FUNDAMENTOS DE HIG OCUP - AG QUIMICOS Flashcards
A respeito da caracterização da exposição aos agentes químicos:
I. O termo aerodispersóides inclui as poeiras, fumos, névoas e neblinas
II. Poeiras: partículas sólidas obtidas por ruptura mecânica de sólidos; fumos: partículas sólidas produzidas por condensação de vapores de substâncias sólidas à temperatura normal
III. Névoas: partículas líquidas produzidas por condensação de vapores que são líquidas na CNTP; neblinas: partículas líquidas produzidas por ruptura mecânica de partículas líquidas
IV.Os asfixiantes simples São os gases ou vapores que em altas concentrações no ar Deslocam o oxigênio do ar ambiente, dificultando a troca no organismo do trabalhador Tendo seus limites de tolerância Expressos em função da pressão parcial do contaminante no ambiente de trabalho.
I. Correto
II. Correto
III. Falso. Conceitos invertidos
IV. Falso. Não há limites de tolerância para os asfixiantes simples. Sendo assim, no caso da presença desses agentes no ambiente, não se determinam um valor de concentração do contaminante Mas a necessidade de concentração mínima de oxigênio de 18% em volume.
I. Os gases irritantes das vias aéreas superiores pertencem a um grupo de contaminantes ambientais classificados como de solubilidade muito baixa, que situa sua ação nociva principalmente na garganta e no nariz, sendo exemplos bem conhecidos amônia e a soda cáustica.
II. Entre as medidas genéricas de controle dos agentes químicos, Consta a segregação da operação ou do processo, que pode ser aplicada em relação ao espaço, isolando o processo à distância, ou em relação ao tempo, executando a tarefa fora do horário normal; Reduzindo assim o número de expostos.
III. Neblina é a mistura formada por partículas suspensas no ar, gases e vapores resultantes da combustão incompleta de materiais.
IV. Névoas são aerodispersoides gerados tecnicamente, constituído por partículas sólidas formadas por condensação de vapores geralmente após volatizaçao te substâncias sólida fundida.
V. Fumos são partículas em suspensão do ar, geradas mecanicamente pela ruptura de um sólido.
VI. Gás é a fase gasosa de uma substância que existe normalmente no estado líquido ou sólido nas CNTP
I. Falso. Solubilidade alta
II. Correto
III. Falso. Fumaça
IV. Falso. Fumos
IV. Falso. Poeiras
VI. Falso. Vapor
I. valor teto(VT) são valores de LT estabelecidos para determinados agentes químicos que não podem ser ultrapassados em momento algum da jornada de trabalho.
II. No processo de avaliação do alcance do VT é indicado a utilização de medidas instantâneas (com através de tubos calorimétricos ou indicadores digitais), observando o intervalo de pelo menos 25 minutos entre cada uma das 10 amostragens, como estabelecido pela NR 15.
III. Na classificação fisiológica dos gases e vapores, sabe-se que a quase totalidade dos solventes orgânicos São classificados como anestésicos, Particularmente das mucosas.
IV. Os compostos conhecidos como irritantes atípicos Tem como característica principal a elevada solubilidade em água, e sua ação tóxica Ocorre Principalmente nos tecidos Alveolares.
I. Correto
II. Falso. 20 minutos
III. Correto
IV. Falso. Baixa solubilidade
I. Para fins de classificação dos agentes ambientais, consideram-se agentes biológicos os microorganismos, as culturas de células, parasitas, toxinas, bacilos, os vetores como mosquitos e outros insetos de pequeno porte, como pulgas, carrapatos, aranhas e escorpiões.
II. Considerando 24,45 o volume molar em condições padrão de temperatura e pressão, Pode-se Converter o limite de exposição Expresso em mg/m3 para ppm, multiplicando o valor expresso em mg/m3 por 24,45 e dividindo-se o resultado pelo valor do peso molecular da substância em gramas.
III. Os gases e vapores podem ser classificados de acordo com sua ação sobre o organismo do trabalhador em, pelo menos, cinco grupos: irritantes, anestésicos primários, anestésicos secundários, asfixiantes simples e asfixiantes químicos, de maneira que cada substância seja enquadrada em apenas um grupo..
IV. do ponto de vista da higiene ocupacional, existem três principais vias de penetração de um agente químico no organismo humano. A ordem crescente de importância dessas vias são: Cutânea, oral e respiratória
I. Falso. Os vetores são classificados como agentes mecânicos ou de acidentes. Uma picada de escorpião por exemplo é um acidente com agente mecânico e não com agente biológico
II. Correto
III. Falso. Errou só na última parte. O benzeno por exemplo Pode ser classificado tanto como irritante primário como um anestésico.
IV. Correto. Se foss em relação a toxicologia geral, a ordem crescente de importância seria: via respiratória, cutânea, oral.
I. Na avaliação dos vídeos de ruído contínuo e intermitente, um instrumento de nível de pressão sonora opera no circuito de compensação C e circuito de resposta rápida (fast) ; as leituras devem ser realizadas nas proximidades do ouvido do trabalhador.
II. São classificadas como asfixiantes simples aquelas substâncias que, ao ingressar no organismo, tem ação fisiológica que compromete a perfeita oxigenação dos tecidos por possuir em grande afinidade química com a molécula de oxigênio consumirem boa parte do estoque de oxigênio inalado antes que ocorra a troca aeróbica nos tecidos alveolares
III. De acordo com a ACGIH, o TLV-STEL (limite de exposição de curta duração), só pode ser ultrapassado por um período de 15 minutos da jornada de trabalho.
I. Falso. Circuito de compensação A e circuito de resposta lenta (slow)
II. Falso. Asfixiantes químicos. Ex: monóxido de carbono
III. Falso. O TLV-STEL SÓ PODE SER LIMITADO A UM PERÍODO DE 15 MINUTOS DA JORNADA DE TRABALHO.
I. A classificação fisiológica dos gases e vapores, que se dá em função da sua ação mais significativa ou efeito mais importante sobre o organismo, redunda em três Grupos: irritantes, anestésicos e asfixiantes. Nada impede que uma substância classificada em um dos grupos possua também características de outros grupos
II. Substâncias classificadas como irritantes para os pulmões Apresentam elevada solubilidade em água, característica essa que lhes dá a capacidade de alcançar os alvéolos pulmonares.
III. Agentes químicos com maior solubilidade na água agem sobre as vias respiratórias superiores(nariz, faringe e laringe), ao passo que aqueles com menor solubilidade na água agem o trato respiratório inferior( traqueia, brônquios e alvéolos)
IV. Quando duas ou mais substâncias perigosas Tiverem efeitos toxicológicos similares sobre o mesmo órgão, deverão ser considerados, prioritariamente, seus efeitos aditivos e não os efeitos que teriam individualmente.
I. Correto
II. Falso. Baixa solubilidade
III. Verdadeiro
IV. Verdadeiro
I. A maioria dos solventes orgânicos possui ação estimulante sobre o sistema nervoso central, cujo efeito aparece como maior rapidez em exposições de curta duração a ambientes com alta concentração desses agentes.
II. Alguns gases e vapores, quando presentes em altas concentrações no ar, agem primeiramente como um asfixiante simples e, como particularidade, não apresentam risco de explosão.
III. Quando duas ou mais substâncias perigosas Tiverem seus efeitos toxicológicos similares sobre o mesmo órgão, deverão ser considerados, prioritariamente, seus efeitos sinérgicos e não os efeitos que teriam individualmente.
IV. As faixas denominadas eritemáticas e germicidas da radiação ultravioleta são aquelas que apresentam maiores riscos, sendo emitidas em operações com solda elétrica, metais em fusão, maçaricos, estando também contidas na irradiação solar
I. Falso. A maioria dos solventes orgânicos possui ação anestésica
II. Falso. Como é particularidade dos asfixiantes simples, quase sempre apresentam um risco de explosão.
III. Falso.Efeitos aditivos e não sinérgicos.
IV. Correto
I. Os vapores nas condições normais de temperatura e pressão formam os gases.
II. Com base nos modelos de vulnerabilidade, as equações de Probit podem ser usadas para estimar as consequências de exposições tóxicas, radiações térmicas e explosões.
III. Material particulado São partículas sólidas produzidas por ruptura de material sólido, suspensas no ar
I. Falso. Formam os líquidos
II. Verdadeiro
III. Verdadeiro
I. Particulado inalável é a fração do material particulado suspensa no ar constituída por partículas de diâmetro menor que 100 micrômetros, penetrando no trato respiratório durante a inalação.
II. particulado torácico é a fração de material particulado suspensa no ar constituída por partículas de diâmetro
menor que 20 µm, com capacidade de passar pela laringe e entrar pelas vias aéreas superiores e penetrar nos pulmões.
III. Particulado respirável é a fração de material particulado suspensa no ar constituída de partículas com diâmetro menor que 10 µm, com capacidade de penetrar além dos bronquíolos e se depositar na região de troca de gases dos pulmões.
IV. Particulado Total é o material suspenso no ar Coletado em porta filtro de poliestireno de 47 mm de diâmetro, de três peças, com face fechada e orifício para entrada do ar de 4 mm de diâmetro, conhecido como cassete.
I. Verdadeiro
II. Falso. Menor que 25 micrômetros
IIi. Verdadeiro
IV. Verdadeiro
I. Os limites de exposição da ACGIH foram calculados para jornadas de 40 horas semanais.
II. A fórmula Brief & Scalla permite obter um fator de redução, Fr, que reduz o valor do TLV estabelecido para uma jornada de 40 horas, para se adequar a uma jornada de 44 horas.
I. Correto
II. Correto
• Fr= (40/44) * [(168 - 44) / 128] ;
• LT ajustado = LT para 40h * Fr