Águas Flashcards
A Lei n. 9.433/97, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, afirma que a água é bem de domínio público, inexistindo, portanto, águas de propriedade particular no Brasil.
Sobre o tema, complete:
1. Dentre os fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, tem-se a natureza pública das águas; o uso múltiplo das águas (como regra), contudo, nas situações de escassez, há uma ordem de preferência de utilização para o consumo humano e a () de animais; a gestão descentralizada de recursos hídricos. Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico.
2. Os instrumentos da PNRH são: planos de recursos hídricos; enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes; outorga dos direitos de uso de recursos hídricos; cobrança do uso de recursos hídricos; () aos municípios; e, sistema de informações sobre RH.
3. O Sistema Nacional de Gerenciamento de RH tem a seguinte composição: Conselho Nacional de RH; () () de Águas; Conselhos de RH dos Estados e do DF; e, Comitês de Bacia Hidrográfica.
- Dessedentação.
- Compensação.
- Agência Nacional.
Sobre o tema, complete:
- Em regra, a utilização da água exige outorga. A outorga de Recursos Hídricos é definida como o ato administrativo mediante o qual a autoridade outorgante competente faculta ao requerente o direito de uso dos recursos hídricos, por prazo determinado, nos termos e condições expressas no respectivo ato, consideradas as legislações específicas vigentes. A outorga do uso da água terá prazo de 35 anos, renovável, devendo ser ().
- A outorga poderá ser suspensa, total ou parcialmente, temporária ou definitivamente e tem natureza de autorização administrativa. Excepcionalmente, () de outorga o uso da água para acumulação de volumes, derivações, captações e lançamentos considerados insignificantes, assim como, o uso para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais rurais. A outorga de uso de recursos hídricos é pressuposto para a concessão da licença de instalação e de operação.
- Onerosa.
2. Independe.
Sobre o tema “Água”, marque V ou F:
- É infração administrativa a perfuração de poços para extração de água subterrânea ou operação sem a devida autorização.
- Inexiste direito adquirido de poluir.
- As barragens deverão ser classificadas pelo Poder Público por categoria de risco, por dano potencial associado e pelo seu volume.
- V.
- V.
- V.
Sobre o tema “Água”, marque V ou F:
- Todo porto organizado é obrigado à possuir instalações ou meios adequados para o recebimento e tratamento dos diversos tipos de resíduos e para o combate da poluição; e, deve dispor de planos de emergência individuais para o combate à poluição por óleo e substâncias nocivas ou perigosas. Toda entidade, exploradora de portos organizados, deve elaborar manual de procedimento interno para o gerenciamento dos riscos de poluição.
- Todo navio que transportar substância nociva ou perigosa deve manter a bordo documento que a especifique e forneça sua localização no navio.
- É permitida a descarga, em águas sob jurisdição nacional, de substâncias nocivas ou perigosas classificadas na categoria A, B, C e D bem como água de lastro, resíduos de lavagem de tanques ou outras misturas que contenham tais substâncias.
- A descarga de óleo, de substâncias nocivas ou perigosas e de lixo é excepcionalmente tolerada em águas sob jurisdição nacional para a salvaguarda de vidas humanas, pesquisa ou segurança de navio.
- Qualquer incidente ocorrido em portos organizados, que possa provocar poluição das águas sob jurisdição nacional, deverá ser imediatamente comunicado ao órgão ambiental competente, à Capitania dos Portos e ao órgão regulador da indústria do petróleo.
- V.
- V.
- F - é proibida a descarga em todas essas águas, sendo, excepcionalmente, permitida, apenas nas categorias B, C e D.
- V.
- V.