Aula 27 - Fungos Flashcards
Como é a nutrição dos fungos?
Nutrição:
o Quimio-heterotróficos, como os protozoários
o Maioria aeróbios, alguns anaeróbios facultativos, raros os anaeróbios estritos)
o Decompositores → libertam enzimas para o exterior e absorvem as moléculas mais simples, seguida de digestão extracelular.
Caracteriza a estrutura celular dos fungos.
- Estrutura celular:
o Estrutura eucarióta
o Parede celular com quitina (forte, mas flexível → polissacarídeo com nitrogénio → residuos de N-acetilglucosamina), glucanos, quitosano ou celulose. Diferentes fungos → diferentes paredes celulares (quase sempre quitina, diferentes glucanos). Pneumocystis não tem quintina
o Possuem outros esteróis (diferentes de colesterol) → ergosterol (mais comum) → fármacos têm como alvo as moléculas ou proteínas de sintese das moléculas específicas da parede e membrana celular
o Unicelulares (leveduras) ou multicelulares (fungos filamentosos, bolores ou cogumelos). Há fungos que podem alterar entre a forma levedura e fungo filamentoso → candida albicans → pode causar doença ou ser
comensário.
o Fungos filamentosos possuem o micélio, constituído por hifas (septadoas ou não)
Caracteriza a reprodução dos fungos.
- Reprodução
o Assexuada e sexuada (fissão transversal, gemulação, produção de esporos)
o Leveduras → reprodução por fissão binária ou gemulação
o Bolores ou fungos filamentoses → envolvem a formação de esporos (quase sempre) → podem formar se por reprodução sexuada ou assexuada
O que são leveduras?
Levaduras → fungos unicelulares, com um único núcleo, com reprodução assexuada por gemulação ou divisão transversal ou sexuada pela formação de esporos. Normalmente não possuem cílios e flagelos.
O que são bolores?
Bolores → filamentos longos, ramificados como fios → hinfas → formam um molho chamado de micelium
Como é que os fungos são importantes?
Fungos → importantes no ambiente como decompositores e em associações simbióticas. No setor industrial → produção de alimentos, antibióticos, deterioração de produtos → por produção de enzimas. Na saúde → não há muitos exemplos de fungos que causam patologias → tirando em casos de imunosupressão (aumenta as infeções por fungos comensários em sida ou transplantadas) → mais patogénicos nas plantas. Podem ainda ser usados como modelo de estudo da célula eucarióta.
Quais as doenças causadas pelos fungos aos humanos?
Doenças causadas aos humanos por toxinas produzidas pelos fungos (cogumelos venenosos), micoses das superfícies, micoses sistémicas (mais perigosas) → mais comuns são as pulmonares → ocorrem em pessoas imunossuprimidas. As micoses superficiais, como dermatofitoses → causadas pelo grupo dermatófitos (ascomicota); ou candidíases → afetam frequentemente as mucosas. Micoses sitémicas → entrada do organismo pelo pulmão → causada por cryptococcus neoformans, histoplasma capsulatum, blastomices dermatitis, paracocciodioides brasiliensis, coccidioides immitis → podem ainda ocorrer infeções oportunistas por aspergillus e pneumocistis jirovecci.
Como ocorre o diagnóstico de fungos?
Diagnostico ocorre por cultivação em meio de cultura pura, mas crescem de forma, mais lenta → dificil fazer cultura de fungos sem crescimento/contaminação por bacterias → uso de meios seletivos para diminuir o crescimento destas.
Quais os tratamentos para doenças relacionadas com fungos?
A morfologia das culturas e depois dos esporos → para diagnostico. O tratamento é realizado com fármacos (toxicidade maior que os das bacterias) → anfotericina B é o mais comum → liga-se ao ergoesterol → forma poros na membrana. Pode ligar-se ao colesterol causando toxicidade para o hospedeiro. Outros métodos usados são de inibição da sintese de glucano ou quitina (parede celular) ou do ergosterol (membrana celular) ou da sintese de RNA/proteínas.