Lei de Improbidade Administrativa Flashcards
A ideia de probidade, intimamente ligada à da __________ administrativa, informa que os agentes devem servir à Administração Pública com ___________, exercendo suas atribuições no intuito de alcançar o _________ _______, sem tirar ________ _______ dos poderes inerentes a elas.
A ideia de probidade, intimamente ligada à da moralidade administrativa, informa que os agentes devem servir à Administração Pública com honestidade, exercendo suas atribuições no intuito de alcançar o interesse público, sem tirar proveito pessoal dos poderes inerentes a elas.
Improbidade administrativa é termo técnico para designar:
corrupção administrativa, aquisição de vantagens indevidas, exercício de funções nocivas, utilizando para isso o tráfico de influência nas esferas da Administração Pública, favorecendo poucos em detrimento dos interesses da sociedade, concedendo favores e privilégios ilícitos.
Caso descumprido o dever de probidade por parte do agente público, terão cometidos os chamados;
atos de improbidade administrativa.
CF, art. 37, § 4º Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos ________ _________, a perda da ______ _______, a indisponibilidade dos ____ e o ______________ ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ____ _____ _______.
CF, art. 37, § 4º Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
MNEMÔNICO R.I.S.P (Ressarcimento / Indisponibilidade / Suspensão / Perda)
A abrangência da Lei de Improbidade Administrativa (ou LIA) é:
nacional, aplicável a atos de improbidade cometidos em todos os entes da federação (União, Estados, DF e Municípios) e em todos os Poderes.
CERTO OU ERRADO:
Um ato de improbidade administrativa acarretará a perda dos direitos políticos e a suspensão da função pública.
ERRADO! Ao contrário! Acarretará na suspensão dos direitos políticos e a perda da função pública.
O legislador definiu três categorias de atos de improbidade administrativa:
- importam enriquecimento ilícito
- causam prejuízo ao erário
- atentam contra os princípios da administração pública
O rol de categorias de atos de Improbidade é:
exemplificativo.
Os atos de improbidade administrativa mais graves e, portanto, com consequências mais severas, são em ordem:
1° - enriquecimento ilícito.
2° - prejuízo ao erário
3° - atenta contra os princípios da administração pública
Se uma mesma conduta de improbidade administrativa puder ser enquadrada em mais de uma categoria, o que acontece?
A infração mais grave irá absorver a conduta menos grave, sendo aplicadas as sanções da infração mais grave.
Considera-se ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de ________ ___________ indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade públicos.
Considera-se ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade públicos.
O art. 9º da LIA apresenta uma lista exemplificativa de 12 condutas enquadradas como enriquecimento ilícito:
- receber, para si ou para outrem, comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse na atividade exercida pelo agente púlico
- perceber vantagem econômica para facilitar a aquisição ou locação por preço superior ao valor de mercado
- perceber vantagem econômica para facilitar a alienação, o fornecimento ou locação de bem público por preço inferior ao valor de mercado
- utilizar em proveito próprio, em obra ou serviço particular, qualquer bem móvel do poder público, bem como o trabalho de servidores públicos ou terceirizados por elas contratados
- receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar prática de qualquer atividade ilícita, como jogos de azar, narcotráfico e contrabando
- receber vantagem econômica para fazer declaração falsa sobre qualquer dado técnico de obra pública ou serviços contratados pelo poder público, como medição, quantidade, peso, medida e qualidade
- adquirir, para si ou para outrem, bens cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio do agente público ou à sua renda, assegurada a demonstração da licitude da origem dessa evolução, pelo agente
- aceitar emprego ou exercer consultoria para pessoa de quem tenha interesse na atividade exercida pelo agente público
- perceber vantagem econômica para intermediar a liberação de verba pública
- receber vantagem econômica para omitir ato de ofício a que esteja obrigado
- incorporar ao seu patrimônio bens ou valores do patrimônio público
- usar, em proveito próprio, bens ou valores do patrimônio público
CERTO OU ERRADO:
De acordo com a lei em questão, o agente público que utilizar em serviço particular o trabalho de servidores públicos cometerá ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário.
ERRADO! A conduta importa enriquecimento ao agente.
CERTO OU ERRADO:
O enriquecimento ilícito poderá ser obtido em favor do próprio agente público, mas, em alguns destes casos, este ato de improbidade será caracterizado mesmo se a vantagem for obtida em favor de terceiros.
CERTO!
CERTO OU ERRADO:
A caracterização dos atos de improbidade administrativa da categoria de enriquecimento ilícito exige prejuízo aos cofres públicos.
ERRADO! Pode ocorrer o recebimento de vantagem para tolerar atividades ilícitas, o que não causaria prejuízo aos cofres públicos.
CERTO OU ERRADO:
A aquisição de bens com valor desproporcional à renda do agente público é hipótese que consiste em uma presunção de improbidade por enriquecimento ilícito. Esta presunção é relativa, admitindo prova em contrário.
CERTO!
CERTO OU ERRADO:
Os atos de improbidade administrativa por enriquecimento ilícito podem ser dar por atos comissivos ou omissivos por parte do agente.
ERRADO! Apenas atos comissivos (de ação). Atos de omissão não.
Caracterizado o ato de enriquecimento ilícito por parte do agente público, terão lugar as seguintes 6 sanções:
- perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio
- ressarcimento integral do dano (se houver dano efetivo)
- perda da função pública
- suspensão dos direitos políticos de até 14 anos
- pagamento de multa civil igual ao valor do acréscimo patrimonial
- proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por até 14 anos (direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário)
Todas estas sanções da LIA, inclusive nas demais categorias de atos de improbidade, poderão ser aplicadas de forma _______ ou ________, a depender da _________ do fato e de outros aspectos avaliados pelo juiz.
Todas estas sanções da LIA, inclusive nas demais categorias de atos de improbidade, poderão ser aplicadas de forma isolada ou cumulada, a depender da gravidade do fato e de outros aspectos avaliados pelo juiz.
CERTO OU ERRADO:
A aplicação das sanções de enriquecimento ilícito não impede que sejam executadas outras sanções de natureza penal comum e da responsabilidade, civis e administrativas previstas em legislação específica
CERTO!
Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ____ ou _______, sempre ______, que enseje efetiva e comprovada _____ ___________, ______, ___________, _______________ ou ___________ dos bens ou haveres das entidades públicas.
Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, sempre dolosa, que enseje efetiva e comprovada perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades públicas.
malbaratamento = ostentação ou desperdício
Para que fique caracterizado o ato de improbidade administrativa de lesão ao erário, a ação ou omissão precisa ser:
efetiva e comprovada!
antigamente o STF admitia dano presumido
Nos casos em que a mera inobservância de formalidades legais ou regulamentares não implicar perda patrimonial efetiva para caracterização de dano ao erário, não ocorrerá imposição de ______________, vedado o ______________ ___ _____ dos _____ ________.
Nos casos em que a mera inobservância de formalidades legais ou regulamentares não implicar perda patrimonial efetiva para caracterização de dano ao erário, não ocorrerá imposição de ressarcimento, vedado o enriquecimento sem causa dos entes políticos.
CERTO OU ERRADO:
Para caracterização de improbidade administrativa, observa-se-á obrigatoriamente a conduta de dolo.
CERTO!