Direitos da Personalidade Flashcards
O conceito de () é a qualidade de ser sujeito de direitos, aplicáveis às pessoas físicas e jurídicas.
Personalidade.
Na perspectiva civil constitucional, a personalidade, além de ser a possibilidade de alguém ser sujeito de direitos é também a consequência mais relevante do princípio da ().
Dignidade do ser humano.
A dignidade é: (), no sentido de garantir a todo ser humano um tratamento respeitável e (), no sentido de viabilizar condições de vida para a pessoa ser livre e projetar a direção que queira para a sua existência.
Protetiva.
Promocional.
Diferencie os direitos: humanos; fundamentais; e da personalidade.
Direitos humanos abrangem os direitos da pessoa humana, sociais e políticos. Os direitos fundamentais são os direitos humanos inseridos no texto constitucional. E os direitos da personalidade são os direitos fundamentados, estudados e desenvolvidos pela Doutrina do direito privado.
Os direitos da personalidade se dividem em 03. Quais são eles?
Integridade física, moral e intelectual.
O direito da personalidade à integridade física diz respeito à proteção jurídica do corpo humano e engloba 03 aspectos. Quais são eles?
Tutela do corpo vivo; tutela do corpo morto; e autodeterminação do paciente.
A exigência médica trazida no art. 33, CC deve ser interpretada de forma literal? Justifique, exemplificando.
Não, pois hoje se chocaria com práticas sociais amplamente aceitas, em razão da autodeterminação corporal. Como ex. cirurgia plástica para fins estéticos.
O que o STJ entende sobre o tema do “consentimento informado” do art. 15, CC?
O STJ entende que o dever de informar do médico, bem como, o consentimento do paciente não podem ser genéricos, sob pena de violar o direito à autodeterminação, caracterizando responsabilidade extracontratual.
Sobre a possibilidade de transplantes entre vivos e após a morte do doador, responda: Quais os dois requisitos? Em ambos, é possível o doador fazer a escolha do beneficiário?
Requisitos: ser gratuito e não causar risco de morte ou de danos graves ao titular. Apenas no caso do transplante entre pessoas vivas, é possível o doador fazer a escolha do beneficiário.
Sobre a questão da recusa de consciência versus transfusão de sangue, responsa verdadeiro ou falso. E justifique, Se o paciente for menor, ou, se maior, estiver diante de uma emergência médica (iminente perigo de morte), a transfusão deverá se impor, contudo, para tanto, é necessário o consentimento ou autorização dos familiares.
Falso. Independentemente do consentimento ou autorização dos familiares.
Atualmente, é imprescindível a realização da cirurgia de transgenitalização para que seja possível a mudança se gênero e nome no registro civil?
Não.
Qual a indenização no caso de lesão à integridade moral? Explique.
Indenização compensatória. Não recupera o status quo ante, mas busca compensar a dor pelo dano.
Qual a diferença entre honra objetiva e subjetiva?
Honra objetiva: reputação que terceiros dedicam a alguém (coletividade). Honra subjetiva: juízo valorativo que cada um tem de si.
O direito à imagem tem caráter dependente, pois só se verifica se houver violação a honra. Verdadeiro ou falso?
Falso, independe da violação à honra.
Os danos à imagem são in re ipsa. O que isto significa?
Isto significa que basta a violação da imagem em si, não sendo necessário que se prove o prejuízo pelo uso indevido da imagem.
Veracidade da informação jornalística; personalidade pública ou estritamente privada da pessoa objeto da notícia; licitude do meio empregado na obtenção da informação; local e natureza do fato; existência de interesse público na divulgação; e preferência por medidas que não envolvam a proibição prévia do divulgação. Estes são parâmetros de ponderação para chegar em qual direito da personalidade?
Direito à imagem, que é subespécie do direito a integridade psíquica/moral.