DIAGNÓSTICO DE GRAVIDEZ - SINAIS DE CERTEZA, PROBABILIDADE E PRESUNÇÃO GRAVÍDICA! Flashcards
A rede de Haller é o nome dado ….
ao aumento da vascularização venosa das mamas durante a gestação, sendo esta uma das modificações fisiológicas que podemos observar a partir das 16 semanas de gestação;
O sinal de Hunter é
o aumento da pigmentação dos mamilos e surgimento da aréola secundária a partir das 20 semanas de gestação
Os tubérculos de Montgomery
fazem parte das alterações fisiológicas das mamas durante a gestação e são observados como pequenas saliências ao redor do mamilo. Eles surgem devido à expansão das glândulas sebáceas por volta da 8ª semana de gestação, com o objetivo de aumentar a lubrificação da pele da mama durante a amamentação;
Sinal de Hegar:
amolecimento do colo uterino ao toque vaginal
Sinal de Pinard:
Ação hemostática da contração miometrial sobre os vasos uterinos. Consiste na primeira etapa da hemostasia uterina no pós-parto imediato (miotamponagem).
Manobra de McRoberts:
consiste na hiperflexão das coxas da parturiente sobre o seu ventre para facilitar o desprendimento da cabeça derradeira impactada no parto vaginal.
Sinal de Haller:
trama venosa visível ao redor das mamas na mulher grávida
Manobra de Mauriceau:
utilizada no desprendimento da cabeça derradeura no parto pélvico. O feto é apoiado sobre o antebraço do obstetra que introduz os dedos médio e indicador na boca do feto, fletindo o polo cefálico.
A ultrassonografia realizada precocemente, por via transvaginal, é ferramenta muito importante para o diagnóstico e seguimento das gestações iniciais. Com 5 semanas é possível ______________
O embrião sem atividade cardíaca pode ser identificado entre_______ e _____
e a atividade cardíaca embrionária pode ser identificada com idade gestacional entre ______ e _________6 e 7 semanas.
a identificação do saco gestacional.
entre 5 e 6 semanas
6 e 7 semanas.
O saco gestacional está visível na ultrassonografia _________ com beta-HCG superior a 2000 mUI/mL.
transvaginal / abdominal
Transvaginal
VEJA SÓ:
O exame laboratorial mais utilizado para o diagnóstico de gravidez é a beta-HCG sérica. Valores superiores a 2000mUI/mL frequentemente estão associadas à presença de saco gestacional tópico à ultrassonografia transvaginal (para identificação pela ultrassonografia abdominal, beta-HCG acima de 6000mU/mL).
Ultrassonografia no primeiro trimestre é o melhor método para definir idade gestacional por meio do comprimento ___________ .
cabeça-nádega / femural
cabeça nádega
VEJA SÓ:
O ultrassom de primeiro trimestre é o mais fidedigno para confirmação da idade gestacional, com erro esperado de 5 a 7 dias (por meio da medida do comprimento cabeça-nádega). Quando a datação não é certa e a gestação tem mais de 20 semanas, deve-se repetir o ultrassom com intervalo de 10 a 14 dias. A melhor época para a realização de ultrassonografia morfológica no segundo trimestre é entre 20 a 24 semanas de gestação.
Data Provável do Parto (regra de Näegele) é a soma de 7 dias ao _________ da última menstruação, subtraindo-se 3 do mês da última menstruação.
último dia / 1º dia
1º dia
VEJA SÓ:
Para o cálculo da idade gestacional, é necessário o conhecimento da DUM. Para calcular a Data Provável do Parto (DPP) por meio da regra de Näegele somam-se 7 ao 1º dia da última menstruação e subtraem-se 3 deste mês.