NHO 06 - AVALIACAO EXPO AO CALOR Flashcards
1
Q
- A aclimatização deve ser específica para o nível de sobrecarga térmica a que o trabalhador será submetido e, consequentemente, para qual deverá estar adaptado. São considerados não aclimatizados os trabalhadores que tiverem exposições eventuais ou periódicas em atividades nas quais não estão expostos diariamente.
- Para a avaliação da exposição ocupacional calor, o conjunto dos equipamentos de medição Deve sempre ser montado de forma que os sensores fiquem todos alinhados Segundo um plano Vertical. A grosso modo, todos estão apoiados a uma mesma altura.
- quando houver uma fonte principal de calor, os sensores deverão estar contidos num mesmo plano vertical e colocados próximos uns dos outros sem, contudo, tocarem-se (nenhum estar à frente ou atrás do outro).
- Por aclimatizaçao entenda a adaptação fisiológica decorrente de exposições sucessivas e graduais ao calor que visa reduzir a sobrecarga fisiológica causada pelo estresse térmico
- De acordo com a NHO 06, são considerados não aclimatizados os trabalhadores que mesmo já anteriormente aclimatizados, tenham se afastado da condição de exposição por mais de 10 dias
A
- Correta
- Falso. Segundo um plano horizontal
- Correto
- Correto
- Falso. Mais de 7 dias.
2
Q
- Todos os trabalhadores que laboram em ambientes Quentes Devem ser submetidos ao processo de aclimatização.
- De acordo com a NHO 06, o número de situações térmicas pode ser superior ao número de pontos de trabalho
- O tempo de permanência do trabalhador em cada situação térmica Que compõem o ciclo de exposição Deve ser medido por meio da média aritmética de, no mínimo, duas cronometragens, obtidas observando-se o trabalhador execução do seu trabalho.
- O tempo de duração de cada atividade física identificada que compõem o ciclo de exposição Deve ser determinado por meio da média aritmética de, no mínimo, Cinco cronometragens, obtidos observando-se ou trabalhador na execução do seu trabalho
- O trabalhador avaliado Deve estar entre o equipamento de medição e a fonte Para que a medição forneça o valor real da exposição.
A
- Falso. Vai depender se a exposição Está acima ou abaixo do nível de ação. Somente para exposições acima do nível de ação Deve ser realizado um plano de aclimatização gradual.
- Correto
- Falso. 3 cronometragens
- Falso. 3 cronometragens
- Falso.
3
Q
- Quando não houver presença de carga solar direta, a medição da temperatura de globo não é obrigatória.
- As leituras das temperaturas devem ser iniciadas após a estabilização do conjunto e devem ser repetidas a cada 30 segundos.
- Sobre os procedimentos de medição do calor, conforme a NHo 06, Devem ser feitas no mínimo cinco leituras, ou tantas quantas forem necessárias, até que a variação entre elas esteja dentro de um intervalo de +-0,5 graus Celsius
- Um engenheiro realizou a medição de calor para evitar a sobrecarga térmica dos trabalhadores. A avaliação foi feita em ambiente a céu aberto, em um dia nublado com baixa visibilidade, quando o trabalhador vestia um macacão impermeável ao vapor. essa avaliação deve ser aceita para caracterização da exposição ocupacional ao calor, desde que seja adicionado incremento à taxa metabólica média devido às vestimentas do trabalhador.
- As medições do IBUTG e M médios para trabalhadores aclimatizados ficaram acima do nível de ação e abaixo dos limites inferiores da região de incerteza. Nesse caso, a atuação recomendada é a adoção de medidas preventivas e corretivas visando à redução da exposição
A
- Falso. Nesse caso, a medição da temperatura de bulbo seco não é obrigatório
- Falso. Em intervalos de 1 minutos
- Falso. Uma vez estabilizado o conjunto, as leituras devem ser repetidas a cada minuto Devendo ser feitas no mínimo cinco leituras, ou tantas forem necessárias Até que a variação entre elas Esteja dentro de um intervalo de mais ou menos 0,4 °C. observado essa regra, os valores a serem atribuídos ao TB, TBS e ao TBN corresponde a média de suas leituras, obtidas no intervalo considerado.
- Falso. há uma condição instável-dia nublado-não representando a situação de exposição mais desfavorável ao trabalhador e, portanto, não sendo válida para a caracterização da exposição ocupacional. as avaliações devem ser realizadas na ausência de nuvens que causem sombreamento no ponto de avaliação.
- Falso. Para o intervalo em questão, somente adoção de medidas de prevenção
4
Q
Um empregado trabalha em um ambiente externo sem carga solar direta. Essa atividade apresenta taxa metabólica W= 479 e IBUTG MÉDIO MÁXIMO = 22,2 ° C.
Tbn= 22 °C; tg= 23 °C; tbs = 20 °C. Qual o valor do IBUTG ? Esse valor está abaixo acima do limite de tolerância?
A
IBUTG=0,7tbn + 0,3tg = 22,3 °C
O IBUTG MAX é dia 22,2 °C
Logo, Está acima do limite máximo de tolerância.
5
Q
- As medidas corretivas São ações que visam minimizar a probabilidade de as exposições Ocupacionais ao calor atingirem a região de incerteza, podendo causar prejuízos à saúde do trabalhador
- A utilização de barreiras refletoras ou absorventes pode ser citada como exemplo de medida preventiva que visa reduzir a exposição ao calor
- A temperatura de bulbo seco deve ser obtida por meio de um dispositivo constituído de uma esfera oca de cobre
- A altura de montagem dos equipamentos para avaliação quantitativa de exposição calor Deve coincidir com a região mais atingida do corpo do trabalhador. Quando esta não for definida, o conjunto deve ser montado à altura dos quadris do trabalhador exposto.
- Segundo a NHO 06, em relação ao uso de equipamentos para avaliação quantitativa da exposição calor, as condições térmicas de curta duração, inferiores ao tempo de estabilização do conjunto de medição, não podem ser avaliadas por simulação
A
- Falso. Ações preventivas
- Falso. A utilização de barreira absorvente é medida de proteção contra o ruído.
- Falso. Temperatura de globo
- Falso. Altura do tórax
- Falso. Podem ser avaliados por simulação. A simulação consiste em Estender o tempo de duração das referidas condições térmicas de forma permitir a estabilização e as leituras necessárias para avaliação da exposição
6
Q
- A taxa metabólica é a quantidade de energia por unidade de tempo produzida no interior do corpo humano que leva em consideração atividade física exercida
- Os equipamentos utilizados para avaliar o calor São termômetro de bulbo seco, termômetro de bulbo úmido natural e o termômetro de globo. a leitura registrada por termômetro de bulbo úmido natural será bem maior que a leitura do termômetro de bulbo seco em um ambiente com ar saturado (umidade relativa em 100%
- As vestimentas utilizadas podem influenciar nas trocas de calor do corpo com ambiente devendo, portanto, ser consideradas na avaliação da exposição ocupacional ao calor.
- A correção para vestimentas deve ser realizada sempre que o trabalhador usa vestimentas ou uniformes tradicionais (compostos por calça e camisa de manga comprida)
- Quando necessário a correção para vestimentas, o IBUTG médio deve ser previamente corrigido para depois ser comparado com os limites de exposição. Essa correção é realizada através da adição de incrementos de ajuste ao IBUTG médio para algumas vestimentas, conforme o quadro dois da NHO 06.
A
- Correto
- Falso. Quando a umidade relativa do ar é de 100%, não há mais evaporação da água, de modo que a temperatura indicada Pelo TBN será a mesma indicada pelo TBS
- Correto
- Falso. Essa correção Deve ser feita sempre que o trabalhador utilizar vestimentas ou EPIs diferentes dos uniformes tradicionais que prejudiquem a livre circulação do ar sobre a superfície do corpo, dificultando as trocas de calor com ambiente.
- Correto
7
Q
- Condições de exposição não rotineiras, decorrentes de operações ou procedimentos de trabalho previsíveis, mas não habitais, devem ser avaliadas e interpretadas isoladamente. Nesses casos, a caracterização da exposição deve ser feita Utilizando-se o limite de exposição ocupacional ao calor para trabalhadores aclimatizados.
- De acordo com NHO 06, para montagem e posicionamento do equipamento de medição na altura necessária para a correta avaliação da exposição ao calor, deve ser utilizado um dispositivo com regulagem de altura pintado na cor marrom fosco.
- Para caracterizar a exposição ocupacional ao calor, o conjunto de medições deve ser representativo da exposição ocupacional, e a avaliação técnica deve cobrir todas as condições ambientais, considerando um período de amostragem de 60 minutos mediante uma análise em separado das condições térmicas e atividades físicas desenvolvidas pelo trabalhador
- As diversas medições realizadas por meio do conjunto de termômetros Podem ser checadas por outros instrumentos de medida da temperatura efetiva
- De acordo com a NHO 06, deve ser observado antes de iniciar as medições para determinação do IBUTG, evitar obstáculos entre os equipamentos de medição e a fonte, tais como a presença do trabalhador, a fim de não causar interferências e erros nas medições.
A
- Falso. Para trabalhadores não aclimatizados.
- Falso. Todos os acessórios necessários para avaliação da exposição ao calor Devem ser pintados em preto fosco.
- Falso. Considerando um período de amostragem de 60 minutos Mediante uma análise CONJUNTA das condições térmicas e atividades desenvolvidas pelo trabalhador.
- Falso. O índice de temperatura efetiva é um índice para avaliação de conforto térmico e não tem correlação com o IBUTG.
- Correto