FUNDAMENTOS DE VENTILACAO INDUSTRIAL Flashcards

1
Q

I. A ventilação geral diluidora é adequada para determinadas circunstâncias, como o fato de as concentrações presentes do poluente serem tais que justifiquem a movimentação de grandes volumes de ar e apresentem elevada toxicidade, que exijam a diluição do contaminante no espaço entre a fonte e os usuários do recinto.
II. Na ventilação local exaustora, a velocidade de captura é a velocidade que deve ter o ar na região estabelecida, de forma a captar os poluentes, conduzindo-os para dentro do captor. depende, entre outros fatores, da razão de emissão do poluente, de sua toxicidade, do grau de movimentação do ar e do tipo de captor.
III. A curva característica dos ventiladores Exibe a variação da vazão com a pressão contra a qual operam, sendo que se procura obter na prática um ponto de interseção que atenda as condições de vazão e pressão do sistema, de forma que se usam ventiladores em série para aumento da vazão e arranjo em paralelo para aumento da pressão disponível.
IV. Ventiladores axiais operam com alta vazão e baixa pressão. Ventiladores centrífugos são ajustados para operar com vasões mais baixas e pressões elevadas.

A

I. Falso. BAIXA toxicidade
II. Verdadeiro
III. Falso. Ventiladores em paralelo > mantém a pressão; aumentam a vazão
Ventiladores em série> mantém a vazão e aumentam a pressão
IV. Verdadeiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

I. O sistemas de ventilação geral diluidora São aplicados para o controle de contaminantes de baixa toxicidade provenientes de fontes espalhadas pelo recinto e para o controle de temperatura, Uma vez que podem promover elevada vazão de ar, resultando em grandes taxas de renovação de ar no interior do recinto.
II. A ventilação geral diluidora, por ser aquela que atua no ambiente como um todo, é utilizada para remover contaminantes de alta toxicidade que precisam ser diluídos entre a fonte de emissão e a zona respiratória do trabalhador.
III. A ventilação geral insufladora é o sistema mais adequado à manutenção do conforto térmico no ambiente de trabalho, especialmente com forte incidência de ventos, que podem ser direcionados mediante aberturas estrategicamente posicionadas.
IV. O sistema de ventilação local exaustora é aquele que extrai o contaminante no próprio local em que é produzido antes de ser espalhar pelo ambiente. É o sistema escolhido para o controle de contaminantes de elevada toxicidade que devem ser capturados antes de se espalhar pelo ambiente e atingir a zona respiratória do trabalhador.

A

I. Verdadeiro
II. Falso. Baixa toxicidade
III. Falso. Ventilação natural
IV. Verdadeiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

I. A ventilação local exaustora é aplicada em ambientes com grandes volumes e fontes pontuais de contaminantes atmosféricos de toxicidade elevada, com limite de tolerância inferior a 100ppm. Para contaminantes com limites de tolerância Superiores a esse valor, Pode se empregar sistemas de ventilação geral diluidora, que são os casos de substâncias moderadamente e levemente tóxicas
II. No sistema de ventilação local exaustora, os principais componentes são a chaminé, conjunto ventilador motor, o equipamento de controle da poluição do ar, os ramais e os captores, que podem ser enclausurantes (sempre fixos), tipo cabine, tipo coifa e externos (nas laterais ou no fundo)
III. Na interação ventilador e sistema, a curva característica Exibe a variação da vazão do ventilador Com a pressão contra a qual ele está trabalhando, sendo a vazão, pela lei dos ventiladores, proporcional à rotação; a pressão proporcional ao quadrado da rotação e a potência proporcional ao cubo da rotação do ventilador.

A

I. Verdadeiro. Contaminantes moderadamente tóxicas: 100ppm < LT < 500ppm
Levemente tóxicas: LT >= 500ppm
II. Verdadeiro. Os coletores enclausurantes são sempre projetados para cada situação, mantendo-se fixados junto às fontes geradoras
III. Verdadeiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

I. Os requisitos de energia para captura e transporte dos contaminantes em região distante das faces dos captores nos sistema de ventilação local exaustora, constituem uma vantagem comparativa desse sistema em relação aos demais, por permitir ajustes dinâmicos de acordo com o ambiente.

A

I. Falso. Constitui uma desvantagem comparativa do sistema de ventilação local exaustora em relação aos demais, uma vez que os ajustes dinâmicos são limitados em função dos aspectos construtivos do captor, bem como das condições de operação necessárias para o processo produtivo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

I. Entre as condições estipuladas para escolha da ventilação geral diluidora, tem-se que a distância entre os trabalhadores e os pontos de emissão dos contaminantes deve ser o suficiente para assegurar que os trabalhadores não estarão expostos a concentrações de contaminantes superiores ao respectivo limite de tolerância
II. Por conta da sua Economicidade, O sistema de ventilação geral diluidora constitui uma opção adequada para movimentação de poeiras e fumos.
III. Na aplicação da ventilação geral diluidora, o volume de ar envolvido Deve relacionar-se Com o volume de contaminante gerado na unidade de tempo. Além disso, deve considerar variáveis como: tamanho da area do recinto, tipo de poluente, concentração e grau de purificação desejado afim de atender a legislação ambiental e normas regulamentadoras

A

I. Verdadeiro
II. Falso. A medida adequada para o controle de fumos é a ventilação local exaustora. Além disso, por abranger todo o sistema, instalação desse sistema de ventilação geral Geralmente é mais custosa, tanto do ponto de vista do investimento quanto do consumo de energia.
III. Verdadeiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

I. Na instalação da ventilação local exaustora, é imprescindível levar em conta algumas características intrínsecas desse sistema, sendo que em geral, a velocidade do ar ingressante a uma distância igual a um diâmetro da face do captor é de 10% da velocidade do ar na face do captor. essa é uma das principais limitações desse sistema.
II. Quando as fontes de poluição estão agrupadas, a opção deve ser pelo sistema de ventilação local exaustora. A ventilação geral diluidora deve ser a solução quando as fontes estão dispersas no ambiente e os poluentes não são de alta toxicidade.
III. Um parâmetro importante a considerar, no projeto de sistema de ventilação, é a curva característica dos ventiladores, que mostra a variação da pressão de saída do ventilador em função da vazão demandada em sua entrada de ar
IV. Além de variar com a densidade do fluido e tamanho do ventilador, a vazão é diretamente proporcional à rotação, e a potência varia com o cubo da rotação, obtendo-se maiores pressões Com arranjos de ventiladores em série e maiores vazões Para arranjos em paralelo.

A

I. Verdadeiro
II.verdadeiro
III. Falso. As curvas de pressão-vazão estão relacionadas tanto à pressão de saída quanto a vazão de saída.
IV. Verdadeiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

I. No sistema de ventilação local exaustora, o exaustor e o sistema de coleta devem ser colocados dentro do ambiente de trabalho para garantir uma maior eficiência do sistema.
II. A ventilação local exaustora com existência de captores tipo coifa está indicada nas operações em que ha produção de gases e vapores tóxicos

A

I. Falso. O ventilador não deve ser instalado dentro do ambiente de trabalho por ser um equipamento muito ruidoso.
II. Falso. Os captores tipo coifa Não podem ser empregados Como dispositivos de coleta para materiais tóxicos. Geralmente são empregados para evitar a dispersão de ar quente no ambiente.
No caso de poluentes tóxicos a ventilação geral diluidora Não é indicada Pois a diluição do contaminante Ocorre antes de sua retirada do recinto, sendo ainda passível de inalação Pelos trabalhadores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly