Governança coorporativa Flashcards
Quais os 4 princípios da governança corporativa?
Transparência
Equidade
Prestação de contas
Responsabilidade corporativa
Quais os 5 segmentos de listagens da B3?
Bovespa mais
Bovespa mais nível 2
Novo mercado
Nivel 2
NIvel 1
Cada segmento tem regras de governanças diferentes além das regras normais exigidas pela lei das SAs. A aplicação dessas regras é voluntária, quem não participa de algum desses segmentos é classificado como segmento básico
Quais as principais características do novo mercado?
É o segmento com maior nível de governança corporativa.
Seu capital social é composto apenas por ações ON
O Free float é de 20% ou 15% (se o ADTV for maior que 20MM de reais)
O conselho de administração deve ter no mínimo 3 membros, dos quais 2 ou 20% devem ser independentes e o mandato de até 2 anos
As informações devem ser publicadas em inglês também
O nível 2 é muito similar ao novo mercado, qual a principal diferença entre eles?
No nível 2 é permitido o a existência de ações preferenciais
O conselho deve ter 5 membros
Nível 1 não tem com obrigatoriedade?
Adesão a câmera de arbitragem do mercado
Existência do comitê de auditoria e área de auditoria interna
Implementação de compliance
O interesse dos sócios de uma empresa e dos seus gestores pode nem sempre convergir na mesma direção. Esse tipo de conflito tende a aumentar e a acompanhar o crescimento da companhia, principalmente, quando surgem novos investidores ou herdeiros. Para que os interesses fossem alinhados, de modo a “preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum”, foram criadas medidas de monitoramento e divulgação de informações, hoje chamadas de boas práticas de governança corporativa (IBGC, 2015). De acordo com o texto acima, a definição de governança corporativa dada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, entidade máxima do assunto, pode ser traduzida como:
a)
O sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre clientes, outras empresas e demais partes interessadas.
b)
Um plano administrativo, no qual os funcionários são monitorados, envolvendo gerentes e supervisores.
c)
O sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
d)
O sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo relacionamento entre governo, outras empresas e demais partes relacionadas.
c
Baseado nas boas práticas de governança, principalmente do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa (IBGC), foram determinados quatro princípios básicos de Governança Corporativa, privando pela confiança interna e pelo relacionamento com terceiros. Quais são esses quatro princípios:
a)
Transparência, positivismo, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
b)
Transparência, equidade, prestação de contas e lealdade.
c)
Transparência, equidade, aditamento e responsabilidade corporativa.
d)
Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
d
O sócio é aquele que detém a propriedade do capital social da empresa. Nas SAs, deve-se adotar o princípio em relação ao direito de voto. O poder político representado pelo direito de voto será sempre proporcional aos direitos econômicos derivados da propriedade das ações. Em relação ao texto acima, assinale a alternativa que indica o princípio citado acima:
a)
Às vezes, uma ação um voto.
b)
Uma ação, um voto.
c)
Uma ação, dois votos.
d)
Nenhuma das alternativas está correta.
b
Assembleia Geral trata-se do órgão de participação direta, no qual os sócios tratam das grandes decisões da organização. É o momento relevante de prestação de contas e de exercício de transparência pela administração, além de oportunidade para os sócios apresentarem ideias e opiniões. As boas práticas em relação aos sócios (acionistas), incluem que:
a)
Os sócios devem participar da assembleia geral de forma diligente e informada, exercendo seu direito a voto no melhor interesse dela.
b)
Os acionistas devem utilizar a assembleia geral para prestação de contas, permitindo que os sócios avaliem o desempenho da organização.
c)
Sócios de recursos próprios (fundos de investimento, investidores institucionais) têm o dever de participar das assembleias.
d)
Administradores de recursos de terceiros (sócios) têm o dever de participar das assembleias.
a
Em transações de alienação ou aquisição do controle acionário, todos os sócios da organização devem ser tratados de forma justa e equitativa. As boas práticas indicam que a alienação de controle deve ser acompanhada de:
a)
Oferta Pública Inicial de ações (IPO), dirigida a todos os acionistas, por preço superior e condições obtidas pelo acionista vendedor.
b)
Oferta Pública de Aquisição de ações (OPA), dirigida a todos os acionistas preferenciais, pelo mesmo preço e condições obtidos pelo acionista vendedor.
c)
Oferta Pública de Aquisição de ações (OPA), dirigida a todos os majoritários, ao preço inferior e condições obtidas pelo acionista vendedor.
d)
Oferta Pública de Aquisição de ações (OPA), dirigida a todos os acionistas, pelo mesmo preço e condições obtidos pelo acionista vendedor.
d
Enquanto os objetivos do conselho de administração são voltados unicamente para a organização, o conselho de família é responsável por manter assuntos de ordem familiar separados dos assuntos da organização, evitando a interferência indevida sobre a organização por assuntos de interesse exclusivamente familiares. Organizações de controle familiar devem criar um conselho de família, para alinhar as expectativas de seus componentes quanto a organização. Esse conselho deve definir limites entre:
a)
Interesses familiares e empresariais, preservando os valores familiares e o tratamento da organização como fator de união e continuidade da família.
b)
Interesses da empresa, preservando os valores e o tratamento da organização como fator de união e continuidade da família.
c)
Interesses familiares, preservando os valores e o tratamento da continuidade da família.
d)
Interesses familiares apenas, preservando os valores da organização como fator de união e continuidade da família.
a
O conselho de administração é o órgão colegiado encarregado do processo decisório da companhia, sendo o principal componente do sistema de governança e exercendo um papel muito importante. Em relação ao texto acima, assinale a alternativa que lhe pareça ser um dos principais papéis do conselho de administração:
a)
Exerce o papel de guardião dos princípios, colegiado do objeto social.
b)
Exerce o papel de guardião dos princípios, valores e objeto social.
c)
Exerce o papel de guardião dos princípios, sócio e objeto social.
d)
Exerce o papel de guardião dos princípios, administrador e objeto social.
b
Com o diretor-presidente e seus subordinados deve haver relação transparente e de cooperação entre o conselho e a diretoria, tanto no processo de construção da estratégia como nas suas frequentes interações. Deve-se ressaltar que:
a)
O diretor-presidente é o elo entre o conselho de administração e a auditoria externa.
b)
O diretor-presidente é o elo entre o conselho de administração e a diretoria da organização.
c)
O diretor-presidente é o elo entre o conselho de administração e o restante da organização.
d)
O diretor-presidente é o elo entre o vice-presidente e o restante da organização.
c
Em meados dos anos 2000, a Bolsa tomou a iniciativa de criar segmentos de mercado com níveis diferenciados de Governança Corporativa. Seu objetivo foi desenvolver um diferencial entre as empresas, como um selo de qualidade, objetivando proporcionar maior interesse aos acionistas e a valorização das empresas. Ao fazer parte desses segmentos, as empresas se submetem, de forma voluntária, a seguir um conjunto de normas. Tais normas apresentam, como foco principal, transparência, dispersão acionária e equilíbrio de direitos entre acionistas controladores e minoritários. São cinco os segmentos especiais de listagem referenciados em Governança Corporativa: Novo Mercado, Nível ll, Nível l, Bovespa Mais e Bovespa Mais Nível II. Sobre os níveis de governança corporativa, analise as afirmações a seguir:
I. O Novo Mercado é o segmento especial de listagem com maior nível de Governança Corporativa da B3. O Novo Mercado é o nível mais alto, seguido por Nível II e Nível I;
II. As empresas listadas no Novo Mercado e no Nível II devem possuir o seu capital social composto, integralmente, por ações ordinárias;
III. Para os segmentos Nível II e Nível I, as empresas devem ter percentual mínimo de ações em circulação (free float) de 20%.
Estão corretas apenas:
a)
I e II.
b)
I, II e III.
c)
II e III.
d)
I e III.
d
Os segmentos que permitem às empresas efetuarem a listagem sem oferta pública inicial, com até sete anos para realizar o IPO, são:
a)
Bovespa Nível I e Bovespa Mais Nível II.
b)
Bovespa Mais e Bovespa Mais Nível II.
c)
Novo Mercado Mais e Nível II.
d)
Bovespa Nível I, Bovespa Nível II e Bovespa Nível III.
b