Aula 21 a 23 - Virologia Flashcards
O que são virus?
Os virus são agentes infeciosos acelulares, mais pequenos e simples que células. São filtravies, ou seja, não se aderem a filtros, por serem muito pequenos, a maioria tem menos que 200nm. Os virus não têm capacidade de replicar autonomamente, uma vez que não possuem ribossomas, por exemplo. São constituídos por material genético (RNA ou DNA) e capsula proteica que protege o material genético. Há mais variabilidade de virus que infetam animais do que bacterias. Os virus são classificados em famílias de acordo com a estrutura do genoma, ciclo de vida, morfologia e genética.
O que são vibriões?
Os Viriões, células vírica sozinhas com tamanhos entre 10 a 400nm, têm o material genético envolvido por cápside, sendo estes dois constituintes obrigatórios. No exterior podemos ter o invólucro (camada fosfolipidica), que vai revestir alguns virus e podem ter proteínas inseridas (codificadas pelo genoma viral), chamadas spikes.
Como identificamos vibriões?
Para sabermos o número de viriões existentes na cultura, contamos os buraquinhos, assumindo que cada buraquinho foi causado por um único virião. Pode ser usada microscopia eletrónica ou microscopia de fluorescência, após coloração dos viriões. Métodos de qPCR podem permitir quantificar a presença de viriões.
Os virus classificados de acordo com:
- o hospedeiro
- tipo de ácidos nucleicos
- forma da capsula
- presença ou ausencia de involucro
Caracteriza de uma maneira geral o genoma viral.
O genoma viral pode ser DNA de cadeia simples ou dupla, linear ou circular ou RNA cadeia simples (+/-) ou dupla linear. Quanto ao DNA pode ser linear ou circular, pode ainda ser linear
no virião e circular quando entra na célula.
Como é que o RNA pode ser classificado?
O RNA pode ser classificado em +, quando é traduzido diretamente, ou -, quando o RNA é o complementar ao que tem de ser traduzido. O RNA – tem um processo que leva a mais tempo de replicação e necessidade de enzimas próprias para o fazer (RNA replicase).
O que entendes por genomas segmentados?
Alguns viriões têm genomas segmentados – genoma consiste em mais que uma parte/segmento -, pelo que pode ocorrer alguma recombinação. Deste modo os virus tem enorme diversidade quanto ao material genético, em termos de estrutura e composição.
Difere os vírus nas plantas.
A maior parte dos virus das plantas é ssRNA e a maioria dos virus de bacterias têm dsDNA.
O que é a capsíde? Caracteriza-a
A cápside permite proteger os ácidos nucleicos da degradação. Nos viriões que não têm involucro, é responsável pela adesão à célula hospedeira e pela interação comas mesmas. Têm uma estrutura constituida por múltiplas unidades de uma mesma proteína – protomeros - ou número limitado de proteínas, com simetria helicoidal – forma de tubos ocos com paredes de proteínas, tubo em espiral, o tamanho é influenciado pelos protomeros e o ácido nucleico - ou icosaédrica – poliedro regular com 20 faces equilaterais triangulares e 12 vertices; forma mais efeiciente; formada por unidade com forma da anel ou puxador chamados capsomas, constituídos por 5 ou 6 protomeros- ou complexa (sem simetria).
Porque é que a cápside tem características que permite self-assembling
A cápside tem características que permite self-assembling, pois é constituída por proteínas (iguais) que têm tendência a se associarem de forma a fazer uma esfera. Quando se encontram ligadas a ácido nucleico aumenta estabilidade.
O que são spikes?
A sair da cpaside podemos ter proteínas virais, chamadas spikes, as quais estão envolvidas na ligação à célula hospedeira. Uma vez que estas proteínas são diferentes para cada virus podem ser usadas para identificação dos mesmos.
Descreve o HPV
- HPV: cápsula constituída por 2 proteínas. Conseguimos fazer capsulas em laboratório apenas com as L1. Esta tecnica permite o seu uso para vacinas porque o corpo consegue criar anticorpos para a proteínas L1, sem causar infeção.
Descreve o vírus da Ébola.
- Ébola: viriões muito longos, com proteínas muito ligadas ao RNA, levando a designação de nucleocápside. Possui um formato filamentoso invulgar. As glicoproteínas inseridas no involucro permitem reconhecimento
Descreve as enzimas e invólucro do HIV
HIV: virus complexo com 2 segmentos de RNA+ (rna segmentado), com capside com formato de cone e presença de transcriptase reversa, proteases e integrasse.
Descreve as Enzimas e invólucro do vírus da gripe.
- Virus da gripe: temos dois tipos de spikes, hemaglutina -ligão-se às células vermelhas e causam a agregação; participam na ligação ao hospedeiro- e enzima neuraminidase – funciona na libertação de viriões maturos da célula hospedeiro-, sendo que as variantes do virus da gripe vêm de alterações numa das spikes.
A replixação viral segue um padrão geral?
Apesar das diferenças de genoma e mecanismos de replicação, todos os virus seguem um padrão geral. Porque os virus necessitam de uma célula hospedeira para se multiplicar, o primeiro passo é a adsorção à célula, seguida pela entrada da nucleocapside ou dos ácidos nucleicos do virus na célula.
O que entendes por fase eclipse?
Após a adição de virus temos uma fase em que não é possível detetar particulas virais, esta fase chama-se fase eclipse. Este fenómeno ocorre porque os virus precisão de se desmontar para criar novos virus (descortificação) e devido à necessidade de entrar nas células.
Explica a fase de absorção
A replicação viral começa com a absorção do virus à célula hospedeira, por uma ligação especifica entre uma proteína do virus e uma proteína da célula. Esta ligação é importante para decidir qual a espécie e tipo de células que podem ser infetadas pelo virus.