NR 33 - ESPACOS CONFINADOS Flashcards
- Considera-se espaço confinado Qualquer área ou ambiente Que atenda simultaneamente Aos requisitos: Não ser projetado para ocupação humana contínua, possuir meios limitados de entrada e saída, existir ou poder existir nela atmosfera perigosa.
- considere-se atmosfera perigosa aquela em que estejam presentes simultaneamente as condições: deficiênciaou enriquecimento de oxigênio; de contaminantes; atmosfera explosiva.
- Uma atmosfera com deficiência em oxigênio é aquela Que contém menos de 20,9% de oxigênio em volume
- Uma atmosfera Com enriquecimento de oxigênio é aquela que contém Mais de 25% de oxigênio em volume
- A norma preconiza que o percentual de oxigênio indicado para a entrada em espaços confinados é de 20,9%, sendo aceitável o percentual entre 18,5% até 23% em volume, desde que a causa da redução ou o enriquecimento de oxigênio Seja conhecida e controlada.
- Correta
- Falsa. Para ser atmosfera perigosa Basta que esteja presente Uma das condições elencadas.
- Correta
- Falsa. Mais de 23%
- Falsa. Intervalo entre 19,5% e 23% de O2
- O trabalhador autorizado e o vigia Devem passar por um treinamento inicial e Periódico Para ingressar em um espaço confinado. A carga horária do treinamento inicial é de 20 horas e a do treinamento periódico, 8 horas/ano.
- O treinamento inicial do supervisor de entrada é de 60 horas e seu treinamento periódico é de 8 horas/ano
- O treinamento eventual do supervisor de entrada, vigia e do Trabalhador autorizado deve se dar conforme previsto na NR 01 ou quando houver desvios na utilização de equipamentos ou nos procedimentos de entrada
- O treinamento eventual da equipe de emergência e salvamento Deve se dar conforme previsto na NR01 ou quando de desvios na operação de resgate ou nos simulados.
- O vigia dos espaços confinados é o responsável pela operação Dos movimentadores de pessoas
- Falso. Treinamento inicial são 16h
- Falso. Treinamento inicial de 40h
- Correto
- Correto
- Correto
- Compete ao supervisor de entrada, dentre outros: Emitir a PET Antes do início das atividades; implementar os procedimentos contidos na PET;encerrar a PET após o término do serviços; cancelar os procedimentos de entrada e trabalho, quando necessário; assegurar que os serviços de emergência e salvamento estejam disponíveis; executar os testes e conferir os equipamentos, após a saída do espaço confinado.
- O engolfamento é o envolvimento e a captura de uma pessoa por material particulado sólido
- Compete ao responsável técnico: cadastrar os espaços confinados; adaptar o modelo da PET as peculiaridades da empresa; elaborar os procedimentos de segurança; elaborar o plano de resgate; indicar os equipamentos para trabalho em espaços confinados; coordenar a capacitação inicial e periódica dos envolvidos no trabalho com espaço confinados.
- O supervisor deve desempenhar a função de vigia quando este tiver que se ausentar
- As avaliações atmosféricas iniciais do espaço confinado Devem ser realizadas com o supervisor de entrada Dentro do espaço confinado, sendo o percentual de oxigênio indicado para entrada de 19,8%.
1.Falso. executar os testes e conferir os equipamentos ANTES DA UTILIZAÇÃO.
2. Correto
3. Correto
4. Falso. Desempenhar a função de vigia quanto Previsto na PET - permissão de entrada e trabalho
5. Falso. Supervisor deve estar fora do espaço confinado. O percentual indicado eh de 20,9%
- É responsabilidade da empresa assegurar que o vigia esteja operante durante a realização dos trabalhos em espaços confinados
- Deficiência ou enriquecimento de oxigênio Classifica o local como atmosfera perigosa.
- de acordo com NR 33, cabe ao empregador, dentre outros: indicar um responsável técnico; assegurar os meios e recursos para o responsável técnico; providenciar sinalização de segurança e bloqueio dos espaços confinados; providenciar a capacitação inicial e periódica; garantir equipamentos necessários para o controle de riscos; supervisionar as atividades em espaços confinados executadas pelas contratadas
- É de responsabilidade do empregador Assegurar que o gerenciamento de riscos ocupacionais contemple as medidas de prevenção Para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com os espaços confinados
- É de responsabilidade do supervisor de entrada Fornecer as informações sobre os riscos e as medidas de prevenção Aos trabalhadores Que interagem com os espaços confinados
- Falso. Responsabilidade do supervisor de entrada
- Correto
- Correto
- Correto
- Falso. Responsabilidade do empregador
- Compete ao supervisor de entrada ordenar o abandono do espaço confinado sempre que reconhecer algum sinal de perigo, queixa, condição proibida, acidente, situação não prevista.
- O responsável técnico Deve executar os testes e conferir os equipamentos antes da utilização para então fornece-los a equipe de trabalho.
- Compete ao vigia, dentre outros: Permitir somente a entrada de trabalhadores autorizados nos espaços confinados; Assegurar que todos saiam ao término da atividade; Acionar a equipe de emergência salvamento, interna ou externa, quando necessário; Comunicar ao supervisor de entrada Qualquer evento não previsto ou estranho; permanecer fora do espaço confinado.
- Falso. Vigia
- Falso. Supervisor de entrada
- Correto
- Quando em meio físico, a pet deve ser emitida em duas vias, uma entregue ao supervisor de entrada e a segunda entregue ao vigia. Em qualquer caso, Elas devem ser rastreáveis, sendo arquivadas pelo período de 10 anos.
- Compete as equipes de emergências e salvamento: Assegurar que as medidas de salvamento e primeiro socorros estejam Operantes; Participar do exercício de simulado anual de salvamento Que contemple os possíveis cenários de acidentes em espaços confinados, conforme previsto no plano de resgate
- O vigia pode acompanhar as atividades de mais de um espaço confinado Quando, entre outros requisitos, a permanência dos trabalhadores no interior de cada espaço confinado seja limitada a cinco trabalhadores.
- O vigia deve assegurar que os serviços de emergência e salvamento Estejam disponíveis e que os meios para os acionar Estejam operantes.
- Entre os deveres dos trabalhadores autorizados ao atuar em espaços confinados Incluem: Conhecer os riscos que posso encontrar; utilizar adequadamente os equipamentos de segurança; saber operar os recursos de comunicação.
- Falso. 5 anos
- Correto
- Falso. 2 trabalhadores
- Falso. Supervisor de entrada
- Correto. Compete aos trabalhadores autorizados, dentre outros, utilizar adequadamente os meios e equipamentos fornecidos pela organização.
Segundo NR 33, Quando ocorrer alteração do nível de risco Previsto na NR 01, entrada não autorizada, acidente ou condição não prevista durante a entrada, o procedimento a ser adotado é:
A) retirar os trabalhadores antes do término da atividade
B) proceder a avaliação quantitativa da atmosfera
C) rever os procedimentos para trabalhos em espaço confinado
D) suspender e qualquer entrada e trabalho em espaço confinado
E) registrar a continuidade da atividade e a substituição da equipe a cada entrada e saída.
Letra C
- O trabalhador deve interromper todo e qualquer tipo de trabalho em espaço confinado em caso de suspeição de condição de risco grave e iminente, Procedendo ao imediato abandono do local
- A avaliação da atmosfera nos espaços confinados Antes da entrada dos trabalhadores, Uma medida administrativa de prevenção
- As avaliações atmosféricas iniciaisdevem ser realizadas dentro do espaço confinado
- A validade da PET deve ser limitada a uma jornada de trabalho, podendo ser prorrogada para algumas situações contempladas pela NR 33. Entretanto, Deve-se observar que a validade da pet, incluindo as prorrogações, não pode ser superior a 24h
- Qualquer treinamento em SST deve ser oferecido durante a jornada normal de trabalho
- Falso. Não há essa previsão na NR 33. além disso, em espaços confinados, a ordem de abandono não necessita de que a situação seja enquadrada como risco grave e iminente. A mera suspeita pode desencadear a necessidade de abandono da área.
- Falso. Medida administrativa de ordem geral
- Falso. Devem ser realizadas com supervisor de entrada fora do espaço confinado, imediatamente antes da entrada dos trabalhadores Para verificar se o seu interior é seguro
- Correto
- Correto
De acordo com a NR 33, Alguns aspectos mínimos que devem fazer parte do plano de resgate São:
1. Identificação dos perigos associados a operação de resgate
2. Designação da equipe de emergência e salvamento, interna ou externa, dimensionada em função do número de trabalhadores Que adentram no espaço confinado, acessos e riscos das atividades e operação de resgate
3. Tempo de resposta para atendimento à emergência
4. Seleção das técnicas apropriadas, equipamentos pessoais e/ou coletivos específicos e sistemas de resgate disponíveis, de forma reduzir o tempo de suspensão inerte do trabalhador e sua exposição aos períodos existentes
5. previsão da realização de exercícios simulados anuais dos cenários identificados
- Correta
- Falsa. Dimensionada conforme a geometria, acessos e riscos das atividades e operação de resgate
- Correta
- Correta
- Falsa. Previsão da realização de simulados dos cenários identificados
A NR 33 Prevê que a PET pode ser prorrogado quando cumprido algumas exigências:
1. Estar relacionada atividades e riscos similares
2. Deve constar os intervalos de parada e retomada de todas as equipes de trabalho
3. Relacionar os trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada
4. Registrar a continuidade da atividade e a substituição da equipe a cada entrada e saída
5. Estiver garantido o monitoramento contínuo de toda a atmosfera do espaço confinado e a manutenção das condições atmosféricas ou Realizar nova avaliação da atmosfera a cada jornada de trabalho.
6. Estiver garantida a presença contínua do vigia Próximo à entrada do espaço confinado, exceto durante as pausas e intervalos.
7. Estiverem reavaliadas as medidas de prevenção descritas na pet a cada entrada
- Falso. Estar relacionada as mesmas atividades e riscos
- Correto
3.correto - Correto
- Falso. Ou realizar nova avaliação da atmosfera a cada entrada.
- Falso . Inclusive durante as pausas e intervalos
- Correta
- Na PET, deve constar os perigos identificados e medidas de controle, incluindo o controle de energia perigosas, resultante da avaliação de riscos do PGR, em função das atividades realizadas
- O treinamento eventual deve ocorrer Quando houver mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho Que impliquem em alteração dos riscos ocupacionais; na ocorrência de acidente grave ou fatal ou após o retorno de afastamento ao trabalho Por período superior a 180 dias
- A entrada em espaço confinado Não pode ser permitida se algum campo da PET não for preenchido ou quando tiver a marca na coluna “não “
- Se o espaço confinado apresentar atmosfera IPVS, somente poderá ser adentrado com utilização de um dos seguintes EPIs: respirador de aduçao de ar tipo máscara autônoma de demanda com pressão positiva, com peça facial inteira; respirador de adução de ar tipo linha de ar comprimido de demanda com pressão positiva tipo peça facial inteira combinado com cilindro auxiliar
- Correta
- Correta
- Correta
- Correto. Esses EPIs são os recomendados para proteção em atmosferas IPVS, ou seja, com concentração de oxigênio menor ou igual a 12,5% ao nível do mar.