Aula 5- Morfologia das células bacterianas. Técnicas de coloração. Flashcards
Microrganismos prototróficos:
Crescem em ambiente mínimo, precisam apenas de 1 fonte de carbono e alguns cristais. EX: e. coli
Microrganismos auxotróficos:
Dizem-se auxotróficos para uma molécula, que precisam que seja acrescentada ao meio mínimo. Muitas vezes estes microrganismos sofreram mutações que o fazem precisar dessa molécula, exemplo de molécula é o grupo Heme
Microrganismos fastidiosos:
Proliferam lentamente e com muitas necessidades, que não conhecemos bem, usam-se meios com soros e/ou sangue.
Microrganismos parasitas obrigatórios:
Só conseguem proliferar num ambiente intracelular, têm de ser cultivados em co cultura com o hospedeiro. EX: Legionella, Mycobacterium leprae
Microrganismo “não cultiváveis”:
Grande parte dos microrganismos ainda não conseguiram ser cultivados em laboratório.
Como se caracteriza a morfologia das colónias?
As colónias diferem no relevo, margem, forma, textura (colónias mais brilhantes têm uma maior quantidade de água, o que tem a ver com a presença de cápsula nessas bactérias), cor (está relacionada com a produção de determinados pigmentos), tamanho (tem a ver com o no de replicações que ocorreram, em consequência do tempo de incubação, pelo que é necessário ter cuidado ao utilizar este critério para identificação e diferenciação das espécies presentes no meio de cultura).
Como se caracteriza a morfologia individual (das células) ?
- Coco: forma de esfera, dos mais comuns. Podem ser organizados em diplococos, estreptococos, tétradas, sárcina e estafilococos
- Coco bacilo
- Vibrio
- Bacilo: forma bastonete ou bacilo, formas mais comuns. Podem ser organizados em diplobacilos (2
bacilos juntos), estreptobacilos (em cadeia) e palissadas (meias paralelas) - Espirilo: forma espiral, difíceis de ver, pois são muito finas, recorre-se a fluorescência
- Espiroqueta
Diz quais são as três técnicas de sementeira em meios sólidos.
estriamento, espalhamento, embedição.
Difere os dois tipos de estriamento que existem.
Estriamento por quadrantes não quantitativo: Isolamento em cultura pura após repicagem
Estriamento quantitativo: Ansa de inoculação calibrada; Inoculação de uma quantidade controlada de amostra
Sementeira por espalhamento pode ser feita de forma quantitativa?
Sim :D
Para que servem as colorações na observação microscópica de bactérias?
-Aumentam a visibilidade dos microrganismos -Acentuam as suas características morfológicas -Permitem a preservação das amostras.
(faz-se DEPOIS de fixar)
O que é a fixação?
Antes da coloração é necessário realizar a fixação, que é o processo pelo qual organismos são mortos e firmemente ligados à lâmina de vidro, permitindo que as estruturas internas e externas sejam preservadas e mantidas nas suas posições originais.
Que tipos de fixação existem?
Esta fixação pode ocorrer por calor, preserva a morfologia geral, mas não as estruturas internas é grosseiras, mas possível ser usada para procariotas (preparação deve secar antes de passar na chama), ou por fixação química, protege as estruturas subcelulares e a morfologia em geral, em organismos mais delicados, pode ser realizada com aldeídos ou álcoois (metanol).
O que é uma coloração simples? Quais existem?
É utilizado 1 único corante. Após a fixação a preparação é coberta pelo corante durante um curto período de tempo, o excesso é removido com água e a lâmina é deixada a secar. As colorações simples permitem determinar o tamanho, a forma e o arranjo dos microrganismos.
Azul de metileno - Azul
Violeta de Cristal- Roxo
Carbolfucsina- Vermelho
O que é uma coloração negativa?
O fundo é corado mas as bactérias não. As células aparecem como pontos brilhantes num fundo negro. Não entra nas 3 categorias.