Licitação e Contratos Adm. (Lei 14.133/21) Flashcards
O que é licitação?
É um procedimento administrativo prévio às contratações públicas, realizado em uma série concatenada de atos, legalmente distribuídos, culminando com a celebração do contrato.
Quem tem competência para legislar sobre licitações?
A União tem competência privativa para legislar sobre normas gerais de licitações e contratos administrativos aplicadas a todos os entes.
O que acontece caso a União, utilizando-se de sua competência privativa, criar normas específicas sobre licitação?
Tais dispositivos serão aplicáveis somente as licitações no âmbito federal. Isto é, essas regras são constitucionais para a União e inconstitucionais para os demais entes federados.
Quem deve realizar o procedimento licitatório?
O procedimento licitatório deve ser feito por todas as entidades que recebam dinheiro público. São elas: os entes da administração direta e indireta, os fundos especiais e as demais entidades controladas, direta ou indiretamente, pelo Poder Público.
Quais as finalidades da licitação?
As licitações têm como finalidade: viabilizar a contratação mais vantajosa à Administração, garantir o desenvolvimento nacional sustentável, bem como garantir a isonomia das contratações públicas.
Existe um prazo mínimo a ser respeitado ente a publicação do edital e a abertura dos envelopes? Este prazo é em dias úteis ou corridos? Explique.
A lei estabelece um intervalo mínimo que deve ser respeitado entre a publicação do instrumento convocatório e a data de abertura dos envelopes de documentação e propostas, sob pena de se considerar a licitação fraudulenta. Cada modalidade tem um prazo diferente. Em regra, o prazo é contado em dias corrido. Caso ele for contado em dias úteis deverá estar expressamente previsto no edital.
Explique as vantagens que as ME e EPP têm no que diz respeito ao desempate nas licitações.
As ME e EPP têm direito de preferência no desempate. Isso quer dizer que, antes de analisar os critérios de desempate, a ME ou EPP mais bem classificada poderá reduzir o calor da sua proposta e vencer a licitação. Além disso, se estas empresas apresentarem uma proposta até 10% maior que a proposta vencedora, a lei considera que houve um empate na licitação.
Como é feito o desempate na licitação?
Caso, uma vez analisados os critérios objetivos, haja empate na licitação deverá analisar os critérios sucessivos de desempate previstos na lei. Caso nenhum destes critérios apontados inicialmente sejam idôneos a desempatar a licitação, a lei determina outros critérios de preferência.
Explique o princípio da vinculação ao edital.
O edital vincula os licitantes e a Administração Pública à sua observância. A elaboração do edital pela Administração é livre e discricionária, mas, após sua publicação, ela fica vinculada àquilo que foi publicado.
Explique o princípio do julgamento objetivo.
O edital deve estabelecer de forma clara e precisa os critérios objetivos que serão utilizados para a seleção da proposta vencedora.
Explique o princípio do sigilo das propostas.
As propostas apresentadas pelos licitantes são sigilosas até a data da abertura dos envelopes, feita em conjunto por todos os concorrentes em sessão pública. A violação do sigilo da proposta representa improbidade administrativa e crime definido no Código Penal.
O procedimento licitatório é sigiloso? Explique.
Não. O procedimento licitatório e os seus atos são públicos. O sigilo é apenas relativo as propostas antes da abertura dos envelopes.
Explique o princípio da competitividade.
A licitação tem que ser um processo em que todos podem participar em igualdade de condições para que haja caráter competitivo e seja possível escolher a melhor proposta.
Explique o princípio da segregação de funções.
Cada etapa do procedimento deve ser realizada por um agente público diverso de forma a impedir que o mesmo agente atue em funções incompatíveis. Tal princípio visa evitar a ocorrência de equívocos, fraudes e utilização irregular de recursos públicos.
Explique o princípio do planejamento.
Este prevê a necessidade de que seja elaborado um plano de contratação anual, o qual vislumbra as necessidades e gastos daquele órgão ao longo do ano para propiciar uma melhor celebração de contratos e alocação de recursos.
Quais são os tipos de licitação?
Menor preço, melhor técnica ou conteúdo artístico, técnica e preço, maior lance, maior desconto e maior retorno econômico.
O que é o agente de contratação e qual a diferença para o agente de contratos?
O agente de contratação é um servidor efetivo do quadro permanente que tem a função de executar o procedimento licitatório. Já o agente de contratos é uma expressão genérica que abrange os servidores que atuam nos setores de licitação e contratos.
Explique a modalidade concorrência.
Utilizado para a contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns de engenharia. Quaisquer interessados podem participar. É considerada uma modalidade mais ampla pois abarca quase todos os tipos de licitação (apenas o maior lance não é possível).
Quais são as modalidades de licitação?
Concorrência, concurso, pregão, leilão e diálogo competitivo.
Explique a modalidade concurso.
Utilizado para selecionar trabalhos técnicos, científicos ou artísticos para incentivar o desenvolvimento cultural, mediante o pagamento de prêmio ou remuneração ao vencedor.
Explique a modalidade leilão.
Utilizado para a alienação de bens, móveis ou imóveis, pelo poder público àquele que ofertar o maior preço, seja ele igual ou superior ou valor da avaliação. Será sempre do tipo maior lance.
Explique a modalidade pregão.
Utilizado para a aquisição de bens e serviços comuns com o objetivo de gerar maior competitividade e propiciar a melhor contratação pelo menor preço. É realizado pelo pregoeiro e será sempre do tipo menor preço ou maior desconto.
Explique a modalidade do diálogo competitivo.
Utilizado para contratação de obras, serviços e compras em que a Administração realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critério objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos.
No que consiste a licitação para registro de preços e como ela funciona?
Utilizada para registrar os preços para o caso de eventual contratação posterior.
Neste procedimento os licitantes apresentam o valor unitário dos produtos e a Administração informa a quantidade máxima que poderá adquirir. Finalizada a licitação, os preços são registrados e terão validade de um ano, prorrogável uma vez por igual período. Durante este ano, a proposta fica a disposição da Administração, que poderá adquirir o bem selecionado quantas vezes ela precisar, desde que não ultrapasse o quantitativo licitado, realizando quantas contratações forem necessárias e convenientes, sem a necessidade de novo procedimento licitatório.
A Administração Pública fica vinculada com o vencedor na licitação para registro de preço? Explique.
O registro de preço não vincula a Administração ao vencedor de nenhuma forma, uma vez que sequer se sabe se haverá dotação orçamentária para celebração do contrato.
Na modalidade concurso, haverá a cessão de direitos do projeto do vencedor a Administração? Explique.
Sim. O vencedor deverá ceder a Administração todos os direitos patrimoniais relativos ao projeto e autorizar sua execução conforme juízo de conveniência e oportunidade das autoridades competentes.
Quais são as fases do procedimento licitatório comum (utilizado nas modalidades pregão e concorrência)?
Fase preparatória, divulgação do edital, apresentação de propostas, julgamento, habilitação, recurso e homologação.
Explique a fase preparatória do procedimento licitatório comum.
Nesta, a Administração Pública se prepara internamente para a licitação com a abertura do processo administrativo respectivo e a realização de atos preparatórios. O início do procedimento dá-se com a exposição de motivos da contratação, definição do objeto e das condições de execução e pagamento e, também, declaração de adequação orçamentária.