Aula 10 e 11 - Crescimento bacteriano e fatores que afetam o crescimento bacteriano Flashcards
O que é o crescimento microbiano?
Pode ser considerado o crescimento dentro da própria célula ou o crescimento de uma população de microrganismos. É este último tópico que vai ser abordado nesta aula.
O crescimento bacteriano "batch" (não limitado) ocorre dentro de um tubo fechado. Um outro tipo de crescimento é a cultura contínua.
Coeficiente de cagaço: Fator de segurança
Destingue exatidão de precisão
De relembrar que a exatidão é quando temos um resultado perto do resultado teórico/real e que precisão é quando os resultados de vários ensaios se encontram perto uns dos outros. Deste modo, uma experiência pode ser precisa, mas não exata ou vice-versa.
Diz alguns métodos de cálculo cientíifico e técnico
Existem vários métodos de calculo científico e técnico. Temos o cálculo a olho (ballparking), permite-nos obter um valor aproximado, o cálculo preciso e exato e o coeficiente de cagaço, é a margem de erro (segurança), ou seja, é o excesso que damos para caso ocorra um problema, este valor será maior quanto mais perigoso é o falhanço.
Métodos de quantificação de microrganismos.
Quanto a métodos de quantificação de microrganismos, podemos usar contagem em placas de Petri, tubos de ensaio, citometria com hemocitómetro e citometria de fluxo. A escolha do método vai depender do tipo de células que estamos a quantificar (células totais, células vivas, células com características diferenciadoras).
Como funciona o hemocitómetro?
No método do hemocitómetro temos um carregamento de amostra liquido na camara de contagem, que depois é tapada com uma lamela de vidro (lamela cara pois tem uma espessura muito
exata). Quando visto de cima temos uma grelha e contando as células num quadrado, conseguimos quantificar as células existentes na amostra. Neste método podemos usar corantes para que apenas consigamos ver as células vivas.
Quais são os dois métodos de contagem de células viváveis com placas de Petri.
-Método de espalhamento dos microrganismos sobre meio de agar sólido numa placa de Petri ("spread plate method").
-Método de suspensão dos microrganismos em meio de agar liquefeito com posterior colocação na placa de Petri antes do meio solidificar (“pour-plate method”). Na fase de incubação, os microrganismos não vão estar apenas à superfície, mas sim espalhados por todo o meio.
Métodos de contagens indiretas de crescimento microbiano:
O método de espectrofotómetro é um método indireto de contagem através da medição da densidade ótica ou da turbidez, em que quantos mais organismo existem no meio, vamos ter menor passagem de luz e, por isso, mais absorvância. Quando temos poucos organismos temos uma relação linear, mas a partir de uma certa concentração esta deixa de ser linear (temos de fazer uma diluição, para ver se baixa proporcionalmente). O comprimento de onda usado para a deteção vai depender do tamanho dos organismos (maior organismo – maior comprimento de onda). Comprimentos de onda diferentes para o mesmo organismo vão dar valores diferentes, sendo que cada microrganismo tem o seu comprimento de onda perfeito para medições.
Crescimento de células em recipiente fechado. Explica as 4 fases
No crescimento em meios fechados, as células vão usando os nutrientes do meio e deitam os residuos para o mesmo, pelo que o meio deixa de ser tão bom, podendo mesmo se tornar tóxico. Deste modo, as células têm 4 fases:
* Lag phase: é a fase de adaptação das células ao meio
* Exponencial phase (log): as células crescem o máximo que conseguem
* Stationary phase: temos uma acumulação de poluição e começa a haver uma escassez de alimento, passamos a ter um crescimento críptico (morte e crescimento é quase igual), pelo que temos uma constante do número de células
* Death phase: ocorrem danos irreversiveis nas células, pode haver a formação de esporos ou a morte das células de forma exponencial
O que entendes por fissão binária.
Durante a replicação de células por fissão binária (Ex: E.coli), temos cada célula a dar origem a duas, pelo que, em condições ótimas, o crescimento da população é exponencial e definida por: Nt=N0x2n.
Explica unidades do crescimento batch.
N = número de microrganismos por volume (concentration of cells) Unidades: células/ml ou u.f.c./ml
K = taxa de crescimento específica (“specific growth rate”)
g=tempo de geração (“doubling time”) → tempo que uma população demora para passar a ter o dobro do número de microrganismos Unidades: minutos ou horas
H= número de gerações por hora→ inverso do tempo de geração (g) → Unidades: minutos-1 ou horas-1
Porque é que os gráficos de crescimento podem ser exponenciais ou retas?
Os gráficos de crescimento bacteriano são exponenciais, para facilitar a visualização e o uso, usamos o logaritmo para obtermos uma reta.
Diz exemplos de tempos de geração
As bacterias normalmente têm um tempo de geração mais rápidas que organismos eucariotas, uma vez que o tenpo de geração normalmente aumenta com a complexidade do organismo. A E.coli demora 40min a duplicar o DNA, mas ocorrem várias vezes ao mesmo tempo, pelo que a gestação é de apenas 17min.
Diz 4 equações da produtividade celular.
Y= (massa final de células em g/L – massa inicial de células em g/L) / (nutriente limitante inicial em g/L - nutriente limitante final em g/L)
Ym= (massa final de células em g/L – massa inicial de células em g/L) (nutriente limitante inicial em moles/L – nutriente limitante final em moles/L)
YATP= (massa final de células em g/L – massa inicial de células em g/L) (quantidade inicial e gerada de ATP em moles/L - quantidade final de ATP em moles/L)
YATP=(massa final de células em g/L – massa inicial de células em g/L) (quantidade gerada de ATP em moles/1.)
O que é um quimiostato? E um tubidoestato?
Um quimiostato é um frasco em que entra nutrientes esteries no frasco, por um tubo e e saem microrganismos e nutriente mais gasto por outro tubo, mantendo-se assim um volume constante. Neste tipo de sistemas há sempre um nutriente que está em concentração limitante.
Outro dispositivo é o tubidoestato que é, basicamente, um quimioestato com um sensor. O sensor permite a contagem de células que saem, e dependendo deste vai fechar ou abrir a torneira que controla a entrada de meio. Este sensor é importante em situações limite, como por exemplo a evitar o washout.
Y ATP comum?
yATP=10,5 —> permite calcular quantas moles de ATP são produzidas por mole de glucose utilizada (divide-se por 10,5)