ALTA IDADE MÉDIA: REINOS BÁRBAROS Flashcards
Quem eram os povos bárbaros
-Os s povos bárbaros incluíam uma variedade de grupos étnicos e tribos, como os germânicos (vândalos, visigodos, ostrogodos, francos, saxões), os eslavos, os hunos, os alanos, os citas, entre outros.
-Cada um desses grupos tinha suas próprias línguas, tradições culturais e modos de vida distintos e eram chamados de bárbaros de forma pejorativa por terem costumes diferentes e não apresentarem o mesmo nível de civilização que gregos e romanos.
Eles tinham um Estado forte?
-Não.
-Eles se organizavam em tribos lideradas por um chefe militar e em época de guerra formavam confederações.
O que era o Comitatus
-Era um sistema de lealdade e serviço mútuo entre um senhor guerreiro (geralmente um líder tribal ou nobre) e seus seguidores, conhecidos como comitatus ou thanes.
-Nesse sistema, os thanes juravam lealdade ao seu senhor em troca de proteção, benefícios e oportunidades de saque em tempos de guerra.
-O comitatus era uma parte fundamental da estrutura social e política das sociedades germânicas e ajudava a garantir a coesão e a estabilidade dentro das comunidades tribais.
O que era o Beneficiun e sua importância para a formação do Feudalismo
-Refere-se a um sistema de relações entre senhores e vassalos, onde o senhor concedia terras (um feudo) ao vassalo em troca de serviços militares e apoio político. –O vassalo jurava lealdade e fidelidade ao senhor, comprometendo-se a prestar serviços militares e aconselhamento quando solicitado.
-O beneficium era uma parte central do sistema feudal e ajudava a garantir a defesa e a administração das terras do senhor.
Como era a economia entre os germânicos
-Não conheciam a propriedade privada e o comércio entre os germanos dava-se através das trocas.
-O o gado era a principal riqueza, sendo utilizado como moeda.
-Também plantavam aveia, cevada e
trigo.
Como era a religião dos bárbaros
-Politeísmo com deuses que representavam fenômenos naturais, como o sol, a lua, o trovão, o vento, entre outros.
-Culto aos Antepassados e praticavam rituais e cerimônias em sua honra.
- Os rituais religiosos dos povos bárbaros frequentemente incluíam sacrifícios de animais, oferendas de comida e bebida, danças, cantos e cerimônias sagradas.
- Xamãs ou líderes espirituais que eram os mediadores entre o mundo espiritual e o mundo físico.
*Conversão ao cristianismo como o Arianismo e depois ao catolicismo.
Os Francos foram o maior reino bárbaro da Alta Idade Média, qual a importância política de Clóvis
-Clóvis converteu-se ao cristianismo no ano de 496 d.C., o que ajudou a conservar e ampliar o poder da Igreja Católica na Europa Feudal. Além disso, a Igreja ajudou na expansão do reino Franco, que se tornou o mais forte reino do período.
Qual a importância do Major domus Carlos Martel
Ele governou no lugar dos reis indolentes e venceu os Mouros (islâmicos) na Batalha de Poitiers (732), impedindo que eles avançassem sobre a Europa Central e destruísse a Civilização Ocidental.
Qual a Importância de Pepino, o Breve na história do Francos.
-Ele destituiu o último rei da dinastia Merovíngia e iniciou a Dinastia Carolíngia. -Para ter apoio da Igreja deu o Patrimônio de São Pedro para o papa (terras), o que ajudou a consolidar o poder Temporal (político- econômico) da ICAR.
Cite as principais realizações de Carlos Magno, durante o auge do Império Franco
-Conquistou territórios da Europa Ocidental e Central, estendendo seu domínio sobre grande parte da França moderna, Alemanha, Itália e outras regiões.
-Carlos Magno foi coroado pelo Papa Leão III como Imperador do Ocidente, o primeiro depois da queda de Roma em 476 d.C.
-Criou a escola Palatina, promovendo o estudo do latim, das artes e da literatura clássica. Seu apoio à educação contribuiu para o renascimento cultural conhecido como Renascimento Carolíngio.
-Apoiou e protegeu a Igreja Católica, promovendo a evangelização de territórios, nomeando bispos e abades leais ao papado. Além de criar o dízimo doado a Igreja.
Como Carlos Magno organizou a sua administração através do Direito de Ban
-Estabeleceu um sistema administrativo eficaz, dividindo seu império em condados governados por condes, Duques e Marqueses. Eles Eram os responsáveis por administrar a justiça e coletar impostos. Isso ajudou a fortalecer o controle centralizado sobre seu vasto território.
O que aconteceu com o filho dele, o rei Luís, o Piedoso
Ele foi deposto por seus filhos, que brigaram entre si para manter o poder, mas foram obrigados a assinar o Tratado de Verdun no ano de 843, o que contribuiu para a descentralização política e o fortalecimento do feudalismo.