LI3 Flashcards
Quais as linhas de inspeção no abate de bovinos?
LINHA A: Exame dos pés (nos estabelecimentos exportadores);
LINHA B: Exame do conjunto cabeça-língua
LINHA C: Cronologia Dentária (facultativa);
LINHA D: Exame do trato gastrintestinal e mais do baço, pâncreas, vesícula urinária e útero;
LINHA E: Exame do Fígado;
LINHA F: Exame dos Pulmões e Coração;
LINHA G: Exame dos Rins;
LINHA H: Exame dos lados externo e interno da parte caudal da carcaça e nodos-linfáticos correspondentes;
LINHA I: Exame dos lados externo e interno da parte cranial da carcaça e nodos pré-escapulares”.
Após o esgotamento das reservas de glicogênio e creatino fosfato, ocorre uma rápida diminuição da concentração de ATP e seu efeito de relaxamento sobre as fibras musculares desaparece (não há mais a retirada dos íons cálcio do citoplasma).
Verdade
O colágeno, proteína fibrosa, contém fibras que cedem bastante à tração e retornam à forma original quando cessa a força.
FALSO
Colágeno: quando é aquecido, adquire forma semelhante à gelatina. Influencia na maciez da carne;
Elastina: contém fibras que cedem bastante à tração e retornam à forma original quando cessa a força
Quais são os nodos-linfáticos incisados na rotina da inspeção “post mortem”?
Apical…………………………A
Atloidiano…………………..At
Costo-Cervical……………..C
Esofagiano…………………..E
Hepáticos……………………H
Ilíacos…………………………I
Inguinais…………………….In
Isquiático……………………Is
Mediastinais……………….M
Mesentéricos………………Me
Parotidiano…………………P
Poplíteos…………………….Pp
Pré-Crural……………………Pc
Pré-Escapulares……………Pe
Pré-Peitorais………………..Pt
Retrofaringeanos………….R
Retromamário………………Rm
Subescapulares…………….S
Sublinguais…………………..Sl
Supra-esternal………………Se
Traqueo-brônquicos………Tb”
No músculo PSE tem-se encontrado elevada atividade ATPásica e de enzimas glicolíticas. No soro destes animais encontram-se, também, maiores conteúdos de creatinofosfoquinases.
Verdade
Em suínos sensíveis ao estresse, a quantidade de íons cálcio liberados das mitocôndrias em anaerobiose é, aproximadamente, o dobro da liberada em suínos resistentes ao estresse, além da capacidade do retículo sarcoplasmático de reter esses íons. Somada a isso, em músculo PSE tem-se encontrado elevada atividade ATPásica e de enzimas glicolíticas. No soro destes animais encontram-se maiores conteúdos de creatinofosfoquinases. Este último achado coincide com o fato de que no momento do abate, o conteúdo de creatino fosfato nesses animais está diminuído. Isto significa que a utilização do glicogênio começa antes em músculos PSE, levando a uma rápida queda do pH
O sarcolema da célula muscular forma invaginações que aumentam a superfície da região e contém receptores nicotínicos que se abrem quando reconhecem a acetilcolina.
Verdade
As chapas tipo 2 são indicadoras do motivo de sequestro. De cor vermelha e sem número, são distribuídas em quantidade suficiente em todas as linhas de inspeção, exceto na linha C – cronologia dentária.
FALSO
Exceto na linha A – Exame de cascos.
A carne DFD tem uma vida de prateleira muito reduzida, pois, devido ao elevado valor de pH, as proteínas miofibrilares apresentam máxima capacidade de retenção de água, o que favorece a proliferação bacteriana”.
VERDADE
De 60-80% a carne é composta por água, de 16-22% por proteínas e 3-13% por gordura, além de cinzas, carboidratos, vitaminas e minerais.
VERDADE
A desoxigenação da oximioglobina resulta na mioglobina reduzida que é muito instável.
VERDADE
A desoxigenação da oximioglobina resulta na mioglobina reduzida que é muito instável. As condições que causam desoxigenação também são responsáveis pela oxidação formando a metamioglobina, de coloração marrom, indesejável. A formação desta cor constitui um sério problema para a venda da carne, porque a maioria dos consumidores a associam com um longo período de armazenamento, embora possa haver a formação da metamioglobina em poucos minutos
O sarcômero, unidade funcional do músculo, presente nas miofibrilas, é definido como a distância entre dois discos Z.
VERDADE
Quando o pH se apresenta abaixo de 5,0 a mioglobina desnatura, formando metamioglobina e o ânions superóxido O2
VERDADE
Além do efeito sobre a cor, o pH também está relacionado a outras propriedades qualitativas da carne, como capacidade de retenção de água, solubilização de proteínas e taxa de desenvolvimento microbiano. Carne com pH acima de 6,0 apresentam-se escura, pois o consumo mitocondrial de oxigênio é alto e permanece assim por um período mais prolongado que nas carnes com pH mais baixo. Quando ocorre a diminuição gradual do pH pós-abate até o nível de 5,6 a carne apresenta cor normal, vermelha, tolerando bem a exposição ao ar. Já quando o pH apresenta-se abaixo de 5,0 a mioglobina desnatura, formando metamioglobina e o ânions superóxido O2
As carcaças destinadas à salsicharia têm suas grandes massas musculares, com duas incisões profundas em forma de “S”, praticadas, respectivamente, no coxão duro (traseiro) e no braço-paleta (dianteiro). Ainda, são cortados o “patinho”, coxão mole, lombo e filet-mignon. São, ainda, carimbadas com o carimbo retangular Modelo 12
VERDADE
O músculo é um conjunto de feixes de fibras musculares que formam uma estrutura organizada. Esta estrutura é envolta por uma película de tecido conjuntivo, o epimísio – na qual tem a função de unir aos pontos de origem e inserção formando os tendões dos músculos.
VERDADE
Na carne fresca, substâncias redutoras favorecem o acúmulo de metamioglobina.
FALSO
EVITAM
As carcaças destinadas ao charque devem ser assinaladas, com um corte, transversal, nos músculos da face posterior do antebraço e anterior da perna e também no filet-mignon (músculos psoas), sendo que neste com corte duplo em X. São carimbadas com o carimbo retangular Modelo 11.
VERDADE
Afora a primeira carcaça, as demais, de cada lote, são individualmente marcadas (as duas metades), na pleura ou no peito, a lápis-tinta ou com etiqueta de papel, em numeração crescente, seguida do número do lote e data de matança.
VERDADE
Encontram-se na carne proteínas de três formas: sarcoplasmáticas (enzimas e mioglobina), miofibrilares (actina, miosina, actomiosina) e insolúveis (colágeno, elastina e reticulina).
VERDADE
A despolarização que chega pelos túbulos T provoca a saída de cálcio que estava armazenado nas cisternas do retículo sarcoplasmático para o citosol que envolve as miofibrilas, sendo um fator desencadeador da contração muscular. Quando a onda de despolarização termina, os íons Ca são transportados de volta para as cisternas do retículo por transporte ativo e a fibra muscular relaxa.
VERDADE
O potencial de ação libera acetilcolina na fenda entre membrana do axônio e célula muscular provendo a entrada de íons sódio através do sarcolema no local da junção, gerando hiperpolarização ao longo da membrana.
FALSO
Gera DESPOLARIZAÇÃO!!!
Na linha F, ao proceder o exame do coração, deve-se examinar com um golpe vista o coração o pericárdio, antes mesmo de sua abertura, seguindo de incisão. Procede-se ao exame visual da superfície do coração (pericárdio), sob a água morna corrente a 38-40ºC, com vistas especialmente à pesquisa de cisticercose.
FALSO
A superfície do coração avaliada é o epicárdio.
As carcaças destinadas à conserva são carimbadas com o carimbo retangular Modelo 10, do RIISPOA.
FALSO
Têm cortadas suas grandes massas musculares, com duas incisões profundas em forma de C, praticadas, respectivamente, no coxão duro (quarto traseiro) e na região braço-paleta (quarto dianteiro); são ainda cortados o “patinho”, coxão mole, lombo e “filet-mignon”. São, ainda, carimbadas com o carimbo retangular Modelo 6, do RIISPOA.
RIISPOA
Art. 467. Os diferentes modelos de carimbos do SIF…
VI - modelo 6:
a) dimensões: 7cm x 6cm (sete centímetros por seis centímetros);
b) forma: retangular no sentido horizontal;
c) dizeres: a palavra “Brasil” colocada horizontalmente no canto superior esquerdo; abaixo no canto inferior esquerdo, as iniciais “S.I.F.”; na lateral direita, dispostas verticalmente as letras “E”, “S” ou “C” com altura de 5cm (cinco centímetros); ou “TF” ou “FC” com altura de 2,5cm (dois centímetros e meio) para cada letra; e
d) uso: para carcaças ou partes de carcaças destinadas ao preparo de produtos submetidos aos processos de esterilização pelo calor (E), de salga (S), de cozimento (C), de tratamento pelo frio (TF) ou de fusão pelo calor (FC);
Os músculos são constituídos por uma série de proteínas, sendo estas dispostas em forma de filamentos ou dispersas no sarcoplasma. As proteínas dos miofilamentos possuem basicamente função motora, enquanto as sarcoplasmáticas possuem função regulatória.
As principais proteínas dos miofilamentos são a actina (filamentos finos) e a miosina (filamentos grossos), que respondem por cerca de 75% a 80% do total das proteínas dos miofilamentos e encontram-se sobrepostas de maneira a tornar possível o deslizamento de uma sobre a outra no momento da contração muscular.
VERDADE
Deve-se examinar o ligamento cervical – tendo em mira eventuais lesões secundárias de oncocercose ou brucelose -, além de observar as superfícies ósseas expostas e se há rigidez muscular.
VERDADE
O valor final do pH da carne influi na conservação e em propriedades tecnológicas da carne. Uma acidificação adequada da carne corresponde a valores de pH entre 5,4 e 5,8.
VERDADE