NR06 - EPI Flashcards
Em atmosfera com concentração de oxigênio menor que 12,5% (atmosferas IPVS), deve-se utilizar o respirador de adução de ar tipo linha de ar comprimido de demanda com pressão positiva, com peça facial inteira, combinado com cilindro auxiliar para fuga.
Verdadeiro
Competências dos fabricantes e importadores de EPI:
A) fiscalizar a qualidade do EPI
B) orientar e treinar o empregado
C) solicitar recolhimento de amostras de EPI ao órgão Regional competente em matéria de SST
D) comunicar ao órgão de âmbito nacional competente qualquer irregularidade
E) promover, quando solicitado e se tecnicamente possível, a adaptação do EPI detentor do CA para pessoas com deficiência, preservando a sua eficácia.
Alternativa E
Sobre a NR06:
I- o EPI, de fabricação nacional ou importado, só pode ser posto à venda com a indicação do CA, expedido pelo órgão de âmbito nacional competente em SST;
II- compete ao Ministério do Trabalho e emprego recomendar o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade;
III- se indica o protetor auditivo circum-auricular, que possua taxa de redução de ruído superior a 20%, para proteção do sistema auditivo contra níveis de pressão sonora superiores ao estabelecido na NR 15.
IV- as máscaras tipo PFF não oferecem proteção contra gases e vapores.
V- a vantagem do uso de respiradores é a possibilidade de uso de peças um quarto facial, semi facial ou facial inteira para proteção das vias respiratórias contra gases e vapores; ou com filtros combinados para proteção das vias respiratórias contra gases, vapores e/ou material particulado.
VI- os aspiradores de aducao de ar do tipo linha de ar comprimido podem ser usados sem vedação facial de fluxo contínuo, tipo capuz ou capacete, para proteção das vias respiratórias em atmosfera com concentração de oxigênio maior que 12,5%.
I- V
II- falso. Compete ao SESMT
III- falso. O nível de atenuação do protetor auditivo não é estabelecido em percentual mas em decibel.
IV- V
V- V
VI- V
Sobre a NR 6:
I- na proteção de olhos e face contra projeção de pequenos fragmentos de materiais diversos, graveto, galhos de árvores, extremidades pontiagudas, conta-se com os óculos e o protetor facial de tela.
II- nos respiradores purificadores de ar não motorizados, as peças semi faciais filtrantes são classificadas como PFF1 quando se destinam a proteção das vias respiratórias contra poeiras, névoas, fumos.
III- cabe ao empregador registrar o fornecimento do EPI ao trabalhador, podendo ser adotado livros, fichas ou sistema eletrônico.
IV- cabe ao empregador responsabilizar-se pela guarda e conservação do EPI
V- cabe ao empregador responsabilizar-se pela Higienização e manutenção periódica do EPI
I- falso. Os óculos destinam-se apenas a proteção dos olhos.
II- falso. PFF1-protecao contra poeiras e névoas; PFF2 - poeiras, névoas e fumos; PFF3 - todos os anteriores + radionuclídeos.
III- V
IV- falso. Cabe ao empregado
V- verdade
Sobre a NR6:
I- as palmilhas antivibratórias são adequadas à atenuação da vibração associada ao uso contínuo de pedais ou presente em superfícies de trabalho vibrantes.
II- o creme protetor de segurança serve para proteção dos membros superiores, pescoço e face contra agentes químicos, radiação ultravioleta e radiação infravermelha.
III- cabe ao órgão Nacional competente entre outras atribuições, estabelecer os regulamentos para aprovação de EPI, emitir e/ou renovar o CA e fiscalizar a qualidade do EPI;
IV- ao trabalhador cabe, entre outras atribuições, utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina, responsabilizar-se pela Higienização e manutenção periódica e comunicar ao empregador ou ao SESMT qualquer alteração que o torne impróprio para uso.
V- a vestimenta condutiva de corpo inteiro é adequada para proteção de todo o corpo contra choques elétricos.
I- falso. Não existe calçado com palmilha antivibratória previsto na NR 06. O único EPI previsto na NR 06 contra vibração é o par de luvas para proteção contra vibrações em mãos e braços - VMB
II- falso. Proteção apenas contra agentes químicos, especialmente hidrocarbonetos.
III- V
IV- falso. Higienização e manutenção são responsabilidades do empregador
V- verdade
Sobre a NR 06:
I- a adaptação do EPI para uso por pessoa com deficiência feita pelo fabricante ou importador detentor do CA, não invalida o certificado já emitido, sendo desnecessária a emissão de novo CA
II-as informações sobre os processos de limpeza e Higienização do EPI devem indicar, quando for o caso, o número de higienizações acima do qual não é possível garantir a manutenção da proteção original, sendo necessário a substituição do equipamento.
III- filtros para respiradores P3 possuem uma eficiência de filtragem de 99,95% e as peças semi faciais filtrantes do tipo PFF3 possui eficiência de filtragem de 99%.
IV- filtros P1 e P2 possuem eficiência de filtragem de 80 e 95%, respectivamente.
V- peças semifaciais filtrantes PFF1 e PFF2 possuem eficiência de filtragem respectivamente de 84 e 95%
VI- luvas de neoprene são indicadas para o manuseio de substâncias como solventes clorados, álcool, álcalis e derivados do petróleo.
I- V
II- V
III- V
IV - Falso. 80 e 94%
V- falso. 80 e 94%
VI- V
I. O EPI, de fabricação nacional e importado, só pode ser posto à venda e/ ou utilizado com a indicação do CA , expedido pelo Inmetro.
II. A NR06 Estabelece os prazo de validade dos CA dos EPIs listados em seu anexo I.
III. O prazo de validade do CA é sempre igual ao prazo de validade do EPI
IV. Após adquirido EPI, seu fornecimento deve observar as condições de armazenamento e o prazo de validade do equipamento informados pelo fabricante.
V. No processo de seleção de EPI, a adequação do equipamento ao empregado e o conforto oferecido Deve levar em consideração a avaliação de cada um dos empregados.
I. Falso. expedido pelo órgão Nacional competente em matéria deSST.
II. Falso. O CA concedido ao EPI em validade é vinculado ao prazo de avaliação e conformidade definida em regulamento emitido pelo órgão Nacional competente
III.falso
IV. Verdade. Nessas condições, não há mais que se observar o prazo de validade do CA após a aquisição.
V. Falso. Segundo avaliação do conjunto de empregados.
Sobre a NR 06:
I. O capuz ou Balaclava é uma peça de tecido ou couro Que protege a cabeça do trabalhador contra impactos de objetos e partículas volantes
II. Os protetores faciais classificam-se cinco tipos básicos: visor de plástico incolor; visor de plástico com tonalidade; Visor de tela; anteparo de tela com visor plástico; anteparo aluminizado com visor; máscara para soldador.
III. A empresa é obrigada a fornecer EPI novo, não podendo ser reaproveitado para outro colaborador
IV. O respirador PFF1(SL) possui eficiência de 80% e não é resistente a aerossóis à base de água e oleosos.
V. O respirador PFF1(S) possui eficiência de 80% é resistente a aerossóis à base de água e oleosos.
VI. Cabe ao empregador ou SESMT estabelecer os regulamentos para aprovação de EPIs
I. Falso. Protege o crânio e pescoço do trabalhador contra Agentes térmicos, Abrasivos e escoriantes, e agentes químicos. Não protege contra impactos por ser uma peça de tecido ou couro.
II. V
III. Falso. Não há vedação em relação ao reaproveitamento de EPI
IV. Falso. É resistente sim!
V. Falso. Resistente somente à aerossol a base de água
VI. Falso. Cabe ao órgão Nacional competente em SST
Sobre a NR 06:
I. O cinturão de segurança tipo pára-quedista é o equipamento de proteção individual utilizado para trabalhos em altura onde haja risco de queda, constituído de três pontos de sustentação.
II. As luvas, que dependendo de suas características construtivas, Pode proteger o usuário contra agentes abrasivos e escoriantes, cortantes e perfurantes, choques elétricos, agentes térmicos, biológicos, químicos, vibrações, umidade e radiações ionizantes
III. A vestimenta de corpo inteiro Pode ser prescrita para proteção de todo corpo contra riscos de origem química, umidade e, quando receber tratamento superficial e adquirir caráter indutivo, proporcionará proteção de todo corpo contra choques elétricos.
I. Falso. São cinco Pontos de sustentação. Argola dorsal, Peitoral, central, laterais (na cintura) e nos ombros.
II. V
III. Falso. A vestimenta quando receber tratamento superficial e adquirir caráter CONDUTIVO, proporcionará proteção de todo corpo contra choques elétricos.
Com relação aos EPCs:
I. Placas de sinalização são considerados EPIs
II. Normas regulamentadoras regulam o uso de EPCs
III. Entre os objetivos dos equipamentos de proteção coletiva Destaca-se Prevenir os trabalhadores ou qualquer terceiros que estejam transitando pelo ambiente de trabalho de qualquer acidente que possivelmente possa ocorrer
IV. Os EPCs objetivam, dentre outros, reduzir ou anular qualquer risco comum a todos os colaboradores no ambiente de trabalho.
V. Os EPCs objetivam, dentre outros, minimizar perdas e aumentar a produtividade ao fornecer aos trabalhadores com local de trabalho mais seguro.
I. Falso. São EPCs
II. Falso. Não há uma NR para regulamentar os EPCs
III. Verdadeiro
IV. Verdadeiro
V. Verdadeiro