Zoonoses Flashcards
Sorologicamente, o mormo é diagnosticado por meio de teste de fixação de complemento, empregando-se …………………………….. Em alguns países são utilizados teste imunoenzimático (ELISA), hemaglutinação indireta, contraimunoeletroforese, immunoblotting e teste de fluorescência indireta, para fins de diagnóstico.”
- extratos bacterianos aquosos como antígenos
A vacina febre amarela-VFA (atenuada) é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença. A vacina utilizada no Brasil é produzida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e consiste de:……………………………………….
- vírus vivo atenuado da subcepa 17DD, cultivado em embrião de galinha
O homem é o único hospedeiro definitivo da forma adulta da T. solium e da Taenia saginata. O suíno é o hospedeiro intermediário da …………, e o bovino é o hospedeiro intermediário da …………………, por apresentarem a forma larvária (…………………………………………….., respectivamente) nos seus tecidos
-T. solium,
-T. saginata
-Cysticercus cellulosae e C. bovis
Protozoários tripanossomatídeos do gênero Leishmania. Nas Américas, a………………………………….é a espécie mais comumente envolvida na transmissão da leishmaniose visceral (LV).
Leishmania (Leishmania infantum)
Resulta da ingestão de esporos presentes no alimento, seguida da fixação e multiplicação do agente no ambiente intestinal, onde ocorre a produção e absorção de toxina. A ausência da microbiota de proteção permite a germinação de esporos e a produção de toxina na luz intestinal”.
Botulismo intestinal
A proporção de humanos que adquirem infecção pelo T. gondii parece ser mais alta na população que tem o hábito de comer carne malpassada. O risco de infecção por este protozoário aumenta pelo consumo de carne de ……………………………………………
suínos, seguido da de ovinos e caprinos
A p60 é uma proteína secretada por ……………….. e parece estar associada à capacidade invasiva da bactéria.
L. monocytogenes
O hospedeiro humano final também pode atuar como hospedeiro intermediário da …………………. e tornar-se infectado com cisticercos. Isto ocorre mais provavelmente em razão da ingestão acidental de ovos de …………………. por meio de mãos sujas ou de alimento contaminado.
T. solium
T. solium
O tratamento térmico de alimentos enlatados de baixa acidez a 121 °C, por 3 minutos ou equivalente eliminará os endósporos de Cl. botulinum. Essa bactéria não pode se multiplicar em alimentos ácidos ou acidificados com pHs menores do que ………………………
4,6.
Em animais, o diagnóstico das enterites causadas C. perfringens requer, além dos sinais clínicos, …………………………………., o isolamento e a identificação do agente
achados anatomopatológicos
L. monocytogenes tem predileção pela ……………………………, onde frequentemente não é alcançada pelo sistema imunológico. Os sinais de infecção intrauterina são diarreia, náusea, dor nas costas, dor abdominal e sangramento vaginal. A única prova diagnóstica costuma ser o hemocultivo positivo.
placenta
febre amarela
No ciclo silvestre, as principais espécies de culicídeos (mosquitos silvestres) implicadas na transmissão são Haemagogus janthinomys e Haemagogus leucocelaenus, além de diversas espécies do gênero……………….
Sabethes
O botulismo está associado com alimentos enlatados de baixa acidez (principalmente aqueles de produção caseira), vegetais, peixe e produtos de carne. Também é associado com mel, e, por isso, o mel não deve ser dado a crianças com menos de um ano de idade. O botulismo infantil e mais …………………….. do que a versão adulta”.
brando
O complexo teníase-cisticercose………………. é uma doença de notificação compulsória, apesar de ser uma ferramenta indispensável.
NÃO
Não podemos confundir o fato do complexo teníase-cisticercose humana não ser uma doença de notificação compulsória, em nível nacional com o fato da “Cisticercose Suína” ser uma doença de notificação obrigatória, conforme IN50/2013, na categoria 4 – Múltiplas Espécies (apesar de cisticercose suína, encontra-se na categoria de múltiplas espécies.
As mulheres grávidas soronegativas para ……………………………. não devem manter contato direto com fezes de gatos, solo ou ingerir carne malpassada.
T. gondii
O T. gondii é considerado um parasito com ciclo heteroxeno, no qual os felídeos são considerados os hospedeiros definitivos ou completos e o homem e outros vertebrados homeotérmicos, os hospedeiros intermediários ou incompletos.
certo
O ciclo biológico do Toxoplasma gondii ocorre em duas fases distintas do parasito. A fase assexuada do protozoário que ocorre nos linfonodos e tecidos dos hospedeiros intermediários, e a fase sexuada que ocorre no epitélio intestinal dos hospedeiros definitivos.
certo
Por este fato o T. gondii é considerado um parasito com ciclo heteroxeno, no qual os felídeos são considerados os hospedeiros definitivos ou completos e o homem e outros vertebrados homeotérmicos, os hospedeiros intermediários ou incompletos.
LEPTOSPIROSE:Os mais utilizados são o ensaio imunoenzimático (ELISA-IgM) e a microaglutinação (MAT)
CERTO
Uma das formas de reduzir a infecção humana pelo T. gondii é destruir os cistos da carne cozinhando-a até uma temperatura de 67°C por 20’, com garantia de que o calor penetre igualmente no alimento. O congelamento à -13°C por 18 a 24hs, pode ser considerado um meio de destruição dos cistos
CERTO
Bactéria gram-negativa intracelular obrigatória: Rickettsia rickettsii, Rickettsia sp. cepa Mata Atlântica”.
CERTO
O botulismo alimentar em humanos é …………………………… e distingue-se da Síndrome de Guillan-Barré, que é ascendente.
“As manifestações começam no território dos nervos cranianos e evoluem no sentido descendente. Essa particularidade distingue o botulismo da síndrome de Guillain-Barré, que é uma paralisia flácida aguda ascendente”.
descendente
O tratamento térmico de alimentos enlatados de baixa acidez a 121 °C, por 3 minutos ou equivalente eliminará os endósporos de Cl. botulinum. Essa bactéria não pode se multiplicar em alimentos ácidos ou acidificados com pHs menores do que……………………
4,6
“Clostridium perfringens são bastonetes, anaeróbios, Gram-positivos, comensais do trato gastrointestinal de homens e animais. Apresentam ainda grande capacidade de formar esporos em condições adversas, permitindo sua manutenção no ambiente por longos períodos.
CUIDADO!!! Alguns autores afirmam que o Clostridium perfringens, diferentemente da maioria das bactérias do gênero Clostridium, possuem relativa tolerância à presença de oxigênio.
Existem cinco tipos (A a E) de Cl. perfringens, os quais são divididos de acordo com a presença das principais toxinas letais, das quais três são de origem plasmidial
CERTO
Cuidado para não confundir com os tipos do C. botulinum, em que os tipos A, B, E e F são de humanos e C e D são de animais. No C. perfringens, os tipos A, C e D são patógenos humanos e os tipos B, C, D e E são patógenos animais. Notem que os tipos C e D são tanto de humanos quanto de animais.
“Os tipos………………….. de Cl. perfringens são patógenos humanos, enquanto os tipos …………………………são patógenos animais
A, C e D
B, C, D e E
No recém-nascido, anticorpos contra toxoplasmose da classe IgG, podem ser anticorpos maternos, que na criança não infectada podem permanecer na circulação ao longo do primeiro ano de vida. É necessário realizar a testagem para IgM ou IgA, pois estas imunoglobulinas não atravessam a placenta e então, quando presentes indicam a produção pelo próprio feto, devido a infecção intrauterina.
CERTO
A Burkholderia mallei é uma bactéria intracelular facultativa que causa uma doença piogranulomatosa sistêmica denominada mormo. É um microrganismo ………………., porém, em presença de nitrato comporta-se como anaeróbio facultativo. Seu crescimento é lento nos meios de cultura comuns e é favorecido pela adição de glicerol.
aeróbio