DOENÇAS DA MAMA - DERRAME PAPILAR Flashcards
Fatores que interfiram na inibição dopaminérgica podem causar hiperprolactinemia. Há várias causas de hiperprolactinemia, que se enquadram em cinco grandes categorias:
fisiológicas, farmacológicas, doenças hipotalâmico-hipofisárias, doenças sistêmicas e macroprolactinemia.
Os ductos são considerados normais quando apresentam um diâmetro entre
0,5 e 1,0 mm, e dilatados quando excedem esse valor, sendo que, nos estágios iniciais da dilatação, o diâmetro varia em média entre 3,0 e 5,0 mm e usualmente não apresentam alterações no epitélio ou na parede ductal.
O quadro clínico da ectasia ductal está bem estabelecido como
uma secreção mamilar bilateral, em vários ductos e colorida, podendo estar associada a alterações anatômicas do complexo areolomamilar e nodularidade.
O diagnóstico é
eminentemente clínico; porém, a maioria dos casos é identificada em exames histopatológicos ou em necrópsias.
O tratamento da ectasia ductal
é conservador.
A prescrição de substâncias antissépticas para higienizar a papila é recomendada. O uso de anti-inflamatórios não hormonais, quando da sintomatologia dolorosa ou sinais inflamatórios, é descrito. A utilização de bromocriptina, na dose de 2,5 mg, e de lisurida 1,0 mg, por via oral, diariamente podem proporcionar alívio dos sintomas e prevenir o agravamento da doença.
A cirurgia é reservada
para os casos de descarga mamilar associada a tumor palpável ou na presença de alterações suspeitas de malignidade em exames de imagem.
Descarga _________, não espontânea e multiductal são sinais sugestivos de benignidade na secreção mamilar.
unilateral / bilateral
bilateral
VEJA SÓ:
Secreção mamilar sempre deve ser motivo de atenção do médico. Sinais sugestivos de benignidade são: descarga bilateral, não espontânea, multiductal, de coloração branca ou multicolor (verde, amarelo, marrom etc). Por outro lado, quando se apresentam de forma espontânea, unilateral, uniductal e de aspecto sanguinolento ou água de rocha (cristalino) motivam maior preocupação quanto à malignidade.
Medicamentos (antipsicóticos, __________, antidepressivos e antibióticos) podem causar derrame papilar lácteo.
estatinas / anti-hipertensivos
anti-hipertensivos