Introdução ao Direito Administrativo Flashcards

1
Q

Qual o conceito de Estado?

A

É a instituição organizada política, social e juridicamente, dotada de personalidade jurídica de Direito Público e submetida as normas estipuladas na Constituição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais os três elementos formadores do Estado?

A

Povo, governo e território.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é Estado de Direito?

A

A ideia de que a Administração Pública se submete ao direito posto, ao direito que ele mesmo instituiu.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual o conceito de governo?

A

É a cúpula diretiva do Estado que se organiza sob uma ordem jurídica por ele posta, a qual consiste no complexo de regras de direito baseadas e fundadas na Constituição Federal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é Administração Pública?

A

É o conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa, independentemente de qual dos três poderes que pertençam

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais são as fontes do Direito Administrativo?

A

Lei, jurisprudência, doutrina, princípios, costumes e tratados internacionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual(is) ente(s) tem competência para legislar sobre Direito Administrativo?

A

A competência para legislar sobre Direito Administrativo é, em regra, concorrente entre União, Estados e DF. Aos Municípios há essa possibilidade em caso de interesse local. Ademais, o art. 22, CF prevê algumas matérias que são de competência exclusiva da União.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como é o sistema francês de controle da Administração Pública? Este é o adotado pelo Brasil?

A

Neste, os atos da Administração Pública ficam sujeito à jurisdição especial do contencioso administrativo. É um tribunal de natureza administrativa. Há uma dualidade de jurisdição, pois o tribunal especial tem jurisdição em matéria administrativa e a jurisdição comum para as demais matérias. Este não é o sistema adotado pelo Brasil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como é o sistema inglês de controle da Administração Pública? Este é o adotado pelo Brasil?

A

Todos os litígios, administrativos ou privados, são levados à justiça comum. Isto, contudo, não impede que a Administração Pública controle os seus próprios atos. Para se recorrer ao judiciário não é necessário o esgotamento das vias administrativas. É o sistema adotado pelo Brasil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual é o critério legalista para conceituação de Direito Administrativo? Qual a crítica a ele?

A

Direito Administrativo seria o conjunto da legislação adiministrativa existente no país. Este foi criticado pois ignora o papel fundamental da doutrina e da jurisprudência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Segundo o critério do Poder Executivo, qual seria o conceito de Direito Administrativo? Qual a crítica a este?

A

Complexo de leis que regulam a atuação do Executivo. É criticado pois ignora a função desta área fora do âmbito do Poder Executivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Segundo o critério das relações jurídicas, qual seria o conceito de Direito Administrativo? Qual a crítica a este conceito?

A

Direito Administrativo seria aquele que disciplina as relações entre a administração pública e o particular. A crítica relaciona-se ao fato de outras áreas também terem essa mesma função.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Segundo o critério do serviço público, qual seria o conceito de Direito Administrativo? Qual a crítica à ele?

A

O Direito Administrativo seria o ramo do direito que disciplina os serviços públicos prestados à coletividade. Este conceito foi criticado, pois outras áreas também estão ligadas a serviços públicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Segundo o critério finalístico, qual o conceito de Direito Administrativo? Qual a crítica a ele?

A

É aquele que regula a atividade do Estado para o cumprimento dos seus fins. Este conceito foi considerado insuficiente, pois não abarca todas as funções do Direito Administrativo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Segundo o critério negativista, qual o conceito de Direito Administrativo? Qual a crítica?

A

O conceito de Direito Administrativo se daria por exclusão. É aquilo que não pertence as outras áreas. Este foi criticado por ser considerado insatisfatório.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que é regime jurídico administrativo?

A

É o conjunto harmônico de princípios que definem a lógica da atuação do ente público, a qual se baseia na existência de limitações e prerrogativas em face do interesse público.

17
Q

Qual a diferença entre o interesse público primário e secundário? Em caso de conflito, qual deles prevalece?

A

O interesse público primário são as necessidades da coletividade. O secundário, por sua vez, são as necessidades do Estado como sujeito de direito. O interesse público primário prevalece sobre o secundário.

18
Q

Explique o princípio da soberania do interesse público sobre o privado.

A

Todas as condutas do Estado devem ter a finalidade de satisfazer os interesses coletivos. Em razão disso, a Administração Pública é colocada em posição privilegiada quando se relaciona com particulares, sendo-lhe garantidas diversas prerrogativas.

19
Q

Explique o princípio da indisponibilidade do interesse público.

A

Segundo este, o Estado não pode deixar de atuar quando as necessidades da coletividade o exigirem.

20
Q

Quais são os princípio administrativos explícitos na constituição?

A

Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

21
Q

Explique o princípio da legalidade.

A

Só é possível ao administrador fazer o que é determinado pela lei. Não pode praticar condutas que considere devidas, sem que haja embasamento legal específico.

22
Q

Explique o princípio da impessoalidade.

A

A atuação do agente público deve ser pautada pelos interesses da coletividade, nunca para beneficiar ou prejudicar um indivíduo em especial. Também se dá no sentido de que quem pratica os atos é a Administração Pública, não a pessoa do agente.

23
Q

Explique o princípio da moralidade.

A

Exige honestidade, lealdade e boa-fé no exercício da função administrativa

24
Q

Explique o princípio da intranscendência.

A

Este proíbe a aplicação de penas a entidades federativas devido a atos de um gestor anterior, para não prejudicar a governabilidade do atual.

25
Q

Explique o princípio da publicidade. Qual sua exceção?

A

Este princípio proíbe a edição de atos secretos pelo Poder Público, o qual deve atuar de forma plena e transparente. Prevê o necessário conhecimento público acerca das atividades praticadas no exercício da função administrativa. Tal princípio apresenta-se como forma de controle da Administração Pública e, também, é requisito de eficácia dos atos administrativos. A Constituição Federal e Lei de Acesso às Informações preveem exceções a publicidade nos casos em que deve resguardar a segurança nacional e o relevante interesse coletivo, dentre outras hipóteses.

26
Q

Explique o princípio da eficiência.

A

Este estabelece que a atividade administrativa deve ser exercida com presteza e com bom desempenho funcional. Deve-se buscar alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público e, também, uma célere solução das controvérsias nos processos administrativos.

27
Q

Explique o princípio do contraditório e da ampla defesa.

A

Este é o direito garantido ao particular de saber o que acontece no processo administrativo ou judicial de seu interesse, bem como seu direito de manifestar-se e influenciar na decisão. A ampla defesa, no que lhe diz respeito, é o direito à defesa prévia, técnica e ao duplo grau de julgamento.

28
Q

Explique o princípio da continuidade.

A

Este prevê a prestação ininterrupta da atividade administrativa. É a exigência que a atividade do Estado seja contínua, não podendo parar a prestação dos serviços.

29
Q

Explique o princípio da autotutela.

A

Este estabelece o poder da Administração Pública de ter o controle dos seus atos, podendo revê-los. Pode anular os atos eivados de vícios que os tornem ilegais e, também, pode revoga-los por motivos de conveniência e oportunidade, ressalvado o direito adquirido. Não há interferência do Poder Judiciário e pode ser feito de ofício.

30
Q

Explique o princípio da razoabilidade.

A

Este visa impedir que o Administrador atue de forma desarrazoada. Ele não pode valer-se da lei para agir de forma ilegal e arbitrária, fora dos padrões éticos e adequados. Se o fizer, sua conduta será ilegítima, ilegal e poderá ser anulada.

31
Q

Explique o princípio da proporcionalidade.

A

Está contido no princípio da razoabilidade. A partir deste princípio, espera-se sempre uma atuação proporcional do agente público, um equilíbrio entre os motivos para a prática do ato e a consequência jurídica dele.

32
Q

Explique o princípio da motivação.

A

Trata-se de um dever imposto ao ente estatal de indicar os fundamentos fáticos e jurídicos justificadores da prática do ato administrativo. A motivação é indispensável para o controle dos atos administrativos.

33
Q

Explique o princípio da isonomia.

A

Este prevê que a Administração Pública deve tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida das suas desigualdades (igualdade material).

34
Q

Explique o princípio da finalidade.

A

Este quer dizer que a atuação do agente público deve visar a finalidade pública, previamente estipulada pela lei, sem buscar beneficiar determinada pessoa. Seu descumprimento configura uma espécie de abuso de poder, a saber, o desvio de finalidade/poder.

35
Q

Explique o princípio da especialidade.

A

Segundo este princípio, para se alcançar uma maior eficiência, os entes estatais transferem a terceiros especializados a execução de alguns serviços públicos. É a chamada descentralização. A partir desta, podem ser criadas autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista, as quais executam funções específicas e estão sujeitas ao controle do ente da Administração Direta responsável pela sua criação.

36
Q

Explique o princípio da segurança jurídica.

A

Este princípio garante que os cidadãos não serão surpreendidos por alterações repentinas na ordem jurídica. Assim sendo, as alterações supervenientes não devem retroagir para atingir situações pretéritas.

37
Q

Explique o princípio da presunção de legalidade e veracidade das condutas estatais.

A

Segundo este, o ato administrativo goza de fé pública e os fatos apresentados em sua prática presumem-se verdades. Trata-se de uma presunção relativa, cabendo ao particular a prova em contrário, sendo que eventual anulação tem efeito ex tunk.