NR 12 - SEG NO TRAB COM MAQ E EQUIP Flashcards
Sobre a NR12:
I. Esta norma não se aplica a máquinas e equipamentos movidos por força humana ou animal
II. Esta norma é aplicável a equipamentos Classificados como eletrodomésticos.
III. É aplicável a ferramentas portáteis e transportáveis e equipamentos estáticos
IV. Não se aplica a máquina certificadas pelo Inmetro.
V. Não é aplicável a máquinas e equipamentos expostos em museus, feiras e eventos, e que não sejam mais empregados com fins produtivos.
I. Verdadeiro
II. Falso
III. Falso. Exemplo de equipamento estático: vasos de pressão
IV. Verdadeiro
V. Verdadeiro
Sobre a NR 12:
I. As máquinas e equipamentos devem possuir chave geral Como dispositivo de partida e parada.
II. A norma permite a utilização de chaves tipo faca nos circuitos elétricos.
III. São proibidas nas máquinas e equipamentos a existência de partes energizadas expostas de circuitos que utilizam energia elétrica.
IV. Os dispositivos de acionamento e parada das máquinas Devem oferecer acesso Apenas a seu operador
V. Os dispositivos de acionamento e parada das máquinas Devem ser projetados de modo que Impeçam acionamento ou desligamento involuntário Pelo operador ou por qualquer outra forma acidental.
I. Falso. A norma proíbe Que a chave geral seja utilizada Como dispositivo de partida e parada.
II. Falso. São proibidas nas máquinas e equipamentos a utilização de chaves tipo faca.
III. Verdadeiro
IV. Falso. Os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas Devem ser projetados de modo que possam ser acionados ou desligados em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador.
V. Correto. Além disso, devem ser Instalados de modo que não se localizem nas zonas perigosas das máquinas, que não acarretem riscos adicionais e que dificulte a burla.
Sobre a NR 12:
I. Deve haver ao redor das máquinas e equipamentos um espaço mínimo de 90 cm Para a prevenção de ocorrência de acidentes e doenças do trabalho.
II. Deve ser de 1.40m a largura mínima das vias de circulação que conduzem as pessoas às saídas.
III. Considere-se que uma empresa tenha expedido orientação de segurança Determinando que o botão da máquina de cortar e dobrar chapas metálicas não deva ser acionado por outra pessoa que não seja operador, em caso de emergência. tal determinação da empresa está em acordo com a legislação de segurança do trabalho.
IV. as máquinas e equipamentos dotados de proteções móveis associadas à dispositivos de intertravamento devem operar somente quando as proteções estiverem fechadas e paralisar suas funções perigosas quando as proteções forem abertas durante a operação.
I. Falso. A distância mínima entre máquinas Deve resguardar a segurança dos trabalhadores durante sua operação, manutenção, limpeza, inspeção, e permitir a movimentação dos segmentos corporais em face da natureza da tarefa.
II. Falso. A norma diz que as áreas de circulação devem ser mantidas desobstruídas e que essas áreas e os espaços em torno das máquinas devem ser projetados, dimensionados e mantidos de forma que os trabalhadores e os transportadores de materiais Movimentem-se com segurança.
III. Falso. A norma afirma que os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas Devem ser Instalados de modo que possam ser acionados ou desligados em caso de emergência por outra pessoa que não o operador.
IV. Correto. Além disso, Devem garantir Que o fechamento das proteções por si só Não possa dar início às funções perigosas.
As máquinas ou os equipamentos concebidos e fabricados para a utilização de vários modos de comando ou de funcionamento que apresentem níveis de segurança diferentes devem possuir um
seletor que atenda a todos os requisitos listados abaixo, EXCETO o de:
a) correspondência de cada posição a um único modo de comando ou de funcionamento.
b) possibilidade de bloqueio em cada posição, impedindo a sua mudança por pessoas não autorizadas.
c) seleção visível, clara e facilmente identificável.
d) modo de comando selecionado com prioridade sobre todos os outros sistemas, com exceção da parada de emergência.
e)comandos de partida das máquinas com dispositivos que permitam seu funcionamento automático ao serem energizadas.
Letra E. os comandos de partida ou acionamento das máquinas devem possuir dispositivos que impeçam seu funcionamento automático ao serem energizadas
Sobre a NR 12:
I. Nas máquinas e equipamentos cuja operação requeira dois ou mais operadores, o número de dispositivos de acionamento bimanual Simultâneos Deve corresponder ao número de operadores expostos aos perigos.
II. Nas máquinas e equipamentos operados por dois ou mais dispositivos de acionamento bimanual, a atuação síncrona é requerida entre os diferentes dispositivos.
III. As máquinas precisam ser construídas Pensando-se em reduzir a força, a pressão, a extensão ou a torção dos segmentos corporais
IV. As áreas de circulação nos locais de instalação das máquinas Podem ser demarcadas Com a utilização de marcos e balizas
V. O acesso à zona de perigo das máquinas deve ser móvel e estar associada a um dispositivo de intertravamento sempre que for requerido mais de um acesso por turno de trabalho.
I. Verdadeiro
II. Falsa. Nesse caso, a atuação síncrona é requerida somente para cada um dos dispositivos de acionamento bimanual e não entre dispositivos diferentes, que devem manter simultaneidade entre si.
III. Verdadeiro
IV.verdadeiro
V. Verdadeiro. A proteção deve ser móvel Quando o acesso a uma zona de perigo For requerido Mais de uma vez por turno de trabalho
Sobre a NR 12:
I. As placas co inscrição “Perigo” devem ser adotadas como sinalização de segurança das máquinas para indicar a iminência ou ocorrência de um evento perigoso
II. Os trabalhadores Envolvidos em operações de máquinas e equipamentos devem receber capacitação compatível com as suas funções Com conteúdo programático a ser desenvolvido pelo empregador, considerando os riscos identificados no ambiente de trabalho e a Disponibilidade de recursos da empresa.
III. A capacitação deverá ser ministrada por profissionais qualificados para este fim e seu custo será de responsabilidade do trabalhador.
IV. Os dispositivos de intertravamento deve estar protegidos contra sujidades, poeiras e corrosão.
V. As proteções fixas a serem implementadas devem poder ser removidas facilmente pelos operadores.
I. Falso. no caso da iminência ou ocorrência de um evento perigoso devem ser adotados os sinais ativos de aviso ou de alerta, tais como sinais luminosos e sonoros intermitentes.
II. Falso, Pois a capacitação dos trabalhadores não pode depender da disponibilidade de recursos da empresa.
III. Falso. A capacitação deve ser realizada sem ônus para o trabalhador e deve ter carga horária mínima Definida pelo empregador que garanta aos trabalhadores executarem suas atividades com segurança, sendo a capacitação realizada durante a jornada de trabalho.
IV. Correto
V. Falso. as proteções fixas devem ser mantidas em suas posições de maneira permanente ou por meio de elementos de fixação que só permitam sua remoção ou abertura com o uso de ferramentas.
Nas intervenções de manutenção inspeção, limpeza e ajustes em máquinas, a NR 12 requer a implementação de certos
procedimentos.
NÃO constitui(em) um desses procedimentos o(a)
a) isolamento e a descarga de todas as fontes de energia das máquinas e equipamentos, de modo
visível ou facilmente identificável por meio dos dispositivos de comando.
b) bloqueio mecânico e o elétrico na posição “desligado” ou “fechado” de todos os dispositivos de
corte de fontes de energia, a fim de impedir a reenergização, e a sinalização com cartão ou etiqueta
de bloqueio contendo o horário e a data do bloqueio, o motivo da manutenção e o nome do
responsável.
c) acionamento de sistemas de retenção com trava mecânica, para evitar o movimento de retorno
acidental de partes basculadas ou articuladas abertas das máquinas e equipamentos.
d) constituição de medidas adicionais de segurança, quando forem realizados manutenção,
inspeção e reparos de equipamentos ou máquinas sustentados somente por sistemas hidráulicos e
pneumáticos.
e) constituição de medidas que garantam que à montante dos pontos de corte de energia não exista
possibilidade de gerar risco de acidentes.
Letra E. À jusante dos pontos de corte de energia
I. Segundo NR 12, as manutenções devem ser registradas em livro próprio, ficha ou sistema informatizado interno da empresa com o seguinte dados: intervenções realizadas, Data da realização de cada intervenção, serviço realizado, peças reparadas, condições de segurança do equipamento, indicação conclusiva quanto às condições de segurança da máquina e nome do responsável pela execução das intervenções.
II. As manutenções de itens que influenciem na segurança Devem, no caso de preventivas, possuir cronograma de execução.
III. As manutenções de itens que influencia na segurança Devem, no caso de manutenções preditivas, possui descrição das técnicas de análise e meios de supervisão centralizados ou amostragem.
IV. Máquinas autopropelidas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, por meio dos quais possam ser evitadas situações de perigo latentes e existentes.
V. Os dispositivos de parada de emergência Devem ser usados como medida auxiliar, não podem ser alternativa a medidas adequadas de proteção ou a sistemas automáticos de segurança
I. Correto
II. Correto
III. Correto
IV. Falso. Como regra, as máquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, por meio dos quais possam ser evitadas situações de perigo. Esta regra, porém, não se aplica às máquinas autopropelidas e nem as máquinas e equipamentos nos quais ou dispositivo de parada de emergência não possibilita a redução do risco.
V. Correta. além disso, os dispositivos de parada de emergência devem prevalecer sobre todos os outros comandos.
Sobre a NR 12:
I. Quando for necessária maior resistência ao escorregamento, nas rampas com ângulo de inclinação de até 10° deverão ser instaladas peças transversais horizontais.
II. São consideradas medidas de proteção a ser adotadas na seguinte ordem de prioridade: Medidas de proteção coletiva; medidas de proteção individual; medidas administrativas ou de organização do trabalho.
I. Falso. Nas rampas com ângulo de inclinação entre 10° e 20°.
II. Falso. Medidas de proteção coletiva; medidas administrativas ou de organização do trabalho; e medidas de proteção individual.