NHO 01 - AVALIACAO DA EXPO AO RUIDO Flashcards
1
Q
- Avaliação quantitativa de ruído contínuo em conformidade com a NHO 01 utilizando um dosímetro de ruído. O equipamento deve ser ajustado com circuito de ponderação A, circuito de resposta lenta, incremento de duplicação de dose = 3, critério de referência = 85 dB(A), nível limiar de integração de 85 dB (A)
- A NHO 01 estabeleça um hierarquia de preferência na escolha do tipo de equipamento. estabelece que a avaliação deve ser realizada utilizando-se medidores integradores de uso pessoal, fixados no trabalhador.
- Na indisponibilidade destes equipamentos, poderão ser adotados os procedimentos alternativos para outros tipos de medidores integradores ou medidores de leitura instantânea, fixados no trabalhador
- as condições de trabalho que apresentem uma dinâmica operacional complexa como, por exemplo, a condução de empilhadeiras, ou que envolvam movimentação constante do trabalhador, poderão ser avaliadas por métodos alternativos.
- A NHO 01 não veda a utilização de medidores de leitura instantânea portados pelo avaliador. Entretanto, Somente autoriza a utilização desse equipamentos quando da indisponibilidade Dos medidores integradores de uso pessoal fixados no trabalhador e, ainda assim, em situações Que não apresentem dinâmica operacional complexa.
A
- Falsa. Nível limiar de integração de 80dB(A).
- Correto
- Falso. Não fixados no trabalhador
- Falso. Não deverão ser avaliadas por esses métodos alternativos
- Correto
2
Q
- Não é permitida exposição a níveis de ruído contínuo Acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos
- As atividades de operações que expõem os trabalhadores a níveis de ruído de impacto superiores há 110 dB (C), sem proteção adequada, oferecerão risco grave e iminente
- O critério de referência Que embasa os limites de exposição diária adotados para ruído contínuo intermitente, corresponde a uma dose de 100% Para exposição de 8h ao nível de 85 dB(C)
- O critério de referência Que embasa os limites de exposição diária adotados para ruído contínuo intermitente, corresponde a uma dose de 100% Para exposição de 8h ao nível de 85 dB(A)
- Segundo a NHO 01, O critério de avaliação considera, além do critério de referência, o incremento de duplicação de dose (q) = 5 e o nível nível limiar de integração = 80dB(A)
A
- Correto
- Falso. 130 dB(C) ou 140 dB (linear)
- Falso
- Correto
- Falso. q=3
3
Q
- Segundo a NHO 01, os medidores integradores de uso pessoal apresentam como faixa de medição mínima o intervalo de 80 a 115 dB (A)
- Segundo a NHO 01, zona auditiva é a região do espaço delimitada por um raio de 300 mm +- 50 mm, medida a partir da entrada do canal auditivo
- Ruído de impacto ou impulsivo é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 segundo e intervalos Superiores a 10 segundos.
- Um trabalhador realiza diariamente suas atividades exposto ao nível de ruído de 94 dB(A) sem proteção auditiva. Segundo a NHO 01, o tempo máximo diário permissível a esse nível de ruído é de 2horas.
- O incremento de duplicação de dose Considera o nível de ruído a partir do qual os valores devem ser computados na integração para fins de determinação do nível médio ou da dose diária de exposição
A
- Correto
- Falso. 150 mm +- 50 mm (entre 100 e 200 mm)
- Falso. Duração inferior a 1 segundo, com intervalos superiores a 1 segundo. ruído contínuo é todo aquele que não está classificado como ruído de impacto.
- Falso
85dB - 8h
88dB - 4h
91dB - 2h
94dB(A) - 1h - Falso. O nível limiar de integração considera o nível de ruído a partir do qual os valores devem ser computados
4
Q
- Segundo a NHO 01, tanto os medidores de leitura instantânea como os medidores integradores utilizados na avaliação do ruído deverão ser calibrados antes e após as medições, e os dados obtidos só serão validados se a faixa de variação estiver dentro de 10 dB.
- Os dados obtidos da avaliação Somente terão validade se, após a medição, ou equipamento mantiveram as condições adequadas de uso. Deverão ser invalidados, efetuando-se nova medição, sempre que o nível de tensão da bateria estiver abaixo do mínimo aceitável.
- Os dados obtidos da avaliação Somente terão validade se, após a medição, ou equipamento mantiveram as condições adequadas de uso. Deverão ser invalidados, efetuando-se nova medição, sempre que houver qualquer prejuízo à integridade eletromecânica do equipamento
- Quando forem identificadas diferenças significativas entre os níveis de pressão sonora Que atingem os dois ouvidos, as medições deverão ser realizadas simultaneamente nos dois lados dos ouvidos e o resultado Será a média das medições obtidas.
- A dose é um parâmetro utilizado para a caracterização da exposição ocupacional ao ruído, expresso em porcentagem de energia sonora, tendo por referência o valor máximo da energia sonora diária admitida.
A
- Falso. Os dados obtidos serão invalidados Sempre que aferição da calibração Acusar uma variação fora da faixa tolerada de +-1dB
- Correto
- Correto
- Falso. Quando ocorrer tal situação, as medições deverão ser realizadas do lado exposto ao maior nível de pressão sonora.
- Correto
5
Q
- Em situações Acústicas mais estáveis em que a medição não precisa ser conduzida durante toda a jornada de trabalho, pode-se cobrir apenas um período representativo da exposição ocupacional para obter uma fração da dose e, então, projeta-la para a jornada diária efetiva.
- quando o número de impactos ou impulsos diários excederá 5000, o ruído deverá ser considerado como contínuo ou intermitente
- A NHO 01 define o nível médio (NM) como nível de ruído representativo da exposição ocupacional relativo ao período de medição
- A NHO 01 define o nível de exposição (NE) como o nível médio representativo da exposição ocupacional diária
- A NHO 01 define o nível de exposição normalizada (NEN) Como o nível de exposição convertido para uma jornada padrão de 8h diárias
A
- Correto
- Falso. 10.000
- Correto
- Correto
- Correto
6
Q
- De acordo com a NR 15 e NHO 01, a que níveis de pressão sonora, respectivamente, um trabalhador pode ficar exposto sem proteção auditiva durante 2 horas?
- As condições operacionais que envolvem o trabalhador no exercício das suas funções Foram abarcadas Pelas medições. Os períodos de amostragem Foram adequadamente escolhidos e são representativos da exposição do trabalhador. Resultados da avaliação:
Nível de pressão sonora 88dB(A) - 1.5h; 94 dB - 1.5h; 97 dB - 1.5h. Sabendo que a jornada laboral do trabalhador é de 12 horas diárias, qual a dose de ruído projetada para sua jornada de trabalho diária ?
A
- 95dB e 91 dB, respectivamente
• NR 15: q =5»_space; 85dB - 8h; 90dB - 4h; 95 dB - 2h
• NHO 01: q=3»_space; 85dB - 8h; 88dB - 4h; 91dB - 2h
- Dose = (90/240 + 90/60 + 90/30) * 100
Dose = 487,5%
Para uma exposição de 4,5h a dose é de 487,5%. Entretanto, como a jornada diária do Trabalhador é de 12h, devemos proceder a projeção da dose através de uma regra de três:
487,5% - 4,5h
X. - 12h
X = 1300%