Licitação - Lei 8666 (Vigente até 1º Abril 2023) Flashcards
Segundo a Lei 8.666/93, quais são as finalidades fundamentais da realização do procedimento licitatório?
Art. 3º, Lei 8666/93
- Busca pela melhor proposta;
- Isonomia; e
- Garantia de desenvolvimento nacional.
A licitação será processada e julgada em estrita conformidade com quais princípios básicos?
Art. 3º, caput, da Lei 8.666/93.
LIMPPI JV
- Legalidade;
- Impessoalidade;
- Moralidade;
- IGUALDADE;
- Publicidade;
- PROBIDADE ADMINISTRATIVA;
- VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO;
- Julgamento objetivo; e
- Os que lhes são correlatos.
Conceitue licitação.
- Procedimento administrativo
- Por meio do qual entidades convocam interessados em
- Fornecer bens ou serviços, assim como locar ou adquirir bens públicos
- ESTABELECENDO UMA COMPETIÇÃO a fim de celebrar contrato com quem
- OFERECER MELHOR PROPOSTA (que, nem sempre, é o preço mais baixo).
Verdadeiro ou Falso:
Para que as pessoas interessadas participem de procedimento licitatório, é necessário que estas cumpram determinados requisitos. Entretanto, em razão do princípio da isonomia, só pode ser exigido dos licitantes o preenchimento de condições estritamente vinculadas ao objeto a ser contratado, sob pena de reduzir a qualidade de participantes.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
De acordo com a Constituição Federal, a Administração está obrigada a praticar licitação para a realização de obras, serviços e alienações, bem assim para concessão e permissão de serviços públicos.
Verdadeiro.
Qual a última fase da licitação na lei 8.666?
Adjudicação.
É o ato pelo qual se declara, oficialmente, o vencedor da licitação.
Verdadeiro ou Falso:
Mesmo após a realização da licitação, a Administração Pública não é obrigada a celebrar o contrato, de modo que o vencedor do procedimento licitatório possui somente EXPECTATIVA de direito à celebração do contrato, e não direito adquirido.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
A licitação, regulada pela Lei 8.666/93, destina-se a garantir a observância dos princípios constitucionais da isonomia e a selecionar propostas de preços mais baratos, para a Administração contratar compras, obras e serviços, devendo ser processada e julgada com observância da impessoalidade, igualdade e publicidade.
Falso.
Nem sempre a Administração Pública escolherá o menor preço, uma vez que ela pode escolher outros tipos de licitação, tais como melhor técnico, técnica e preço, maior lance ou menor oferta.
De quem é a competência para legislar sobre procedimento licitatório?
Consiste em competência concorrente entre a União, Estados e DF.
- À União compete a edição das normas gerais.
- Os Estados, Distrito Federal e os Municípios podem editar normas específicas.
A lei 8.666/93 é uma lei federal ou nacional?
Lei Nacional.
Verdadeiro ou Falso:
A lei 8.666/93 não contém somente normas gerais, tratando, também, de diversas outras normas específicas. Para a doutrina, os dispositivos da referida lei veiculadores de regras excessivamente específicas não se aplicam fora do âmbito federal.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Serão necessariamente precedidos de licitação, quando contratados com terceiros, as obras, serviços, compras e alienações, no âmbito da Administração Pública, salvo as hipóteses de DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E DE VEDAÇÃO.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
No que toca aos contratos administrativos precedidos de licitação, a Constituição Federal de 1988 prevê a obrigatoriedade da Administração garantir a manutenção das condições efetivas da proposta vencedora. Desse modo, em havendo circunstâncias excepcionais que tornem mais onerosa a execução contratual, a Administração deve, atendidos os requisitos legais, aumentar a remuneração do contratado para preservar sua margem de lucro. É o que se denomina de manutenção do equilíbrio econômico-financeiro.
Verdadeiro.
Art. 37, XXI, CF/88.
Ressalvadas as hipóteses em que se admite a contratação direta pela Administração, é necessária é prévia realização de procedimento licitatório. Quais são os 3 pressupostos fundamentais?
- PRESSUPOSTO LÓGICO: pluralidade de objetos e de ofertantes;
- PRESSUPOSTO JURÍDICO: consiste na conveniência e oportunidade na realização do procedimento licitatório. (Nem sempre o procedimento licitatório atenderá ao interesse público, autorizando a administração a contratar diretamente).
- PRESSUPOSTO FÁTICO: exigência de comparecimento de interessados em participar da licitação.
Verdadeiro ou Falso:
O fornecimento de passagens aéreas e terrestres enquadra-se no conceito de serviço previsto no art. 6º, II, da Lei nº 8.666/93, devendo sua contratação ser precedida de licitação.
Verdadeiro. Orientação Normativa nº 8 da AGU.
Verdadeiro ou Falso:
Dentre os órgãos e entidades que são obrigados a se submeter ao procedimento licitatório previsto na lei 8.666/93, têm-se os ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO, OS FUNDOS ESPECIAIS. AS AUTARQUIAS, AS FUNDAÇÕES PÚBLICAS e demais entidades controladas, direta ou indiretamente, pelo Poder Público, como as Organizações Sociais.
Verdadeiro.
Art. 1º, parágrafo único.
Verdadeiro ou Falso:
Embora, para a doutrina, os serviços sociais do sistema “s” estejam sujeitos ao dever de licitar, a 1ª Câmara do TCU decidiu que o procedimento licitatório a ser observado pelas paraestatais pode ser definido nos regimentos internos de cada entidade, não havendo obrigatoriedade de cumprimento estrito dos preceitos definidos na Lei nº 8.666/93.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Os conselhos de classe estão sujeitos ao dever de licitar, mas não são obrigados a seguir todas as peculiaridades da lei 8.666/93. Cabe aos mesmos estabelecer, em seus regimentos internos, detalhes acerca do procedimento licitatório a ser seguido.
Verdadeiro.
Na ADI 1717, foi atribuída a eles a qualidade de autarquia, uma vez que o Poder de Polícia não pode ser delegado a entidades de direito privado.
Verdadeiro ou Falso:
A OAB não está obrigada a realizar licitação.
Verdadeiro.
ADI 3.026/2006.
Porque é uma entidade sui generis.
Verdadeiro ou Falso:
(1) As contratações feitas por empresas públicas e sociedades de economia mista, em regra, exigem licitação. (2) Quanto às prestadoras de serviços públicos, não há exceção a essa regra. (3) Já no caso das exploradoras de atividade econômica, o procedimento licitatório é dispensado para contratação de objetos vinculados à sua atividade-fim; (4) em relação aos demais objetos, a licitação é obrigatória.
Verdadeiro.
Quais são as entidades que estão dispensadas do dever de licitar?
- Empresas privadas;
- Concessionárias de serviços públicos;
- Permissionárias de serviços públicos;
- OSs e OSCIPs; e
- OAB.
Fale acerca do seguinte princípio específico da licitação:
ISONOMIA.
- Segundo esse princípio, a administração não pode estabelecer preferências ou distinções em razão da naturalidade, sede ou domicílio dos licitantes ou qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o objeto do contrato.
Fale acerca do seguinte princípio específico da licitação:
COMPETITIVIDADE.
- A finalidade da licitação é buscar a melhor proposta. Para isso, é necessário que o procedimento seja aberto ao maior número possível de interessados.
- Desse modo, as exigências econômicas e técnicas devem se restringir ao estritamente indispensável para garantia do cumprimento das obrigações.
Fale acerca do seguinte princípio específico da licitação:
VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO LICITATÓRIO.
- A administração e os participantes do certame estão vinculados, além da lei geral, ao instrumento convocatório da licitação (edital ou convite).
- É vedado à Administração Pública, na fase de julgamento das propostas, alterar os critérios fixados no edital.
- Daí falar que o edital (ou convite) é a lei da licitação - Hely Lopes Meirelles.