Assistência ao parto Flashcards
Quais os períodos clínicos do parto?
Dilatação
Expulsão
Secundamento
Quarto período
Qual a definição de trabalho de parto?
Sequência de contrações rítmicas e regulares, involuntárias, capazes de levar a alterações no colo, seja dilatação, seja apagamento. Quando associadas a puxos, contrações voluntárias da parede abdominal, resultam na expulsão dos produtos da gestação.
Como a fase de dilatação pode ser dividido?
Em fase de latência e fase ativa.
Como é o pródromo do trabalho de parto?
É um período marcado por contrações irregulares.
O que é período premonitório ou pré-parto?
Inicia-se entre 30-36 semanas, quando a atividade uterina cresce paulatinamente, com incremento na frequência e na intensidade das Contrações de Braxton Hicks.
Associado a isso, há
*descida do fundo uterino (2-4 cm), com acomodação da apresentação no canal de parto
*orientação do colo uterino ao eixo vaginal por conta das contrações
*melhora da respiração materna e piora das dores lombares
*perda do tampão mucoso e aumento das secreções cervicais, que leva a um apagamento do colo uterino
O que são contrações de Braxton Hicks?
São irregulares, menos dolorosas que as do trabalho de parto, menos intensas. ******
O que são dolores praeparentes?
É a percepção dolorosa das metrossístoles intermitentes, que ao se tornarem mais frequentes e intensas prenunciam a deflagração do parto.
Quais os sinais clínicos do trabalho de parto?
Contrações uterinas: pelo menos 3* em 10 minutos, com duração de 50 segundos
Dilatação: pelo menos 3 cm,
Apagamento do colo do útero
Herniação da bolsa pelo canal de parto
Quanto tempo dura o período de dilatação?
10-12 hrs primíparas
6-8 hrs em multíparas
Explique os fenômenos da fase de dilatação.
Ocorre a abertura do diafragma cérvicossegmentário, com formação do canal de parto, havendo predomínio de dois fenômenos: apagamento e dilatação. Nas multíparas, ambos ocorrem juntos, nas primíparas, primeiro ocorre o colo uterino apaga, depois ele dilata.
Diferencie as fases de dilatação.
Na fase de latência, as contrações uterinas são dolorosas e acompanham alterações variáveis e lentas de colo uterino, que costumam durar cerca de 8 horas. Mas em fases prolongadas, podem chegar a 14 (MLTP) ou 20 horas (PRMPS).
Na fase ativa, as contrações uterinas são dolorosas e regulares, com rápida progressão da dilatação, especialmente na fase de aceleração, quando há modificação da dilatação inicial, Já, posteriormente, a fase de desaceleração precede a dilatação total. Costuma durar cerca de 6 horas.
Caracterize o período expulsivo.
Começa quando a gestante está com dilatação total e dura de 40-2 horas, sendo a analgesia um fator que aumenta o tempo expulsivo e a paridade um fatos que diminui.
O que é Manobra de Ritgen?
É uma manobra para proteger o períneo.
Uma mão impede a deflexão abrupta através do sustento do occipto fetal e a outra protege o períneo por preensão.
O que é secundamento?
Descolamento (dequitação), descida e expulsão da placenta e membrana ovulares. É um processo decorrente da contração da musculatura uterina e redução da superfície interna,que costuma durar 10-20 minutos e quanto mais dura.
- pode ser central (70%): placenta aderida no fundo do útero, assim que vai descolando, forma um hematoma retroplacentário, que só se solta após a saída da placenta. Clinicamente, primeiro sai a placenta, depois vem o sangramento - Baudelocque-Schltze
- pode ser marginal (25%): implantação da placenta das paredes laterais. Da borda há o descolamento progressivo e conforme descola, sangra. O sangramento precede a saída da placenta - Baudelocque-Duncan
O que é quarto período?
Também conhecido com período de Greenberg, corresponde a primeira hora após o secundamento, período de maior risco de hemorragias graves.