O trajeto Flashcards
Cite e explique 4 bacias obstétricas.
Ginecoide: é a mais comum (típica do sexo feminino), tendo melhor prognóstico para parto vaginal, sendo arredondada em seu estreito superior, com diâmetro transverso ligeiramente maior que o AP, com arcada púbica larga (ângulos formados pelos ramos isquiopúbicos maior que 90º), espinhas ilíacas pagadas (maior diâmetro biciático).
Androide: estreito superior em formato triangular, com arcada púbica bem fechada (arco gótico, com ângulo mneor que 90), com espinhas salientes, com diâmetro bi-isquiático desfavorável. É a de pior pronóstico por nascimento vaginal
Antropoide: bacia dos símios, de prognostico variável. Estreito superior maior, tendendo a ser arredondado, com arcada púbica e espinhas isquiáticas imprevisíveis. O prognóstico é incerto
Platipeloide: é a menos comum, tem formato oval, sendo achatada no diâmetro AP. Facilita a apresentação nas variedades de apresentação transversa, com certa dificuldade de rotaçao interna, havendo maior incidência de distocias de rotação por transversa persistente.
Qual é o trajeto mole do parto?
Segmento (união entre colo e corpo uterino) inferior do útero
Colo uterino
Vagina
Região vulvoperineal
Qual é o trajeto duro do parto?
Dois ossos ilíacos
Sacro
Cóccix
Púbis
O que é promontório?
É o vértice da articulação entre a 5ª vértebra lombar e a 1ª vértebra sacral.
O que é estreito superior da pelve?
É delimitado anteriormente pelo púbis, lateralmente pela linha terminal e, posteriormente, pelo promontório e pela borda anterior das asas do sacro.
Quais os diâmetros anteroposteriores importantes do estreito superior?
- Antero-posterior ou Conjugata vera Obstétrica: linha que une a borda inferior da sínfise púbica ao promontório (10,5 cm)
- Promonto-suprapúbico: une borda superior da sínfise púbica e o promontório ou Conjugata Vera Anatômica (11 cm)
- Promonto-subpúbico Conjugata Diagnolis: linha que une o promontório e a borda inferior do osso púbico (12 cm)
Quais os diâmetros oblíquos importantes do estreito superior?
Começam nas eminências ileopectíneas e terminam na articulação sacroilíaca (12,5 cm), subdividindo em:
- primeiro oblíquo: diâmetro oblíquo da pelve que sai da eminência íleopectínea esquerda em direção à articulação sacroilíaca direita (ligeiramente maior).
- segundo oblíquo: diâmetro oblíquo da pelve que sai da eminência íleopectínea direita em direção à articulação sacroilíaca esquerda.
Qual o diâmetro transverso importantes do estreito superior?
Estende-se da linha terminal de um lado até o outro lado da pelve, formando um ângulo reto com o diâmtro anteroposterior. Representa a maior distância entre a linha de cada lado, geralmente a 4 cm do promontório, medindo 13 cm.
Quais os diâmetros importantes do estreito médio?
É delimitado pela borda inferior do osso púbico e espinhas esquiáticas, com término na face inferior do púbis.
- diametro AP: em nível das espinhas esquiáticas (12cm)
- diâmetro transverso ou biespinal esquiático: é o menor diâmetro da pelve (10 cm)
Explique por que as espinhas isquiáticas são um reparo anatômico importante no parto.
Pois representam o plano 0 de De Lee/1 de Hodge, e também por ser a eminência dos nervos pudendos, anestesiados no parto vaginal.
Quais os diâmetros importantes do estreito inferior?
Os pontos de referência dessa região são as partes moles. É limitado pelos músculos sacrociáticos e isquiococcígeos. É delimitado anteriormente pela borda inferior do osso púbico, lateralmente pelos mm. sacroilíacos, e posteriormente pleo isquiococcígeo.
- diam. anteroposterior: liga a borda inferior do osso púbico ao cóccix (9,5 cm. Pelo movimento da cabeça fetal, no desprendimento, por conta da retropulsão do cóccix, pode chegar a 11,5 cm (Conjugata Exitus)
- transverso/bi-isquiático: determinado pelas tuberosidades isquiáticas (11 cm).
Quais os planos da bacia segundo HODGE?
Considera o diâmetro biparietal
1- Borda superior do púbis e promontório, corresponde ao estreito superior. Nesse momento, embora o diâmetro biparietal esteja em Hodge 1, o ápice da cabeça está nas espinhas ilíacas, isto é, em De Lee 0, marcando o início da apresentação.
2- borda inferior do púbis e o meio da 2ª vértebra
3- espinhas isquiáticas
4- ponta do cóccix
Quais os planos da bacia segundo De Lee?
O plano de referência 0 é o das espinnhas isquiáticas. A partir dela, a apresentação é estimada em centímetros positivos caso esteja abaixo do plano 0 e em cm negativos caso esteja acima do plano 0.