Introdução ao Direito Administrativo Flashcards
Qual o conceito de Estado?
É a instituição organizada política, social e juridicamente, dotada de personalidade jurídica de Direito Público e submetida as normas estipuladas na Constituição.
Quais os três elementos formadores do Estado?
Povo, governo e território.
O que é Estado de Direito?
A ideia de que a Administração Pública se submete ao direito posto, ao direito que ele mesmo instituiu.
Qual o conceito de governo?
É a cúpula diretiva do Estado que se organiza sob uma ordem jurídica por ele posta, a qual consiste no complexo de regras de direito baseadas e fundadas na Constituição Federal.
O que é Administração Pública?
É o conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa, independentemente de qual dos três poderes que pertençam
Quais são as fontes do Direito Administrativo?
Lei, jurisprudência, doutrina, princípios, costumes e tratados internacionais.
Qual(is) ente(s) tem competência para legislar sobre Direito Administrativo?
A competência para legislar sobre Direito Administrativo é, em regra, concorrente entre União, Estados e DF. Aos Municípios há essa possibilidade em caso de interesse local. Ademais, o art. 22, CF prevê algumas matérias que são de competência exclusiva da União.
Como é o sistema francês de controle da Administração Pública? Este é o adotado pelo Brasil?
Neste, os atos da Administração Pública ficam sujeito à jurisdição especial do contencioso administrativo. É um tribunal de natureza administrativa. Há uma dualidade de jurisdição, pois o tribunal especial tem jurisdição em matéria administrativa e a jurisdição comum para as demais matérias. Este não é o sistema adotado pelo Brasil.
Como é o sistema inglês de controle da Administração Pública? Este é o adotado pelo Brasil?
Todos os litígios, administrativos ou privados, são levados à justiça comum. Isto, contudo, não impede que a Administração Pública controle os seus próprios atos. Para se recorrer ao judiciário não é necessário o esgotamento das vias administrativas. É o sistema adotado pelo Brasil.
Qual é o critério legalista para conceituação de Direito Administrativo? Qual a crítica a ele?
Direito Administrativo seria o conjunto da legislação adiministrativa existente no país. Este foi criticado pois ignora o papel fundamental da doutrina e da jurisprudência.
Segundo o critério do Poder Executivo, qual seria o conceito de Direito Administrativo? Qual a crítica a este?
Complexo de leis que regulam a atuação do Executivo. É criticado pois ignora a função desta área fora do âmbito do Poder Executivo.
Segundo o critério das relações jurídicas, qual seria o conceito de Direito Administrativo? Qual a crítica a este conceito?
Direito Administrativo seria aquele que disciplina as relações entre a administração pública e o particular. A crítica relaciona-se ao fato de outras áreas também terem essa mesma função.
Segundo o critério do serviço público, qual seria o conceito de Direito Administrativo? Qual a crítica à ele?
O Direito Administrativo seria o ramo do direito que disciplina os serviços públicos prestados à coletividade. Este conceito foi criticado, pois outras áreas também estão ligadas a serviços públicos.
Segundo o critério finalístico, qual o conceito de Direito Administrativo? Qual a crítica a ele?
É aquele que regula a atividade do Estado para o cumprimento dos seus fins. Este conceito foi considerado insuficiente, pois não abarca todas as funções do Direito Administrativo.
Segundo o critério negativista, qual o conceito de Direito Administrativo? Qual a crítica?
O conceito de Direito Administrativo se daria por exclusão. É aquilo que não pertence as outras áreas. Este foi criticado por ser considerado insatisfatório.