Função exponencial Flashcards
O que é uma equação exponencial?
Uma equação exponencial é uma equação na forma a(x em cima)=b, onde a é a base da exponencial, x é o expoente e b é o valor ao qual a base elevada à potência deve ser igual.
Como resolver uma equação exponencial do tipo a(x em cima)=b?
Use logaritmos para resolver. Aplique o logaritmo na mesma base da exponencial ou use logaritmos naturais, resultando em x = log(a em baixo) (b).
Como resolver uma equação exponencial que não pode ser simplificada diretamente?
Tente reescrever a equação para que as bases sejam iguais. Se isso não for possível, aplique logaritmos em ambos os lados da equação e resolva para x.
O que é uma inequação exponencial?
Uma inequação exponencial é uma desigualdade na forma a(x em cima) rel b, onde rel pode ser >, <, ≥ ou ≤, e a e b são constantes.
Como resolver uma inequação exponencial do tipo a(x em cima)>b?
Se a>1, a solução é x > log(a embaixo) (b). Se 0 , a , 1, a solução é x < log(a embaixo) (b). Lembre-se de considerar o domínio das bases.
Como resolver uma inequação exponencial do tipo a(x em cima)<b?
Se a>1, a solução é x < log (a embaixo) (b). Se 0 < a < 1, a solução é x > log (a embaixo) (b). Novamente, considere o domínio das bases e o comportamento da função exponencial.
O que é uma função exponencial?
Uma função exponencial é da forma f(x) = a x b (x em cima), onde a é uma constante que multiplica a base exponencial b elevada à variável x.
Quais são as características do gráfico de uma função exponencial?
O gráfico de f(x) = a . b(x em cima) tem uma forma de curva crescente ou decrescente, dependendo da base b. Se b > 1, a função cresce exponencialmente. Se 0<b<1, a função decresce exponencialmente.
Como determinar o domínio e o contradomínio de uma função exponencial?
O domínio de uma função exponencial é R (todos os números reais). O contradomínio é (0,∞) se a>0 e (−∞,0) se a<0.
Como encontrar a assíntota horizontal de uma função exponencial?
A função exponencial f (x) = a . b(x em cima) + c tem uma assíntota horizontal em y=c. Isso significa que, à medida que x tende ao infinito positivo ou negativo, f(x) se aproxima de c.