DCN's- Artº 14 ao 20 Flashcards
Art. 14. A base nacional comum na Educação ….. constitui-se de conhecimentos, saberes e ….. produzidos ….., expressos nas políticas …. e gerados nas instituições produtoras do …. científico e ….; no mundo do …..; no …… das linguagens; nas atividades …… e corporais; na produção ….; nas formas diversas de exercício da …..; e nos movimentos ……
Art. 14. A base nacional comum na Educação Básica constitui-se de conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas de exercício da cidadania; e nos movimentos sociais.
Art. 14
§ 1o Integram a base nacional comum nacional:
a) a Língua …..;
b) a …..;
c) o conhecimento do mundo …., …., da realidade …. e …., especialmente do …., incluindo-se o estudo da …. e das Culturas ….-…. e …..,
d) a …, em suas diferentes formas de …., incluindo-se a …;
e) a Educação …..;
f) o Ensino …..
Art. 14
§ 1o Integram a base nacional comum nacional:
a) a Língua Portuguesa;
b) a Matemática;
c) o conhecimento do mundo físico, natural, da realidade social e política, especialmente do Brasil, incluindo-se o estudo da História e das Culturas Afro-Brasileira e Indígena,
d) a Arte, em suas diferentes formas de expressão, incluindo-se a música;
e) a Educação Física;
f) o Ensino Religioso.
Art. 14
§ 2o Tais componentes ….. são organizados pelos sistemas ….., em forma de áreas de conhecimento, …., eixos temáticos, preservando-se a ….. dos diferentes campos do ….., por meio dos quais se desenvolvem as habilidades …. ao exercício da …., em ritmo compatível com as etapas do desenvolvimento …… do cidadão.
§ 3o A base nacional comum e a parte …. não podem se constituir em dois …. distintos, com disciplinas …. para cada uma dessas …., mas devem ser organicamente …. e geridas de tal modo que as …. de informação e comunicação perpassem transversalmente a …… curricular, desde a Educação …. até o Ensino …., imprimindo direção aos projetos …..-……
Art. 14
§ 2o Tais componentes curriculares são organizados pelos sistemas educativos, em forma de áreas de conhecimento, disciplinas, eixos temáticos, preservando-se a especificidade dos diferentes campos do conhecimento, por meio dos quais se desenvolvem as habilidades indispensáveis ao exercício da cidadania, em ritmo compatível com as etapas do desenvolvimento integral do cidadão.
§ 3o A base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois blocos distintos, com disciplinas específicas para cada uma dessas partes, mas devem ser organicamente planejadas e geridas de tal modo que as tecnologias de informação e comunicação perpassem transversalmente a proposta curricular, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, imprimindo direção aos projetos político-pedagógicos.
Art. 15. A parte …. enriquece e …. a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da …., da cultura, da …. e da … escolar, perpassando todos os tempos e espaços …… constituintes do Ensino …. e do Ensino …., independentemente do ciclo da .. no qual os …. tenham acesso à ……
§ 1o A parte …. pode ser organizada em temas …., na forma de eixos ….., selecionados colegiadamente pelos sistemas ….. ou pela unidade ……
Art. 15. A parte diversificada enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar, perpassando todos os tempos e espaços curriculares constituintes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, independentemente do ciclo da vida no qual os sujeitos tenham acesso à escola.
§ 1o A parte diversificada pode ser organizada em temas gerais, na forma de eixos temáticos, selecionados colegiadamente pelos sistemas educativos ou pela unidade escolar.
Art. 15
§ 2o A LDB inclui o estudo de, pelo menos, uma língua …. moderna na parte diversificada, cabendo sua escolha à …. escolar, dentro das …. da escola, que deve considerar o atendimento das …. locais, regionais, ….. e transnacionais, tendo em vista as demandas do mundo do …. e da internacionalização de toda ordem de ……
§ 3o A língua …., por força da Lei no 11.161/2005, é obrigatoriamente ofertada no Ensino …., embora …. para o estudante, bem como possibilitada no Ensino ….., do 6o ao 9o ano.
§ 2o A LDB inclui o estudo de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna na parte diversificada, cabendo sua escolha à comunidade escolar, dentro das possibilidades da escola, que deve considerar o atendimento das características locais, regionais, nacionais e transnacionais, tendo em vista as demandas do mundo do trabalho e da internacionalização de toda ordem de relações.
§ 3o A língua espanhola, por força da Lei no 11.161/2005, é obrigatoriamente ofertada no Ensino Médio, embora facultativa para o estudante, bem como possibilitada no Ensino Fundamental, do 6o ao 9o ano.
Art. 17. No Ensino …. e no Ensino …., destinar-se-ão, pelo menos, …..% do total da carga horária anual ao conjunto de …. e projetos interdisciplinares eletivos criados pela …., previsto no projeto …., de modo que os estudantes do Ensino …. e do ….. possam escolher aquele programa ou …. com que se identifiquem e que lhes permitam …. lidar com o conhecimento e a ……
Art. 17. No Ensino Fundamental e no Ensino Médio, destinar-se-ão, pelo menos, 20% do total da carga horária anual ao conjunto de programas e projetos interdisciplinares eletivos criados pela escola, previsto no projeto pedagógico, de modo que os estudantes do Ensino Fundamental e do Médio possam escolher aquele programa ou projeto com que se identifiquem e que lhes permitam melhor lidar com o conhecimento e a experiência.
Art. 17
§ 1o Tais programas e …. devem ser desenvolvidos de modo dinâmico, …. e flexível, em articulação com a …. em que a …. esteja inserida.
§ 2o A interdisciplinaridade e a contextualização devem …. a transversalidade do … de diferentes disciplinas e eixos …., perpassando todo o currículo e propiciando a interlocução entre os … e os diferentes campos do …….
Art. 17
§ 1o Tais programas e projetos devem ser desenvolvidos de modo dinâmico, criativo e flexível, em articulação com a comunidade em que a escola esteja inserida.
§ 2o A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes disciplinas e eixos temáticos, perpassando todo o currículo e propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento.
Art. 18. Na organização da Educação Básica, devem-se observar as Diretrizes Curriculares Nacionais comuns a todas as suas etapas, modalidades e orientações temáticas, respeitadas as suas especificidades e as dos sujeitos a que se destinam.
Art. 18. Na organização da Educação Básica, devem-se observar as Diretrizes Curriculares Nacionais comuns a todas as suas etapas, modalidades e orientações temáticas, respeitadas as suas especificidades e as dos sujeitos a que se destinam.
Art. 18
§ 1o As etapas e as modalidades do processo de …. estruturam-se de modo orgânico, …. e articulado, de maneira complexa, embora permanecendo …. ao logo do percurso do …, apesar das mudanças por que passam:
I - a dimensão orgânica é atendida quando são observadas as …. e as diferenças de cada sistema …., sem perder o que lhes é ….: as semelhanças e as identidades que lhe são inerentes;
II - a dimensão sequencial compreende os processos ….. que acompanham as exigências de …. definidas em cada etapa do percurso formativo, contínuo e …, da Educação …. até a Educação ….., constituindo-se em diferentes e insubstituíveis momentos da vida dos ….;
Art. 18
§ 1o As etapas e as modalidades do processo de escolarização estruturam-se de modo orgânico, sequencial e articulado, de maneira complexa, embora permanecendo individualizadas ao logo do percurso do estudante, apesar das mudanças por que passam:
I - a dimensão orgânica é atendida quando são observadas as especificidades e as diferenças de cada sistema educativo, sem perder o que lhes é comum: as semelhanças e as identidades que lhe são inerentes;
II - a dimensão sequencial compreende os processos educativos que acompanham as exigências de aprendizagens definidas em cada etapa do percurso formativo, contínuo e progressivo, da Educação Básica até a Educação Superior, constituindo-se em diferentes e insubstituíveis momentos da vida dos educandos;
Art. 18
§ 1o
III - a articulação das dimensões orgânica e sequencial das …. e das modalidades da Educação …., e destas com a Educação …, implica ação coordenada e … do seu conjunto.
§ 2o A transição entre as etapas da Educação … e suas fases requer formas de articulação das dimensões orgânica e ….. que assegurem aos ….., sem tensões e …., a continuidade de seus processos peculiares de …. e desenvolvimento.
Art. 18
§ 1o
III - a articulação das dimensões orgânica e sequencial das etapas e das modalidades da Educação Básica, e destas com a Educação Superior, implica ação coordenada e integradora do seu conjunto.
§ 2o A transição entre as etapas da Educação Básica e suas fases requer formas de articulação das dimensões orgânica e sequencial que assegurem aos educandos, sem tensões e rupturas, a continuidade de seus processos peculiares de aprendizagem e desenvolvimento.
Art. 19. Cada etapa é delimitada por sua …., seus princípios, objetivos e diretrizes …., fundamentando-se na inseparabilidade dos conceitos referenciais: cuidar e …., pois esta é uma concepção norteadora do projeto …. -….. elaborado e executado pela …… educacional.
Art. 19. Cada etapa é delimitada por sua finalidade, seus princípios, objetivos e diretrizes educacionais, fundamentando-se na inseparabilidade dos conceitos referenciais: cuidar e educar, pois esta é uma concepção norteadora do projeto político-pedagógico elaborado e executado pela comunidade educacional.
Art. 20. O respeito aos … e a seus tempos mentais, socioemocionais, culturais e …. é um princípio orientador de toda a ação …. , sendo responsabilidade dos …. a criação de condições para que …., adolescentes, ….. e adultos, com sua …., tenham a oportunidade de receber a …. que corresponda à idade …. de percurso escolar.
Art. 20. O respeito aos educandos e a seus tempos mentais, socioemocionais, culturais e identitários é um princípio orientador de toda a ação educativa, sendo responsabilidade dos sistemas a criação de condições para que crianças, adolescentes, jovens e adultos, com sua diversidade, tenham a oportunidade de receber a formação que corresponda à idade própria de percurso escolar.