CA de pele Flashcards
Conceito CBC:
- Trata-se de um tumor constituído de células morfologicamente semelhantes às células basais da epiderme, de crescimento lento, com capacidade invasiva localizada, embora destrutiva.
- Não provoca metástases, sendo, portanto, a neoplasia maligna de melhor prognóstico.
- Tumor cutâneo maligno de origem tricoblástica e aspecto histopatológico característico que raramente metastiza.
Epidemiologia CBC:
- É a neoplasia maligna mais comum (cerca de 50%com relação à totalidade de neoplasiasmalignas). No que concerne aos cânceres depele, sua frequência é a maior (cerca de 70%).
- Incide preferencialmente na idade adulta.
- É raro no negro, devido à proteção do pigmentoquanto à radiação solar. Sua frequência entrebrancos é tanto maior quanto mais claro for oindivíduo (olhos claros, cabelos louros, pele claraque não se pigmenta quando exposta aos raiossolares), sobretudo quando submetidos a maiorexposição de raios solares.
Etiopatogenia CBC:
- Fatores Etiológicos: Radiações de todos os tipos,desde as calóricas até as ionizantes, certas substâncias químicas, como os derivados do alcatrão e o arsênico e, em escala quase desprezível, cicatrizes antigas (raro quando comparado ao carcinoma espinocelular).
- Fatores Relevantes: Cor da pele e profissões de maior exposição às radiações (médicos, técnicos,marinheiros e lavradores).
Radiação ultravioleta exagerada com pele clara
Face, nariz (muitos fóliculos pilosos)
Fotoenvelhecimento + Ceratose actínica
HPV (especialmente no pênis)
Tabaco (especialmente na boca)
Clínica CBC:
Brilho perolado Translúcido Telangiectaias Pigmentação em pontos Friável Face, nariz (muitos fóliculos pilosos)
• A lesão mais característica do CBC é a lesão perolada, ou seja, lesão papulosa translúcida e brilhante, de coloração amarelo-palha, com telangiectasias.
− Às vezes a lesão papulosa perolada de dimensões pequenas é a única manifestação do CBC.
− Outras vezes, a pérola ocorre na borda da lesão, que cresce centrifugamente.
− Em outras, ainda, a pérola cresce como tal, tornando-se uma lesão globosa, em cuja superfície há dicretas telangiectasias – esse tipo de lesão acaba por ulcerar-se.
− Vegetante ou ulcerovegetante.
ATENÇÃO! Em torno das lesões não há inflamação, ou seja, as lesões estão encastoadas em pele sã, não havendo comprometimento ganglionar ou sistêmico.− A localização preferencial é na região cefálica, seguida de tronco e, finalmente, dos membros.
OBS: Quando a localização é nas orelhas, tende a ser mais agressivo, pois comumente é do tipo esclerodermiforme, infiltrativo, basoescamoso ou micronodular
– Acometimento das mucosas ocorreexclusivamente por contiguidade.
Quando suspeitar de CBC ? ****
- Cor amarelo palha
- Aspecto perolado
- Translúcido
- Telangiectasias atravessando a lesão
- Friável
CBC forma Papulonodular, Globosa ou Nodulocística:
✓ É a presentação mais comum.✓ A pápula é a lesão inicial (pequena e comaspecto perolado). Seu crescimento, apósanos, leva à forma globosa ou nodular, quepode medirvárioscentímetros e, senão tratada,ulcerará.
CBC ulcerado:
✓ Pode iniciar-se como uma pequena úlceraou em consequência do crescimento daforma globosa.✓ A inflamação émínima e asecreção serosa éinsignificante.✓ A borda é SEMPREperolada.
CBC terebrante:
Terebrante (Ulcus rodens)✓ É uma forma ulcerada com invasão rápida,provocando grandedestruição domaciço central daface, reunindo emum só orifício bocae fossas nasais Síndrome Gansosa.✓ Outras vezes, pode destruir o globo oculare invadir até mesmo a calota craniana.
CBC plano cicatricial:
Plano Cicatricial✓ É relativamente superficial e crescecentrifugamente, de modo que a parte central apresenta um aspecto cicatricial e aperiferia é sempre perolada.✓ Na lesão, podemocorrermicroulcerações comcicatrizaçãoposterior e, assim, ircrescendo.✓ É mais comum naregião orbitária.
CBC forma Superficial, Eritematosa ou Pagetoide:
✓ Representada por área geralmente oval,eritematoescamosa ou superficial,semelhante ao LE.✓ A borda é nítida,delimitada por umcordão muito fino,nem sempreperceptível.✓ Mais frequente notroco.✓ Tem certa correlação com a ingestão dearsênico, lembrando a Doença de Bowen.✓ É a apresentação do CBC própria dospacientes submetidos à radioterapia,porém sem evidências clínicas deradiodermite.✓ Na patologia, há brotos superficiais dotumor, a partir da epiderme.
CBC Esclerodermiforme, Fibrosante ou MorfeiaSímile:
Assemelha-se a uma placa deesclerodermia.✓ A borda não é nítida nem perolada.✓ A superfície é lisa e brilhante, de coramarelada e dura à palpação devido àfibrose.✓ É uma forma rara, de limites pocuodefinidos e infiltrativa. Esta característica,evidencia, na patologia, poucas camadasde células tumorais entre as fibrascolágenas.✓ Altamente recidivante.
V ou F: o CBC vegetante é muito comum.
F. É raro.
CBC pigmentado:
✓ Lesão papulosa, globosa ou ulcerada, comgrande quantidade de melanina, o queprovoca certa confusão com o melanoma.✓ É mais comum em negros.
CBC Fibroepitelial ou Fibroepitelioma de Pinkus:
✓ Lesões solitárias ou múltiplas, moles, muitasvezes pedunculadas, localizadas no dorso,lembrando fibromas.✓ Na histologia, pode-se observar massastumorais estreitas interconectadas comestroma proeminente, que lembram aceratose seborreia reticulada.
Síndrome do Nevo Basocelular (Síndrome deGarlin-Goltz):
✓ Consiste noaparecimento detumores nainfância, que, coma idade, aumentamem número etamanho.✓ Os tumores podem lembrar nevos oufibromas.✓ Outras manifestações da síndrome são:anormalidades nas costelas, espinha bífida,cistos odontogênicos na mandíbula,calcificação cerebral e retardo mental.