Aula 24 a 26 - Epidimologia e Protozoários Flashcards
O que entendes por Prevalência?
Prevalência: retrato num determinado momento. Expresso em função do número total de indivíduos na população, em percentagem. (Ex: a prevalência da infeção por HIV em Portugal é inferior a 1%.
O que entendes por incidência?
Incidência: números de casos novos reportados num determinado de tempo. A maioria das doenças infeciosas, a incidência é dada anualmente. (Ex: a incidência anual de tuberculose em Portugal é de cerca de 20 casos por 100000 habitantes.
O que é uma infeção endémica?
Infeção endémica: quando os valores de prevalência se mantêm elevados e relativamente constante durante muito tempo → doença é comum na zona. (Ex: a leishmaniose é endémica em algumas regiões de Portugal.
Destingue epidemia de surto de pandemia.
- Epidemia: quando se verifica um aumento repentido na incidência de uma doença num determinado local
- Surto: Se aumento é limitado no tempo e no espaço.
- Pandemia: quando o aumento da incidência ocorre em vastas regiões do globo
O que entendes por portadores e reservatórios.
- Portadores: indivíduos infetados e capazes de transmitir o agente infecioso. Podem: estar doentes; em período de incubação; nunca manifestar a doença; convalescentes (recuperar da doença).
- Reservatórios: animais de outras espécies que podem transmitir o agente infecioso, geralmente sem manifestar a doença.
Destingue zoonose de vetores
- Zoonose: doença infeciosa que pode ser transmitida ao homem a partir de outros animais.
- Vetores: doença infeciosa que pode ser transmitida ao homem, mas aplica-se mais a insetos ou outros artrópedes.
Como é que as doenças infecciosas podem chegar aos humanos?
Doenças infeciosas podem chegar aos humanos de várias formas. A transmissão pode ocorrer de forma direta, por contacto direto, gotículas de ar, vertical contact e/ou vetor. No, entanto pode ocorrer de forma indireta, quando são deixados em superfícies e alimentos ou por ar. Infeções nosocomiais ocorrem nos hospitais (ocorrem muito pelas superficies) → muitas destas infeções são resistentes a antibióticos e por isso devem ter-se muito cuidado.
Como se mede a gravidade/impacto de uma doença infecciosa?
- Mortalidade: número de casos fatais/população.
- Letalidade (fatilidade): número de casos fatais/números de casos de doença → tem valores maiores que a mortalidade
- Morbilidade: traduz a frequência e gravidade dos sisntomas da infeção, pode ser medido em números de internamentos, necessidade de medicação, dias falta ao trabalho/escola, ect.
O que são protozoários?
São seres eucariotas unicelulares, quimio-heterotroficos, não possuem parede celular (na fase ativa) e, geralmente, moveis. Possuem vários organelos (núcleo, RE, complexo de golgi, mitocondrias, lisossomas, …) e um citoesqueleto de actina, miosina e microtúbulos → permite a capacidade de endo- e exocitose (parte da alimentação). Alguns protozoários movem-se por pseudópodes (são possíveis devido ao citoesqueleto, miosina e microtúbulos) e outros por flagelos e cílio.
Compara os flagelos dos protozoários e o dos eucariotas.
A várias diferenças entre o flagelo eucariota (protozoários) e dos procariotas. Nos procariotas temos um motor com bombas de protões que permitem rodar, enquanto no eucariota temos um cilio proteico, contituido por kinetossomas.
O que são cistos?
Os protozoários podem formar cistos → organismo morfologicamente mais simples, com parede celular e baixa atividade metabólica → estado dormente → permite proteger de alterações adversas no ambiente (Ex defeciencia em nutrientes, dissecação, pH e níveis baixos de O2); locias de reorganização do núcleo e de divisão celular (cistos reprodutivos); meios de transferência entre hospedeiros. O processo pelo qual saiem do cisto, chama-se excystment.
Como pode ser a reprodução dos protozoários?
A reprodução dos protozoários pode ser diferente das bacterias. Existem alguns com reprodução sexuada, mas na grande maioria temos divisão binária ou múltipla (mas com grande variabilidade de formas de divisão)
Os protozoários não constituem a um grupo filogeneticamente homogéneo?
Sim :D
Caracteriza o grupo dos ciliados
Grupo: Ciliados
- Características comuns:
- Movem-se e alimentam-se por cílios.
- Reprodução:
- Assexuada, por fissão binária.
- Possibilidade de conjugação.
- Doenças:
- Balantidíase
Caracteriza as amibas
Grupo: Amibas
- Características comuns:
- Movem-se e alimentam-se por pseudópodes.
- Reprodução:
- Assexuada, por fissão binária (divisão múltipla nos cistos).
- Doenças relacionadas:
- Desinteria amebiana.
Caracteriza os flagelados
Grupo: Flagelados
- Características comuns:
- Movem-se por flagelos.
- Fissão binária
- Exemplos de doenças:
- Giardíase.
- Leishmaniose.
- Tripanossomíase.
- Tricomoníase.
Caracteriza os esporozoários.
Grupo: Esporozoários
- Características comuns:
- Não têm órgãos de locomoção aparentes.
- Parasitas intracelulares obrigatórios.
- Podem ter reprodução sexuada.
- Podem necessitar de mais do que um hospedeiro para completar o ciclo de vida.
- Exemplos:
- Malária.
- Toxoplasmose.
- Coccidioses.
Caracteriza o protozoário: Balantidium.
Balantidium: possuem um citóstoma (parece uma boca), onde ocorre a endocitose dos alimentos. É possível visualizar 2 núcleos: um macronúcleo de forma alongada (manter a função de rotina celular e controlo do metabolismo da célula) e um micronúcleo esférico (diploide e com cromossomas somáticos normais). Possui ainda vacúolos digestivos e cílios a recobrir toda a célula. O balantidium coli produz hialuronidase, levando à destruição da mucose e disenteria (desidratação muito rápida do individuo) → dores na zona da barriga. O balantidium coli quando se encontra no exterior está na forma cística (mais resistente), quando entra no corpo do humano ou do porco, vai sofre excistação no intestino delgado e multiplicação por fissão binária transversal → formando o trofozoito no lumen do colon.
Caracteriza as amibas.
Amibas: movem-se por pseudópodes, têm como habitat o intestino de animais. Tem forma cística (pode fazer reprodução múltipla) → o número de núcleos na fazes cística é características das espécies.
E.histolytica é responsável pelo quê? Como acontece?
E.histolytica é responsável por amebiasis → infeção ocorre pela ingestão de cistos maturos de água, comida ou mãos contaminadas por matéria fecal ou por exposição a matéria fecal durante contacto sexual → Mais presentes em locais tropicais e situações de saneamento piores. Depois da excitação no intestino delgado → divisão rápida dos metacistos → trofozoitos movem-se para o intestino grosso → invadem as células do hospedeiro ou vivem em comensais no intestino formando cistos (encistação) → no último caso os cistos podem sair nas fezes.
E.histolytica. Como invade o hospedeiro? Quais os sintomas?
Para invadir o hospedeiro é necessário a libertação de um protéase de cisteínas → degrada a matriz extracelular e evita a resposta imunológica da IgA, IgG e fator do complemento. Os sintomas podem ir desde assintomático até disenteria grave, apendicire e abscessos no figado, pulmões ou cérebro.
Tem enzimas capazes de atacar a mucosa intestinal (produção de enzimas) → entra na corrente sanguínea → migra para o figado, pulmões ou pele. Doenças mais comuns é gastointrite. Mas pode atacar os pulmões e figado.
Giardia intestinallis. O que provoca?
Possui uma taxa de mortalidade baixa. Pode existir em grandes números no intestino (como não danifica o intestino não consegue passar para outros locais). Possui um ventosa que permite ligação à mucosa do intestino → perturbação da absorção no intestino. Tem uma distribuição no mundo inteiro e associada aos cuidados de higiene. Tem maior prevalência em crianças pequenas → leva a uma subnutrição.
Trichomonas vaginalis. Que problemas causa?
Trichomonas vaginalis → não tem forma cística → passa por via sexual → nos homens não causa sintomas, mas nas mulheres pode causar doença. É das doenças sexualmente transmissíveis mais comum, onde há uma acumulação de leucócitos na zona da infeção. Em mulheres causa uma descarga profuse, purulenta com cor amarelada a creme e com odor desagradávek. Pode ser acompanhada de comichão. No caso do homem, é assintomático ou pode ter sensação de ardimento enquanto urina. O diganostico é realizado pela observação e identificação do protozoário nas descargas vaginais (mulheres) ou urina ou semem (nos homens. O tratamento usado é pela administração de metronidazole a todos os contactos sexuais.
Leishmaniose. Diz os problemas causados e como são causados.
Leishmaniose → doença provocada por leshamania (protistas flagelados) → podem ser cutâneas ou viscerais. É uma doença de pobreza associada a malnutrição, deslocamento, baixas condições de habitação e discriminação. Os principais reservatórios deste protozoário são os caninos e os roedores e usam as fêmeas de sand flies, como lutzomyia e Phlebotumus, como intermediários. Sand flies são difíceis de ver → tamanho muito reduzido. As moscas introduzem os promastigotos flagelados na pele do humano → promastigotos engolidos pelos macrófagos → multiplicam-se por fissão binária → formam amastigotes (células pequenas e não moveis. Destroem as células e são engolidas por ouros macrófagos onde se desenvolvem e multiplicam.