Máculas hipocrômicas Flashcards
O que é vitiligo?
• É uma dermatose caracterizada por manchasacrômicas, em geral bilaterais e simétricas, deetiologia desconhecida.
O que implica a etiologia autoimune do vitiligo?
2) Autoimune: Destruição dos melanócitos pormecanismo imunológico – a frequente associação de vitiligo com doenças autoimunes e a presença no soro deautoanticorpos contra vários órgãos servem de base a essa teoria.
OBS: Investigar outras doenças autoimunes,principalmente lúpus, pois a fototerapiapode agravar as lesões do lúpus eritematosocutâneo e sistêmico. Doenças autoimunes da tiroide também são associadas.
Clínica vitiligo:
- Inicialmente, as lesões são hipocrômicas.
- Em algumas lesões recentes, pode ocorrer umaborda discretamente eritematosa. Em seguida,instala-se a mancha acrômica com borda, emgeral, hipercrômica (vitiligo tricrômico) econtorno bem definido.
- O crescimento da mancha é centrífugo, ou seja,do centro para a periferia e, por isso, as lesõescostumam ser ovaladas.• Acomete preferencialmente face, punhos, dorsodos dígitos, genitália, dobras naturais da pele,regiões periorificiais e eminências ósseas(cotovelos, maléolos).
- Simetria é a regra!
LESÕES ACRÔMICAS SIMÉTRICAS E BEM DELIMITADAS
Fenômeno de Koebner:
• O fenômeno de Koebner ou isomorfismo ocorreem 30 – 60% dos casos: Um trauma em região depele sã desencadeia, nesta, o surgimento delesões do mesmo tipo das encontradas em outrolocal do corpo. No caso de vitiligo, as lesõespodem adquirir aspecto linear.
Associação do vitiligo com outras doenças autoimunes:
• É relatada a associação com outras doença sautoimunes, incluindo diabetes, lupus, anemia perniciosa e doença tireoidiana, sendo esta amais comum, especialmente o hipotireoidismo.
Forma segmentar do vitiligo:
− As lesões tendem a acometer apenas umsegmento do corpo e respeitam a linhamédia.
− A progressão inicial costuma ser maisrápida e é comum o envolvimentoprecoce dos pelos, mas as lesões tendem a ser mais estáveis uma vezestabelecidas.
Forma não segmentar do vitiligo:
− Vulgar: Múltiplas lesões, simétricas,generalizada, mucosas podem estarenvolvidas.
− Universal: Despigmentação quasecompleta frequentemente associada àsíndrome de poliendocrinopatia
− Acrofacial/Acral: Periorificial e ponta dosdedos.
OBS: Há ainda o vitiligo focal (apenas uma lesão em umúnico local da pele ou uma única mucosa afetada), quepode se manter estável ou evoluir para as formassegmentar ou não segmentar
Pitiríase versicolor
ver cards Pitiríase versicolor
Hanseníase
ver cads hanseníase
Micose fungoide:
Linfoma cutâneo de células de T, semelhante a um cogumelo.
É uma doença crônica de evolução indolente
A forma inicial é a parapsoríase em placas.
As lesões da micose fungoide são caracterizadas como manchas, placas ou nódulos tumorais; os nódulos costumam ulcerar e infectar.
Máculas hipocrômicas mal delimitadas. Pode evoluir com Sd de Sézary.
Síndrome de Sézary:
Na síndrome de Sézary, a pele é difusamente vermelha com fissuras nas palmas das mãos e solas dos pés. Geralmente, a linfadenopatia é leve a moderada. Os sinais e sintomas estão principalmente relacionados com a pele, com febre, sudorese noturna e perda ponderal não intencional que aparece mais tarde no curso da doença.
Pitiríase alba características:
Estigma de atopia - eczemátide Normalmente está associada a xerose Mais comum em crianças e jovens Pode dar em qualquer lugar do corpo, sendo mais comum no tronco Sazonal, mais comum no verão
Dermatose do grupo dos eczemas, com manchas hipocrômicas mal definidas que aparecem geralmente na face, membros superiores e tronco e que involuem espontaneamente. Freqüente na infância. Pode associar-se a antecedentes atópicos. Exposição solar, banhos prolongados e sabões no inverno, são fatores desencadeantes.
DD pitiríase alba:
Hanseníase indeterminada, pitiríase versicolor e vitiligo. A luz de Wood é de extrema importância no diagnóstico diferencial dessas duas últimas enfermidades. Nessa manobra diagnóstica na pitiríase versicolor aparece fluorescência rósea-dourada e no vitiligo visualiza-se que se trata de mancha acrômica nacarada.
Tratamento pitiríase alba:
Hidratação e umectação da pele com cremes emolientes, que podem ser associados à substâncias higloscópicas (uréia 10%; lactato de amônio 12%), fotoprotetores. Cremes ou pomadas com corticosteróides. Cremes com ácido salicílico a 3% ou uréia a 10%.
Hipocromia residual:
Talvez a causa mais comum de mácula hipocrômica. Pessoas claras tendem a fazer hipocromia residual, morenas hipercromia.