INSTRUÇÃO NORMATIVA 77 Flashcards
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 77, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2018
Ficam estabelecidos os critérios e procedimentos para a produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial.
VERDADE
Contagem padrão em placas: contagem de microrganismos - bactérias, leveduras e fungos filamentosos - capazes de formar colônias contáveis em meio de cultura sólido e sob incubação aeróbica por setenta e duas horas a uma temperatura de trinta graus Celsius
VERDADE
Tanque de expansão direta: é o tanque de refrigeração dimensionado de modo a permitir a refrigeração do leite cru até temperatura igual ou inferior a 4,0°C (quatro graus Celsius) no tempo máximo de três horas, independentemente de sua capacidade, com as características de desempenho e
eficiência de acordo com regulamento técnico específico.
VERDADE
Transvase: é a transferência em sistema fechado entre tanques isotérmicos de veículos transportadores
do leite cru refrigerado coletado na propriedade rural.
VERDADE
Teste do Álcool/Alizarol 72% v/v: prova físico-química executada por meio da adição e mistura de
volumes iguais de leite e de uma solução de alizarol 72% v/v (1,2 dihidroxiantraquinona - alizarina - a 0,2
% m/v em álcool etílico com graduação alcoólica de 72% v/v neutralizado), realizando-se interpretação
conforme aspecto assumido pela mistura.
VERDADE
A sanidade do rebanho leiteiro deve ser acompanhada por médico veterinário, conforme
estabelecido em normas específicas e constar nos programas de autocontrole dos estabelecimentos.
Art. 4º As atribuições do médico veterinário responsável pela propriedade rural incluem:
I - o controle sistemático de parasitoses;
II - o controle sistemático de mastites; e
III - o controle de brucelose (Brucella abortus) e tuberculose (Mycobacterium bovis), respeitando normas e procedimentos estabelecidos no Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal.
VERDADE
A divisão responsável pela política e desenvolvimento agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura - SFA - do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fará o acompanhamento da execução dos planos de qualificação de fornecedores de leite por meio de auditorias in loco.
VERDADE
O estabelecimento deve manter registros auditáveis que evidenciem a regular execução e o
atingimento das metas estabelecidas no plano pelo período mínimo de ____
12 meses.
O estabelecimento deve realizar auditorias internas anuais para avaliação da efetividade do plano de qualificação de fornecedores e manter os respectivos relatórios arquivados.
VERDADE
DO USO DE TANQUES COMUNITÁRIOS
O titular e o responsável pela recepção do leite devem estar capacitados pelo estabelecimento
para desempenharem as seguintes atividades:
I - higienização dos equipamentos, utensílios e do veículo transportador;
II - determinação do volume ou pesagem do leite;
III - seleção pelo teste do Álcool/Alizarol, em cada latão, com concentração mínima de 72%v/v , não podendo ser adicionado ao tanque leite com resultado positivo; e
IV - registro em planilhas da identificação do produtor, volume, data e a hora da chegada do leite e o resultado do teste do Álcool/Alizarol.
VERDADE
DO USO DE TANQUES COMUNITÁRIOS
O leite, ao ser adicionado ao tanque, deve ser coado e refrigerado à temperatura máxima de 4,0°C (quatro graus ), em até três horas.
VERDADE
As partes metálicas do carro-tanque isotérmico que entram em contato com o leite cru devem ser construídas em aço inoxidável austenítico pertencente à série AISI 300 que atenda à especificação do fabricante para contato com alimentos, especialmente o leite cru, e para as substâncias higienizantes empregadas em sua limpeza.
VERDADE
DA COLETA E DO TRANSPORTE DO LEITE
O veículo transportador de leite cru refrigerado deve atender as seguintes especificações:
I - a mangueira coletora deve ser constituída de material atóxico e especificada para entrar em contato com alimentos e resistir ao sistema de higienização Cleaning In Place - CIP, apresentar-se íntegra, internamente lisa e fazer parte dos equipamentos do veículo;
II - ser provido de refrigerador ou caixa isotérmica de material não poroso de fácil limpeza, para o transporte de amostras que devem ser mantidas sem congelamento em temperatura de até 7,0°C até a chegada ao estabelecimento; e
III - ser dotado de dispositivo para proteção das conexões, bem como de local para guarda dos utensílios e aparelhos utilizados na coleta.
VERDADE
Para fins de rastreabilidade, na coleta do leite por meio de carro-tanque isotérmico, deve ser colhida amostra do leite de cada tanque de refrigeração individual ou de uso comunitário, previamente à captação, identificada e conservada até a recepção no estabelecimento.
VERDADE
O leite oriundo da propriedade rural ao passar por um posto de refrigeração deve ser analisado para as determinações dispostas no art. 31 e em seguida refrigerado em equipamento a placas até atingir temperatura não superior a 4,0oC (quatro graus Celsius).
VERDADE
O tempo transcorrido entre as coletas de leite nas propriedades rurais não deve ser superior a quarenta e oito horas.
VERDADE
Os carros-tanques devem ser lavados externamente antes do descarregamento e higienizados internamente após cada descarga do leite, juntamente com os seus componentes e acessórios.
VERDADE
É permitido o transporte de leite em latões ou tarros, em temperatura ambiente, desde que seja entregue ao estabelecimento processador em até duas horas após o final de cada ordenha.
VERDADE
A temperatura do leite cru refrigerado no ato de sua recepção pelo estabelecimento não deve ser superior a 7,0oC (sete graus Celsius), admitindo-se, excepcionalmente, o recebimento até 9,0 °C (nove graus Celsius).
VERDADE
O estabelecimento deve realizar o controle diário do leite cru refrigerado de cada compartimento
do tanque do veículo transportador, contemplando as seguintes análises:
I - temperatura;
II - teste do Álcool/Alizarol na concentração mínima de 72% v/v
III - acidez titulável;
IV - índice crioscópico;
V - densidade relativa a 15/15oC (quinze/quinze graus Celsius);
VI - teor de gordura;
VII - teor de sólidos totais e teor de sólidos não gordurosos;
VIII - pesquisas de neutralizantes de acidez;
IX- pesquisas de reconstituintes de densidade ou do índice crioscópico; e
X - pesquisas de substâncias conservadoras.
VERDADE
OBS: NÃO TEM TEOR DE PROTEÍNA
O estabelecimento que receber leite em latões deve adotar os seguintes procedimentos:
I - seleção diária do leite, vasilhame por vasilhame, através do teste do Álcool/Alizarol na concentração mínima de 72% v/v;
II - retirada de uma alíquota composta de amostras de leite de todos os latões constantes no veículo transportador para realização das análises previstas no art. 31, à exceção da mensuração da temperatura.
VERDADE
Para detecção de resíduos de produtos de uso veterinário a análise deve ser realizada no leite do conjunto dos tanques ou dos latões de cada veículo transportador.
§ 1º Para cada recebimento do leite, deve-se realizar análise de no mínimo dois grupos de antimicrobianos.
§ 2º O estabelecimento deve realizar, em frequência determinada em seu autocontrole, análise do leite para todos os grupos de antimicrobianos para os quais existam especificações de triagem analíticas disponíveis.
VERDADE
O estabelecimento deve realizar análise individual do leite de todos os produtores para determinação do índice crioscópico, pesquisa de neutralizantes de acidez, reconstituintes de densidade ou do índice crioscópico e substâncias conservadoras, conforme cronograma definido no seu programa de autocontrole
VERDADE
O leite cru refrigerado, estocado nos tanques de refrigeração individual ou de uso comunitário, bem como o leite recebido em latões devem ser coletados para análise em laboratório da RBQL, com frequência mínima de uma amostra mensal, para avaliação dos seguintes parâmetros:
I - teor de gordura;
II - teor de proteína total;
III - teor de lactose anidra;
IV - teor de sólidos não gordurosos;
V - teor de sólidos totais;
VI - contagem de células somáticas;
VII - contagem padrão em placas;
VIII - resíduos de produtos de uso veterinário; e
IX- outros que venham a ser determinados em norma complementar.
VERDADE
O estabelecimento deve interromper a coleta do leite na propriedade que apresentar, por três
meses consecutivos, resultado de média geométrica fora do padrão estabelecido em Regulamento Técnico
de Identidade e Qualidade do leite cru refrigerado para Contagem Padrão em Placas - CPP
- Para restabelecimento da coleta do leite, deve ser identificada a causa do desvio, adotadas as ações corretivas e apresentado 1 (um) resultado de análise de Contagem Padrão em Placas - CPP - dentro do padrão, emitido por laboratório da RBQL.
VERDADE
Em caso de comprovação do atendimento ao artigo 44 e apresentação do resultado de análise de
Contagem Padrão em Placas - CPP dentro do padrão, emitido por laboratório da RBQL no mesmo mês referente à terceira média geométrica fora do padrão, a interrupção de que trata o caput não se aplicará, mantendo-se esta condição enquanto os resultados de análises mensais estiverem abaixo de 300.000
UFC/mL.
VERDADE
Para iniciar a coleta de leite de novos produtores, o estabelecimento deve verificar e registrar que os fornecedores atendem às boas práticas agropecuárias e que o leite apresenta resultado dentro do padrão para Contagem Padrão em Placas - CPP emitido por laboratório da RBQL.
VERDADE
estabelecimento deve realizar análise de contagem padrão em placas do leite cru refrigerado antes do seu processamento, com frequência mínima mensal, em laboratório da RBQL, devendo atender ao padrão disposto em regulamento técnico específico.
VERDADE