FISIOLOGIA DO MOVIMENTO Flashcards
Cada fibra muscular é inervada pelo que?
Cada fibra muscular é inervada por um neurônio motor, cujo corpo celular está na porção anterior(ventral) da medula espinal ou no tronco encefálico em caso de alguns músculos da face.
O que ocorre quando há estimulação elétrica do neurônio motor que inerva o músculo esquelético?
A estimulação elétrica desse neurônio permite a liberação de acetilcolina sobre os receptores nicotínicos (ionotrópicos) da membrana celular das fibras musculares, permitindo o influxo de sódio (Na+) —–> despolarização ——–> potencial de ação ——–> contração muscular.
A estimulação elétrica do neurônio motor que inerva o músculo esquelético pode ser somente excitatória
Falso. O músculo naompode ficar contraído para sempre, então, muitas vezes a estimulação elétrica do neurônio motor é inibitória, permitindo que o músculo relaxe.
De onde vem a estimulação elétrica (excitatória/inibitória) do neurônio motor que inerva o músculo esquelético?
Ela pode vir de qualquer ponto da organização hierárquica do movimento:
- Córtex cerebral + estruturas associadas (cerebelo + núcleos da base): voluntário e involuntário;
- Tronco encefálico: voluntário e involuntário;
- Medula espinhal: involuntário.
Como é chamado o movimento involuntário da medula espinhal?
Reflexo medular
De onde vem a estimulação elétrica (excitatória/inibitória) sobre o neurônio motor que inerva o músculo esquelético, durante um reflexo medular?
Advém de neurônios sensitivos (aferentes), que podem se comunicar diretamente com os neurônios motores ou através de interneurônios. São eles:
- Nociceptores da pele;
- Fusos musculares (detectam estiramento muscular);
- Órgãos tendinosos de Golgi (detectam tensão da contração muscular).
Obs: os 2 últimos também funcionam como proprioceptores
Quais os 3 tipos de reflexo medular?
- Reflexo de estiramento (fuso muscular);
- Reflexo de estiramento inverso (órgão tendinosos de Golgi);
- Reflexo de retirada (nociceptores).
Caracterize o reflexo de estiramento
Estou segurando uma carga ——> coloco mais carga —> braço abaixa——-> estiramento do bíceps —-> ativação de fuso muscular ———> sinapse com neurônio motor na medula ——–> potencial de ação -> contração do bíceps ———> braço ascende para posição inicial
Caracterize o reflexo de estiramento inverso
Coloco MUITO mais carga ——–> ativação do órgão tendinoso de Golgi pra não lesionar o músculo——> sinapse com interneuronio inibitorio na medula ——-> neurônio inibitorio faz sinapse inibitória com neurônio motor ——> relaxamento do músculo.
Caracterize o reflexo de retirada
O reflexo de retirada apresenta 2 subtipos:
1. Reflexo flexor;
2. Reflexo extensor cruzado.
- Reflexo flexor: estímulo nocivo -> ativação de nociceptores -> potencial de ação através do neurônio sensorial chega à medula -> sinapse com interneurônios —-> potencial de ação através de neurônio motor -> ativação de músculo flexor+ inibição de músculo extensor;
- Reflexo extensor cruzado: Os interneurônios ativam neurônios do outro membro para promover inibição do músculo flexor e ativação do músculo extensor para que o indivíduo se apoie.
V ou F
Os reflexos, apesar de serem involuntários, podem ser regulados por estruturas superiores
Verdadeiro. Como córtex cerebral e o tronco encefálico
Cite 2 tipos de movimentos que envolvem o tronco encefálico
- Reflexo vestibular;
- Alteração consciente de postura (via reticuloespinal).
Caracterize o reflexo vestibular
Quando o aparelho vestibular detecta a posição e o movimento da cabeça, tais informações são encaminhadas, via axônios vestibulares, para os núcleos vestibulares do bulbo, onde fazem sinapse. Os axônios desses núcleos descem para a medula pela via vestibuloespinhal e, através de sinapses, podem ativar ou inibir neurônios motores que inervam músculos antigravitacionais e posturais, com o intuito de manter o equilíbrio e a postura.
Caracterize a alteração consciente de postura
O movimento de levantar, sentar, deitar é caracterizado por uma alteração de postura de forma consciente. Nesse sentido, o córtex motor irá enviar sinais excitatórios/inibitórios, através de sinapses, para os núcleos reticulares pontinhos e bulbares. Os axônios desses núcleos chegarão à medula pela via reticuloespinal. Lá, irão fazer sinapses excitatórias/inibitórias com os neurônios motores que inervam alguns músculos posturais, alterando a postura conscientemente.