Medidas de Proteção Flashcards
Complete:
As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos no ECA forem ameaçados ou violados:
- Por ação ou omissão do Estado ou da Sociedade;
- Por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; e
- Em razão de sua conduta.
Verdadeiro ou Falso:
As medidas protetivas previstas no ECA poderão ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substituídas a qualquer tempo.
Verdadeiro.
Art. 99, ECA.
Na aplicação das medidas de proteção levar-se-ão em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Cite os princípios que regem a aplicação das medidas de proteção.
- Condição da criança e do adolescente como sujeitos de direito;
- Proteção integral e prioritária;
- Responsabilidade PRIMÁRIA e SOLIDÁRIA do Poder Público;
- Interesse superior da criança e do adolescente;
- Privacidade;
- Intervenção Precoce e Intervenção Mínima;
- Proporcionalidade e atualidade;
- Responsabilidade parental;
- Prevalência da família;
- Obrigatoriedade da informação; e
- Oitiva obrigatória e participação.
De acordo com o art. 111, são asseguradas ao adolescente, entre outras, quais garantias?
6.
- PLENO e FORMAL CONHECIMENTO da atribuição de ato infracional, mediante citação ou meio equivalente;
- IGUALDADE NA RELAÇÃO PROCESSUAL, podendo confrontar-se com vítimas e testemunhas e produzir todas as provas necessárias à sua defesa;
- Defesa técnica por advogado;
- Assistência judiciária gratuita e integral aos necessitados, na forma da lei;
- Direito de ser ouvido DIRETAMENTE PELA AUTORIDADE COMPETENTE; e
- Direito de solicitar a presença de seus pais ou responsável em QUALQUER FASE DO PROCEDIMENTO.
Verdadeiro ou Falso:
A interpretação e aplicação de toda e qualquer norma contida no ECA deve ser voltada à proteção integral e prioritária dos direitos das crianças e adolescentes.
Verdadeiro.
Art. 100, II.
Verdadeiro ou Falso:
A plena efetivação dos direitos assegurados a criança e a adolescentes pelo ECA e pela CF, salvo nos casos por esta expressamente ressalvados, é de responsabilidade PRIMÁRIA E SOLIDÁRIA DAS 3 ESFERAS DE GOVERNO, sem prejuízo da municipalização do atendimento e da possibilidade da execução de programas por entidades não governamentais.
Verdadeiro.
Art. 100, III.
Verdadeiro ou Falso:
A intervenção deve atender prioritariamente aos interesses e direitos da criança e do adolescente, sem prejuízo da consideração que for devida a outros interesses legítimos no âmbito da pluralidade dos interesses presentes no caso concreto
Verdadeiro.
Art. 100, IV.
Verdadeiro ou Falso:
Na promoção de direitos e na proteção da criança e do adolescente deve ser dada prevalência às medidas que os mantenham ou reintegrem na sua família natural ou extensa ou, se isto não for possível, que promovam a sua integração em família substituta
Verdadeiro.
Art. 100, X.
Verdadeiro ou Falso:
A criança e o adolescente,
respeitado seu estágio de desenvolvimento e capacidade de compreensão,
seus pais ou responsável devem ser informados dos seus direitos, dos
motivos que determinaram a intervenção e da forma como esta se
processa
Verdadeiro.
Art. 100, XI.
Cite as medidas protetivas indicadas no art. 101. Trata-se de rol taxativo ou exemplificativo? De quem é a competência?
Trata-se de rol exemplificativo.
- Encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade;
- Orientação, apoio e acompanhamento temporários;
- Matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental;
- Inclusão em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente;
- Requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial;
- Inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;
- – Até o 6, o Conselho Tutelar pode determinar —
- – A partir do 7, somente o juiz pode determinar — - Acolhimento institucional;
- Inclusão em programa de acolhimento familiar; e
- Colocação em família substitutiva.
Em caso de prática de ato infracional, dentre outras medidas, também pode ser aplicadas as medidas protetivas. Sobre essas, fale acerca de quem tem competência para aplicá-las, a depender de quem praticar o ato infracional.
- No caso de CRIANÇA:
- Pode o Conselho Tutelar aplicar as medidas de I a VI.
- O juiz pode aplicar todas as medidas, além de outras, uma vez que o rol é exemplificativo.
- Se for adolescente:
- Somente o juiz pode determinar a aplicação, limitando-se, porém, do I ao VI.
Verdadeiro ou Falso:
O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.
Verdadeiro.
Art. 101, §1º.
Verdadeiro ou Falso:
Sem prejuízo da tomada de medidas emergenciais para proteção de vítimas de violência ou abuso sexual e das providências a que alude o art. 130 desta Lei, o afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar é de competência exclusiva da autoridade judiciária e importará na deflagração, a pedido do Ministério Público ou de quem tenha legítimo interesse, de procedimento judicial contencioso, no qual se garanta aos pais ou ao responsável legal o exercício do contraditório e da ampla defesa.
Verdadeiro.
Art. 101, §2º.
Complete:
Crianças e adolescentes somente poderão ser encaminhados às instituições que executam programas de acolhimento institucional, governamentais ou não, por meio de uma Guia de Acolhimento, expedida pela autoridade judiciária, na qual obrigatoriamente constará, dentre outros:
- Sua identificação e a qualificação de seus pais ou responsável, se conhecidos;
- O endereço de residência de seus pais ou responsável, com referência;
- Nomes de parentes ou de terceiros interessados em tê-lo sob sua guarda;
- Motivos da retirada ou da não reintegração ao convívio familiar.
Logo após o acolhimento da criança ou adolescente, a entidade responsável pelo acolhimento elaborará plano individual, por meio de equipe técnica, devendo-se levar em consideração a opinião do acolhido e a oitiva dos pais ou responsável.
Esse plano deverá conter, dentre outros:
- Resultado da avaliação interdisciplinar;
- Compromissos assumidos pelos pais ou responsável; e
- A previsão das atividades a serem desenvolvidas com a criança ou com o adolescente acolhido e seus pais ou responsável, com vista na reintegração familiar ou, caso tenha sido vedada, as providências a serem tomadas para sua colocação em família substitutiva, sob direta supervisão da autoridade judiciária.
Complete:
O acolhimento familiar ou institucional ocorrerá no local mais ______________ e, como parte do processo de reintegração familiar, sempre que identificada a necessidade, a família de origem será incluída em programas oficiais de orientação, de apoio e de promoção social, sendo facilitado e estimulado o contato com a criança ou com o adolescente acolhido.
(1) próximo à residência dos pais ou do responsável
Complete:
Verificada a possibilidade de reintegração familiar, o responsável pelo programa de acolhimento familiar ou institucional fará imediata comunicação à autoridade judiciária, que dará vista ao Ministério Público, pelo prazo ________, decidindo em igual prazo.
Em sendo constatada a impossibilidade de reintegração da criança ou do adolescente à família de origem, após seu encaminhamento a programas oficiais ou comunitários de orientação, apoio e promoção social, será enviado RELATÓRIO FUNDAMENTADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO, no qual conste a descrição pormenorizada das providências tomadas e a expressa recomendação, subscrita pelos técnicos da entidade ou responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar, para a destituição do poder familiar, ou destituição de tutela ou guarda.
Recebido o relatório, o Ministério Público terá o prazo de ________ para o ingresso com a ação de destituição do poder familiar, salvo se entender necessária a realização de estudos complementares ou de outras providências indispensáveis ao ajuizamento da demanda.
(1) de 5 (cinco) dias
(2) 15 (quinze) dias
Verdadeiro ou Falso:
A autoridade judiciária manterá, em cada comarca ou foro regional, um cadastro contendo informações atualizadas sobre as crianças e adolescentes em regime de acolhimento familiar e institucional sob sua responsabilidade, com informações pormenorizadas sobre a situação jurídica de cada um, bem como as providências tomadas para sua reintegração familiar ou colocação em família substituta, em qualquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei.
Terão acesso ao cadastro o Ministério Público, o Conselho Tutelar, o órgão gestor da Assistência Social e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Assistência Social, aos quais incumbe deliberar sobre a implementação de políticas públicas que permitam reduzir o número de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar e abreviar o período de permanência em programa de acolhimento.
Verdadeiro.
Art. 101, §§11 e 12.
As medidas de proteção serão acompanhadas da REGULARIZAÇÃO DO REGISTRO CIVIL.
Fale acerca das principais características, conforme o art. 102 do ECA.
- Em não havendo registro anterior, o assento de nascimento será feito à vista dos ELEMENTOS DISPONÍVEIS, mediante REQUISIÇÃO da AUTORIDADE JUDICIÁRIA.
- Os registros e certidões necessários à regularização serão ISENTOS DE MULTAS, CUSTAS e EMOLUMENTOS, gozando de ABSOLUTA PRIORIDADE.
- Caso ainda não tenha sido definida a paternidade, será deflagrado procedimento específico destinado à sua averiguação.
- É DISPENSÁVEL o ajuizamento de ação de investigação de paternidade pelo MP se, após o NÃO comparecimento ou a recusa do suposto em assumir a paternidade a ele atribuída, A CRIANÇA FOR ENCAMINHADA PARA ADOÇÃO.
- Os registros e certidões necessários à inclusão, a qualquer tempo, do nome do pai no assento de nascimento são ISENTOS DE MULTAS, CUSTAS e EMOLUMENTOS, gozando de ABSOLUTA PRIORIDADE.
- São gratuitas, a qualquer tempo, a averbação requerida do reconhecimento de paternidade no assento de nascimento e a certidão correspondente.
Cite quais são as medidas de cunho assistencial e sancionatório passíveis de serem aplicadas aos pais ou responsável.
Art. 129.
Medidas assistenciais:
1. Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;
- Inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos (tanto para os pais quanto para o menor);
- Encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
- Encaminhamento a cursos ou programas de orientação;
- Obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua frequência e aproveitamento familiar;
- Obrigação de encaminhar a criança ou o adolescente a tratamento especializado.
MEDIDAS SANCIONATÓRIAS:
- Advertência;
- – Até o 7, o Conselho Tutelar pode aplicar. Os demais, depende de decisão judicial. - Perda da guarda;
- Destituição da tutelar;
- Suspensão ou destituição do poder familiar.
Verdadeiro ou Falso:
A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar.
Não existindo outro motivo que por si só autorize a decretação da medida, a criança ou o adolescente será mantido em sua família de origem, a qual deverá obrigatoriamente ser incluída em programas oficiais de auxílio.
Verdadeiro.
Art. 23, parágrafo único.
Complete:
Art. 130. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária PODERÁ DETERMINAR, como medida cautelar, _______________.
O afastamento do agressor da moradia comum.
Fale acerca da Remissão no ECA.
- Remissão consiste no perdão.
- Antes de iniciado o procedimento judicial para apuração do ato infracional, o REPRESENTANTE DO MP poderá conceder a remissão, como forma de exclusão do processo.
- Após iniciado o processo, competirá à AUTORIDADE JUDICIÁRIA, importando em suspensão ou extinção do processo.
- A remissão não implica, necessariamente, o RECONHECIMENTO OU COMPROVAÇÃO DA RESPONSABILIDADE, NEM PREVALECE PARA EFEITO DE ANTECEDENTES, podendo haver a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto:
- > Colocação em regime de semi-liberdade; e
- > Internação. - A medida aplicada aplicada por força da remissão a PEDIDO EXPRESSO do (1) adolescente ou de seu representante legal, ou do (2) Ministério Público.
Verdadeiro ou Falso:
As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária A PEDIDO DE QUEM TENHA INTERESSE (adolescente, pais, responsável e MP).
Verdadeiro.
Art. 137.