Ortopedia - osteomielite e artrite séptica Flashcards
Osteomielite
Processo infeccioso do osso causado por bactéria
Prevalencia maior nas crianças. 2,5h:1m, pode ou não ter associação com trauma
Acomete preferencialmente ossos longos, pp mmii - fêmur > tíbia > úmero (em crianças a tibia é mais frequente)
menos de 10% dos casos acomete mais de um osso
diagnóstico precoce essencial para evitar cronificaão e sequela
fatores de risco - idades, uso de drogas injetaveis, DM, dialíticos
etiologia mais frequente por ordem: s aureus, strepto grupo a
- falciformes - salmonella
- imunodeprimidos grandes queimados e trauma calcaneo-pseudomonas
- RN gram neg e GBS
Osteomielite fisiopatogenia
Inoculação direta por traumas e cirurgias
ou
foco contíguo (celulite p.e)
ou
hematogênica (mais comum, pp em crianças)
Osteomielite principal localização
metafisária, pp na hematogenica aguda (sitio de entrada das arterias calibrosas que irrigam o osso, onde a resposta inflamatória é mais lenta para alcançar o agente patógeno. )
a proliferação bacteriana causa acumulo de exsudatos e produtos bacterianos, podendo ser drenado - necrose maciça sem reabsorção nas primeiras 48h - exsudato sob pressão cresce e é drenado pelos canais de Havers até a medula ou pelos canais de Volkkman, podendo atingir periodteo, pele e fistulizar
Artrite séptica - 4 articulações que o acometimento se dá pela metáfise
A metáfise já é intra-articular nesses casos: ombro, quadril, cotovelo e tornozelo
Osteomielite clinica
RN - irritabilidade, dor a palpação, pseudoparalisia
lactentes ate pre-escolar - dor e impotencia funcional (locomove menos), edema e abscesso subperiosteal
*a placa epifisária impede a disseminação articular até cerca de 16 anos de idade (a placa de crescimento separa a circulação epi e metaf)
Osteomielite diag
hmg desvio esquerda, aumento vhs pcr, hemocultura positiva em até 50% dos casos, punção ossea cultura + ate 80%
diferencial com tumor de Ewing
Osteomielite radiografia
Cerca de 7 a 10 dias para alterações - após 2 semanaas reação periosteal e litica
Tratamento
sem resposta de ATB após 48 horas - intervenção cirúrgica ortopédica (se ja ha lesao estabelecida)
ATb preferencialmente guiado por cultura
marcador osteomielite cronica
O processo evolutivo de uma osteomielite aguda não tratada ou tratada de forma equivocada leva progressivamente a destruição óssea e acúmulo de exsudato intra-ósseo. Durante esse processo o osso necrosado separa-se do tecido vitalizado adjacente e se torna circundado por um tecido inflamatório subagudo, caracterizando o sequestro ósseo que é característica marcante da osteomielite crônica.
Na Osteomielite, a lesão causada pela pressão intraóssea aumentada, somada à isquemia determinada pelo descolamento do periósteo, é conhecida como:
A osteomielite pode ocorrer como resultado de invasão hematogênica, disseminação contígua da infecção ao osso pelos tecidos moles e articulações adjacentes ou inoculação direta da infecção no osso como resultado de trauma ou cirurgia. No cenário da osteomielite, o exsudato inflamatório na medula causa pressão medular elevada, que comprime os canais vasculares, levando à isquemia e necrose óssea. Se as áreas do osso necrótico se separarem do restante osso viável, chamamos isso de sequestro, após a formação do sequestro, a infecção é considerada osteomielite crônica. ALTERNATIVA A INCORRETA: Abscesso de Brodie consiste em uma região de supuração e necrose encapsulada por tecido de granulação dentro de uma borda do osso esclerótico. Ocorre no cenário de osteomielite subaguda ou crônica, na metáfise de ossos longos, geralmente em pacientes com menos de 25 anos de idade. É geralmente de origem hematogênica, mas também pode ocorrer no cenário do trauma. ALTERNATIVA B INCORRETA: O involucro é uma bainha de osso ao redor da área de necrose, produzida pelo osso e periósteo. ALTERNATIVA C INCORRETA: vide dica do professor. ALTERNATIVA D INCORRETA: O trangulo de Codman é um sinal radiográfico que ocorre em afecções como a osteomielite, o granuloma eosinofilo, Sarcoma de Ewing, osteosarcoma e outros tumores. Ele pode aparecer sempre que uma lesão ocorrer dentro de um osso e for crescer para fora deste. A lesão ao ultrapassar a cortical do osso provoca um descolamento do periosteo que estava aderido à cortical. Há crescimento portanto da lesão e este descolamento estimula o periósteo a produzir osso em forma de camadas. Com a evolução da lesão ocorre uma ruptura e aparece radiograficamente um triangulo delimitado externamente pelo periósteo (que foi sucessivamente descolado e afastado da cortical óssea) e internamente pela cortical do osso, e na base pelo tumor em expansão.
O acometimento vertebral é a forma mais comum de osteomielite hematogênica em adultos, e quando na periferia a sua localização preferencial é nas metáfises de ossos longos como o fêmur e a tíbia, por serem regiões ricamente vascularizadas.
??
O principal diagnóstico do tumor de Ewing é com a osteomielite. Nas fases iniciais, os achados radiográficos são semelhantes. As faixas etárias de acometimento também são semelhantes. No entanto, a presença de febre, com aumento de volume, leucocitose e desvio à esquerda são sugestivos de: Osteomielite, mas a biópsia deve ser realizada.
A osteomielite aguda geralmente se apresenta com o aparecimento gradual dos sintomas ao longo de vários dias, podem manifestar dor maçante no local envolvido, com ou sem movimento, alteração de sensibilidade, calor, eritema e inchaço, e sintomas sistêmicos como febre, e rigidez. A avaliação inicial de pacientes com suspeita de osteomielite inclui história e exame físico, fatores ou eventos predisponentes devem ser identificados (como diabetes subjacente, vasculopatia, procedimentos invasivos ou uso de drogas injetáveis). A biópsia óssea (aberta ou percutânea) deve ser obtida para identificação do patógeno, a biópsia também é útil se o diagnóstico de osteomielite for incerto. ALTERNATIVA A INCORRETA: Em geral, o tratamento da osteomielite consiste em desbridamento operatório, seguido de terapia antimicrobiana para erradicação da infecção. ALTERNATIVA B INCORRETA: Vide dica do professor. ALTERNATIVA C INCORRETA: Temos que descartar osteomielite antes, de pensar em iniciar QT. ALTERNATIVA D INCORRETA: Pacientes com tumor ósseo geralmente procuram atendimento médico devido a dor localizada ou inchaço com duração de algumas semanas ou meses. Os tumores de Ewing podem se assemelhar a osteomielite subaguda na imagem, e a apresentação clínica também pode ser semelhante, isto é, presença de febre e uma taxa de sedimentação elevada, captação intensa de radiocontraste. Mas nesse caso, vamos pensar em osteomielite.
Kerlianne, 3 anos, afrodescendente, mora em uma favela. As condições sanitárias de sua residência são bastante precárias. Recentemente, apresentou quadro abrupto de diarreia líquida, seguida de febre elevada, cefaleia, acentuada palidez cutâneo-mucosa e sinais flogísticos em membro inferior direito, caracterizando uma osteomielite. Qual a provável etiologia do quadro diarreico? Que outra patologia de base poderia estar associada? Por favor, marque a opção que, provavelmente, envolve a etiologia da diarreia e a doença de base da garota?
Salmonella e Anemia falciforme
Osteomielite
S. aureus, dor, secreção, febre, leucocitose, aumento PCR - tto atb e/ou cirurgia