Lei de Abuso de Autoridade - Lei 13.869/19 Flashcards
As condutas descritas na lei de abuso de autoridade constituirão crime de abuso de autoridade quando praticadas pelo sujeito ativo com qual finalidade específica?
Art. 1º, §1º.
Com a finalidade específica de:
- Prejudicar outrem; ou
- Beneficiar a si mesmo ou a terceiro; ou
- Por mero capricho ou satisfação pessoal.
Verdadeiro ou Falso:
A divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade.
Verdadeiro.
Art. 1º, §2º.
Quem pode ser sujeito ativo do crime de abuso de autoridade?
Art. 2º.
- Qualquer agente público, SERVIDOR OU NÃO, ainda que transitoriamente e sem remuneração.
- Da administração direta, indireta ou fundacional de QUALQUER DOS PODERES.
- Da União, dos Estados, do DF, dos Municípios e do Território.
Complete:
Art. 3º. Os crimes previstos na lei de abuso de autoridade são de ação penal pública _______.
§1º. Será admitida _____ se a ação penal pública não for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministério Público aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligência do querelante, retomar a ação como parte principal.
§2º. A ação privada subsidiária será exercida no prazo de _____, contado da data em que se esgotar o prazo para oferecimento da denúncia.
Incondicionada.
Ação privada.
6 meses.
De acordo com o art. 4º da Lei de Abuso de Autoridade, quais são os efeitos da condenação?
- TORNAR CERTA A OBRIGAÇÃO DE REPARAR O DANO causado, devendo o juiz, A REQUERIMENTO do ofendido, FIXAR na sentença o VALOR MÍNIMO para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos por ele sofridos;
- INABILITAÇÃO para o exercício de cargo, mandato ou função pública, pelo período de 1 A 5 ANOS;
- PERDA do cargo, do mandato ou da função pública.
Os efeitos 2 e 3 são condicionados à REINCIDÊNCIA EM CRIME DE ABUSO de autoridade e NÃO SÃO AUTOMÁTICOS, devendo ser declarados motivadamente na sentença.
Quais são as penas restritivas de direitos substitutivas das privativas de liberdade previstas na Lei de Abuso de Autoridade?
Art. 5º
- PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS à comunidade ou a entidades públicas; e
- SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO do cargo, da função ou do mandato, pelo prazo de 1 a 6 meses, com a perda dos vencimentos e das vantagens.
Aplicadas autônoma ou cumulativamente.
Verdadeiro ou Falso:
As notícias de crimes previstos na Lei de Abuso de Autoridade que descreverem falta funcional serão informadas à autoridade competente com vistas à apuração.
Verdadeiro.
Art. 6º, parágrafo único.
As responsabilidades civil e administrativa são independentes da criminal. Entretanto, que elementos não serão passíveis de questionamento quando decididos na esfera criminal?
Art. 7º.
- Existência do fato; e
2. Autoria
De acordo com a lei de abuso de autoridade, art. 8º, quando que a sentença penal fará coisa julgada no âmbito cível e administrativo-disciplinar?
Quando reconhecer ter sido o ato praticado em:
[1] estado de necessidade,
[2] legítima defesa,
[3] estrito cumprimento de um dever legal ou
[4] exercício regular de direito.
Qual é a pena no caso do Art. 9º “decretar medida de privação da liberdade em manifesta desconformidade com as hipóteses legais”?
Quem incorre na mesma pena?
- Detenção, de 1 a 4 anos, e multa.
- Incorre na mesma pena a autoridade judiciária que, dentro de prazo razoável, deixar de:
1. Relaxar a prisão manifestamente ilegal;
2. Substituir a prisão preventiva por medida cautelar diversa ou de conceder liberdade provisória, quando manifestamente cabível;
3. Deferir liminar ou ordem de HC, quando manifestamente cabível.
Qual é a pena no caso de “Art. 10. Decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado manifestamente descabida ou sem prévia intimação de comparecimento ao juízo”?
Detenção, de 1 a 4 anos, e multa.
Qual é a pena no caso de “Art. 12. Deixar injustificadamente de comunicar prisão em flagrante à autoridade judiciária no prazo legal”?
Quem incorre na mesma pena?
- Detenção, de 6 meses a 2 anos, e multa.
- Incorre na mesma pena quem:
1. Deixa de comunicar, imediatamente, a execução de prisão temporária ou preventiva à autoridade judiciária que a decretou;
- Deixa de comunicar, imediatamente, a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontra à sua família ou à pessoa por ela indicada;
- Deixa de entregar ao preso, no PRAZO DE 24 HORAS, a NOTA DE CULPA, assinada pela autoridade, com o motivo da prisão e os nomes do condutor e das testemunhas;
- PROLONGA A EXEUÇÃO da pena privativa de liberdade, de prisão temporária, de prisão preventiva, de medida de segurança ou de internação, DEIXANDO, SEM MOTIVO JUSTO E EXCEPCIONALÍSSIMO, DE EXECUTAR O ALVARÁ DE SOLTURA imediatamente após recebido ou de promover a soltura do preso quando esgotado o prazo judicial ou legal.,
Qual é a pena no caso de;
Art. 13. CONSTRANGER o preso ou o detento, mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência, a:
- Exibir-se ou ter seu corpo ou parte dele exibido à curiosidade pública;
- Submeter-se a situação vexatória ou a constrangimento não autorizado em lei;
- Produzir prova contra si mesmo ou contra terceiro:
Detenção, de 1 a 4 anos, e multa, além da pena cominada à violência.
Qual é a pena no caso de “Art. 15. Constranger a depor, sob ameaça de prisão, pessoa que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, deva guardar segredo ou resguardar sigilo:”
Incorre na mesma pena quem prossegue com o interrogatório de…
- Detenção, de 1 a 4 anos, e multa.
- Incorre na mesma pena quem prossegue com o interrogatório:
1. De pessoa que tenha decidido exercer o direito ao silêncio;
- De pessoa que tenha optado por ser assistido por advogado ou defensor público, sem a presença de seu patrono.
Qual é a pena no caso de “Art. 16. Deixar de identificar-se ou identificar-se falsamente ao preso por ocasião de sua captura ou quando deva fazê-lo durante sua detenção ou prisão”?
- Quem incorre na mesma pena?
- Detenção, de 6 meses a 2 anos, e multa.
- Incorre na mesma pena o RESPONSÁVEL PELO INTERROGATÓRIO em sede procedimento investigatório, que deixa de se identificar ou atribui falsamente tal identificação.
Qual é a pena no caso de “Art. 18. Submeter o preso a interrogatório policial durante o período de repouso noturno, SALVO SE capturado em flagrante delito ou se ele, devidamente assistido, consentir em prestar declarações”?
Detenção, de 6 meses a 2 anos, e multa.