Modificações no organismo materno Flashcards
Quais as principais características das modificações locais e sistêmicas na maternidade?
As locais costumam ocorrer mais precocemente e ao longo de toda a gestação.
As sistêmicas costumam ser por uma demanda metabólica, com fim de formar órgãos e tecidos fetais e de proporcionar uma reserva energética para o início da vida neonatal.
Quais as mudanças significativas na postura e deambulação na gestante?
Por conta de um aumento do ventre e dos seios, ocorre uma mudança do centro de gravidade da gestante, havendo um alargamento da base, com lordose lombar. Essa marcha característica é chamada anserina/do ganso.
Quais as mudanças significativas nos ossos e nas articulações na gestante?
Por conta da progesterona, ocorre uma retenção de líquido, especialmente em ligamentos e articulações. Gera-se um fenômeno chamado embebecimento, visando conferir mobilidade aos ossos da bacia, facilitando a passagem do feto pelo canal de parto. O problema é que esse embebecimento não ocorre somente na bacia, mas em todos os ossos e articulações do corpo, por exemplo; a frouxidão da articulação do joelho pode levar a quedas.
Também acontece retenção de líquidos nas bainhas dos tendões do carpo, levando a uma compressão dos nervos ali contidos, e isso causa uma queixa de formigamento de mãos e dedos.
Quais as mudanças significativas na peles na gestante?
Aprecimento da lonha niga
Cloasma: mancha na testa e na região zigomática
Hiperpigmentação da aréola secundária (Sinal de Hunter)
Estrias gravídicas: vermelhas durante a gestação, peroladas pós gestação
Telangiectasias: altos níveis de estrogênio
Eritema palmar
Quais as mudanças significativas no sistema digestivo na gestane?t
Anorexia e náuseas, por conta do HCG
Gengivorragia
Sialorreia
A ação da progesterona no organismo materno é miorelaxante. Isso pode levar ao relaxamento do Esfíncter inferior do esôfago, geranto pirose. Isso é intensificado pelo aumento da pressão intrabdominal por conta da gravidez. A progesterona também gera lentificação do esvaziamento gástrico )plenitude gástrica+ pirose), peristaltismo diminuído (constipação).
Maior risco de formação de cálculos, por conta da menor contratibilidade, que gera estase biliar.
Quais as mudanças significativas no laboratório do sistema digestivo na gestante?
Aumento da fosfatase alcalina
Diminuição da concentração sérica de albulmina
Maior produção de alfa e beta imunoglobulinas, com redução da relação albulmina/globulina
Quais as mudanças significativas no sistema cardíaco na gestante?
- aumento da frequência cardíaca
- aumento do débito cardíaco (máximo ao redor da 20ª sem
- aumento do rendimento cardíaco.
- Estado hipercinético: desdobramento de B1, sopro sistólico paraesternal, pulso divergente, aumento de área cardíaca de até 10%
Quais as mudanças significativas no sistema arterial na gestante?
*Destruição trofoblástica da camada média das artérias placentárias, reduzindo a resistência vascular placentária. Isso faz com que se cria um território de baixa resistência que facilita o sangue chegar a placenta, abrigando 30% da volemia, o que facilita as trocas entre mãe e feto. Essa diminuição resistência leva a a um queda da RVP, que leva a uma queda da PA, mesmo com o aumento do débito. Queda da PA 1º, menores níveis no 2º trimestre e aumento a níveis pré-gravídicos no 3º trimestre.
Quais as mudanças significativas no sistema venoso na gestante?
*compressão da veia cava inferior: queda do retorno venoso, podendo levar a edema de MMII, varizes de MMII, vulvares e hemorroidas.
Quais as mudanças significativas no sistema hematopoiético na gestante?
- Aumento de 50% da volemia, a fim de atender as demandas da gestação e por conta perda volêmica no parto
- Aumento máximo ao 28ª semana (início da primeira semana), é o principal momento de descompensação da cardiopata
- Aumento do plasma e aumento de glóbulos vermelho, brancos e plaquetas. Sendo que aumenta-se mais o plasma do que as células, reduzindo o hematócrito, diluindo a hemoglobina - anemia dilucional. Desproporção plasma - celularidade: Hb na grávida pode chegar a 11
- Leucocitose fisiológica (pode chegar a 15000), sem desvio a esquerda
- Diminuição da atividade fibrinolítica, a fim de diminuir os riscos de hemorragia no parto.
- Aumento de fibrinogênio sérico e de fatores VII, VIII, IX, X, causando um estado pró-coagulante da gestante (MAIOR RISCO DE DOENÇAS TOMBOEMBÓLICAS)
Quais as mudanças significativas no sistema urinário na gestante?
- Aumento do fluxo plasmático renal, com consequente aumento da taxa de filtração glomerular
- aumento do clearence de creatinina, e diminuição de ureia e creatinina plasmáticas (depura mais e hemodilui)
- capacidade de reabsorção tubular de glicose e proteína não acompamanha a filtração, isso gera glicosúria e proteinúria fisiológicos
- aumento da susceptibilidade a ITUs: aumento da pressão intravesical, por conta do útero que aumenta p refluxo vesicoureteral + aumento pressão do útero sobre os ureteres, aumentando a estase+ efeito imunossupressor da progesterona
Quais as mudanças significativas no sistema endócrino na gestante?
- Hipertrofia da hipófise
- Aumento da prolactina, mais acentuado no puerpério
- FSH/LH suprimidos por prolactina, estrogênio e progesterona (unidade feto-materno-placentária produz): período anovulatório.
- TSH normal, embora haja aumento na produção de T3 e T4, com aumento de proteínas carreadoras, de modo que o T4 livre fica normal
- Aumento de insulina no decorrer da gestação, uma vez que a placenta produz cada vez mais hormônios ex. lactogênio placentário) que induzem a resistência periférica a insulina. A gestante que possui um pâncreas insuficiente pode desenvolver diabetes gestacional
- Aumento da SRAA, causando aumento da retenção de sódio e líquido
Quais as características das modificações uterinas de tamanho na gestação?
Modificações conforme o volume, a consistência, a forma, a situação e a coloração.
É o principal órgão modificado.
Observa-se um processo de hipertrofia e e hiperplasia celulares, por conta da ação de estrógenos, gerando um aumento de peso e volume, de modo que ao final da gestação o útero pode pesar até 1 kg e conter 4-5 L.
Esse aumento não é uniforme: 12ª sem: acima da sínfise púbica, 16ª sem: entre sínfise e umbigo, 20ª-32ª sem: 1 cm por semana (relação tamanho do útero/idade gestacional
Como é o epitélio do canal endocervical? E do ectocérvice? Como vai acontecer a hipertrofia/hiperplasia dessas áreas?
Colunar simples
Pavimentoso pluriestratificado
A junção escamo-colunar ocorre fora do orifício externo do cólo. A exteriorização do epitélio colunar simples é chamada de mácula rubra. Esse epitélio é mais delicado, não preparado para o trauma na relação sexual e para o pH vaginal, de modo que a gestante pode apresentar sangramentos.
Quais as características das modificações uterinas de consistência na gestação?
Por conta da embebição gravídica, tem-se um útero que absorve água. Isso causa amolecimento do istmo (Sinal de Hegar - favorece anteversoflexão), amolecimento do Colo (Sinal de Goodel - fora da gestação colo tem consistência de cartilagem de nariz, na gestação de consistência de lábio). Esses são sinais de propabilidade.