas por atos físicos entre colegas de trabalho. Verdadeiro ou falso?
Falso.
O assédio sexual pode ocorrer por meio de cantadas, insinuações, piadas pejorativas ou outras manifestações com conotação sexual, sendo falado, escrito ou por gestos. (Fonte: Definição de assédio sexual)
O assédio sexual no ambiente de trabalho ocorre apenas de superiores hierárquicos para subordinados. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Embora frequentemente ocorra de superiores para subordinados, o assédio sexual pode ser cometido por qualquer pessoa no ambiente de trabalho, independente da hierarquia. (Fonte: Definição de assédio sexual)
O assédio sexual viola os direitos fundamentais da vítima, como liberdade, intimidade, honra e igualdade de tratamento. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O assédio sexual viola direitos fundamentais, como a liberdade, a intimidade, a honra, a igualdade de tratamento e o direito a um ambiente de trabalho saudável e seguro. (Fonte: Consequências do assédio sexual)
Para caracterizar o assédio sexual, é necessário o consentimento da vítima. Verdadeiro ou falso?
Falso.
O assédio sexual é caracterizado pela ausência de consentimento da vítima e pelo objetivo do assediador de obter vantagem ou favorecimento sexual. (Fonte: Caracterização do assédio sexual)