Atenção Básica Flashcards
Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB, 2017), os Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB)
Nao se constituem como serviços com unidades fisicas independentes ou especiais, e nao sao de livre acesso a atendimento individual ou coletivo.
NASF-AB, defina seus objetivos
os NASF-AB (núcleos ampliados de saúde da família e atenção básica)? Eles servem como apoio à equipe de saúde da família (ESF), oferecendo atendimento com psiquiatra, nutricionista, médico veterinário, etc. Mas o mais importante é que você saiba que eles NÃO são porta de entrada para o sistema de saúde. Apenas complementam o atendimento da atenção primária, tornando-a integral.
A Saúde da Família é considerada a estratégia central do governo brasileiro para organizar a Atenção Primária dentro do SUS. Em relação à Estratégia Saúde da Família, é correto afirmar que:
o modelo de assistência brasileiro atual traz dois grandes avanços ao cuidado: aumento no cuidado do acompanhamento pré-natal e consequente prevenção de uma série de doenças e a realização de visitas domiciliares, que propicia melhor cuidado aos pacientes idosos acamados e outras impossibilidades de acesso ao espaço físico das Clínicas de Família
RAPS?
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).” Para isso, a RAPS está presente na Atenção Básica e em outros setores
No ano de 2011 foi lançada a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que organizou os diversos pontos de atenção em torno de sete componentes estratégicos que vão desde a atenção básica até estratégias de reabilitação. Quais são os pontos de atenção do componente de Atenção Básica à Saúde?
unidade básica de saúde, núcleo de apoio a saúde da família, consultório de rua, apoio aos seriços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório, Centros de Convivência e Cultura.
São atributos da Atenção Primária à Saúde:
PRINCÍPIOS PRINCIPAIS:
Primeiro contato = porta de entrada
Longitudinalidade = acompanhamento/vínculo
Integralidade = atender de forma completa
Coordenação = atuação conjunta
PRINCÍPIOS SECUNDÁRIOS:
Enfoque familiar = centrado na família (genograma)
Orientação Comunitária = participação comunitária
Competência cultural = respeitar suas individualidades
São atributos da Atenção Primária à Saúde: PRINCÍPIOS SECUNDÁRIOS:
Enfoque familiar = centrado na família (genograma)
Orientação Comunitária = participação comunitária
Competência cultural = respeitar suas individualidades
São atributos da Atenção Primária à Saúde:
CARACTERÍSTICAS:
-Atendimento multidisciplinar = no mínimo um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um agente comunitários de saúde.
Acolhimento = contato pró-ativo
Reorientação do cuidado = centrado na pessoa
Elevada complexidade e baixa densidade = profissional capacitado para lidar com situações variadas sem utilizar tecnologia de ponta
Adscrição de clientela e Territorialização.= realizado em território delimitado, com uma população previamente cadastrada.
A institucionalização da APS em escala planetária ocorreu mediante a realização de um fato histórico conhecido como
A conferência de Alma Ata foi realizada em setembro de 1978, sobre Cuidados Primários de Saúde, realizada pela OMS, sobre a necessidade de ação urgente de todos os governos, de todos os que trabalhavam nos campos da saúde e do desenvolvimento e da comunidade mundial para promover a saúde.
Relatório de Dawson
marco da ideia de APS como forma de organização dos sistema nacionais de saúde, no qual se propôs a reestruturação do modelo de atenção à saúde na Inglaterra em serviços organizados segundo os níveis de complexidade e os custos do tratamento
National Health Service – NHS
o nome do serviço de saúde do Reino Unido, que envolvem o serviço de quatro países (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte). Sendo esse conjunto de legislações separadas, entre cada um dos países, mas que compõem um serviço em comum.
A criação da OMS
realizada em 1948, após o final da Segunda Guerra Mundial, que tinha como objetivo desenvolver ao máximo o nível de saúde de todos os povos.
Qual sistema de informação em saúde no Brasil tem por objetivo cadastrar e manter atualizados os dados dos estabelecimentos de saúde, permitindo a avaliação da capacidade instalada de serviços de saúde?
CNES é o cadastro Nacional de estabelecimentos de saúde.
Sistemas de informação dos dados estatisticos
SIM – Sistema de Informação de Mortalidade (alimentado pela declaração de óbito)
SINASC – Sistema de Informação de Nascidos-vivos (alimentado pela declaração de nascidos-vivos)
SIH – Sistema de Informação Hospitalar (alimentado pela Autorização de Internação Hospitalar
SINAN – Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação (alimentado pela ficha de notificação)
SISAB – Sistema de Informação da Atenção Básica
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (fornece dados gerais da população)
Como calculamos o coeficiente de mortalidade materna?
Número de óbitos por causa materna/Nascidos vivos
Caso em que a pessoa desenvolve a doença na própria região em que a contraiu. Qual o conceito?
Autóctone
Principios do SUS eticos e doutrinarios:
Universalidade: Todos têm acesso (inclusive estrangeiros). • Integralidade: Atua em prevenção, cura e reabilitação. • Equidade: Mais recursos para os menos favorecidos.
Principios do SUS: Os organizacionais/operativos
Descentralização: Divisão de poderes entre as esferas políticas. • Regionalização: Maior autoridade dos municípios. • Hierarquização: Assistência em níveis de complexidade. • Participação Social: Por meio dos conselhos e conferências. • Resolubilidade: O problema do paciente deve ser resolvido de alguma forma. • Complementaridade: É possível contratar o privado.
Na reunião mensal da Comissão Intergestores da Região de Saúde X o representante da esfera estadual apresentou o conteúdo do novo documento jurídico, definido pelo Decreto Presidencial 7508/2011, a ser assinado pelos gestores, no sentido de formalizar a colaboração interfederativa para a construção da rede de saúde. Este documento define as responsabilidades individuais e solidárias dos entes federativos com relação aos indicadores e as metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho do sistema de saúde, recursos financeiros e à forma de controle e fiscalização da execução das ações e dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse novo documento da gestão do SUS é denominado de:
O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAPS) é um acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde.
O Decreto nº 7.508, de 28.06.2011, que regulamenta a Lei Orgânica da Saúde, estabelece a Porta de Entrada às Redes de Atenção à Saúde, que inclui os serviços:
As portas de entradas do SUS são serviços onde o paciente pode buscar atendimento diretamente, não havendo necessidade de encaminhamento ou transferência.
Atualmente os serviços que são porta de entrada são: A Atenção Primária, Serviços de Urgência e Emergência e os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)
A clínica ampliada é uma importante oferta da Política Nacional de Humanização (PNH) para a qualificação da Atenção Básica. São importantes ferramentas (arranjos) para a efetivação de uma Clínica Ampliada: I - Equipe de Referência. II - Apoio Matricial. III - Projeto Terapêutico Singular. IV - Visita Domiciliar. V - Referência e Contrarreferência. Sobre os itens I e V acima, marque a resposta CORRETA:
A CLÍNICA AMPLIADA é uma das diretrizes propostas pela Política Nacional de Humanização para qualificar o modo de se fazer saúde, ou seja, ampliar o atendimento para além do simples diagnóstico e tratamento médicos. É uma medida que utiliza diversos princípios ao criar vínculo com o paciente, integrar toda uma equipe multiprofissional, e permitir que fatores além dos científicos sejam incorporados na atenção ao usuário. Ela utiliza algumas ferramentas: o PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR, o APOIO MATRICIAL, e a EQUIPE DE REFERÊNCIA.
Que evento, em 1986, marcou a luta por sistema único de saúde, público e de qualidade?
oitava conferencia nacional de saude
Para compor o Conselho Distrital de Saúde de uma determinada área programática do Município do Rio de Janeiro, são necessários 8 representantes. Considerando a orientação legal para sua composição, deve-se combinar, em termos de representação:
4 usuarios, 2 prestadores de servico, 2 profissionais de saude