Zoonoses Flashcards
Sorologicamente, o mormo é diagnosticado por meio de teste de fixação de complemento, empregando-se …………………………….. Em alguns países são utilizados teste imunoenzimático (ELISA), hemaglutinação indireta, contraimunoeletroforese, immunoblotting e teste de fluorescência indireta, para fins de diagnóstico.”
- extratos bacterianos aquosos como antígenos
A vacina febre amarela-VFA (atenuada) é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença. A vacina utilizada no Brasil é produzida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e consiste de:……………………………………….
- vírus vivo atenuado da subcepa 17DD, cultivado em embrião de galinha
O homem é o único hospedeiro definitivo da forma adulta da T. solium e da Taenia saginata. O suíno é o hospedeiro intermediário da …………, e o bovino é o hospedeiro intermediário da …………………, por apresentarem a forma larvária (…………………………………………….., respectivamente) nos seus tecidos
-T. solium,
-T. saginata
-Cysticercus cellulosae e C. bovis
Protozoários tripanossomatídeos do gênero Leishmania. Nas Américas, a………………………………….é a espécie mais comumente envolvida na transmissão da leishmaniose visceral (LV).
Leishmania (Leishmania infantum)
Resulta da ingestão de esporos presentes no alimento, seguida da fixação e multiplicação do agente no ambiente intestinal, onde ocorre a produção e absorção de toxina. A ausência da microbiota de proteção permite a germinação de esporos e a produção de toxina na luz intestinal”.
Botulismo intestinal
A proporção de humanos que adquirem infecção pelo T. gondii parece ser mais alta na população que tem o hábito de comer carne malpassada. O risco de infecção por este protozoário aumenta pelo consumo de carne de ……………………………………………
suínos, seguido da de ovinos e caprinos
A p60 é uma proteína secretada por ……………….. e parece estar associada à capacidade invasiva da bactéria.
L. monocytogenes
O hospedeiro humano final também pode atuar como hospedeiro intermediário da …………………. e tornar-se infectado com cisticercos. Isto ocorre mais provavelmente em razão da ingestão acidental de ovos de …………………. por meio de mãos sujas ou de alimento contaminado.
T. solium
T. solium
O tratamento térmico de alimentos enlatados de baixa acidez a 121 °C, por 3 minutos ou equivalente eliminará os endósporos de Cl. botulinum. Essa bactéria não pode se multiplicar em alimentos ácidos ou acidificados com pHs menores do que ………………………
4,6.
Em animais, o diagnóstico das enterites causadas C. perfringens requer, além dos sinais clínicos, …………………………………., o isolamento e a identificação do agente
achados anatomopatológicos
L. monocytogenes tem predileção pela ……………………………, onde frequentemente não é alcançada pelo sistema imunológico. Os sinais de infecção intrauterina são diarreia, náusea, dor nas costas, dor abdominal e sangramento vaginal. A única prova diagnóstica costuma ser o hemocultivo positivo.
placenta
febre amarela
No ciclo silvestre, as principais espécies de culicídeos (mosquitos silvestres) implicadas na transmissão são Haemagogus janthinomys e Haemagogus leucocelaenus, além de diversas espécies do gênero……………….
Sabethes
O botulismo está associado com alimentos enlatados de baixa acidez (principalmente aqueles de produção caseira), vegetais, peixe e produtos de carne. Também é associado com mel, e, por isso, o mel não deve ser dado a crianças com menos de um ano de idade. O botulismo infantil e mais …………………….. do que a versão adulta”.
brando
O complexo teníase-cisticercose………………. é uma doença de notificação compulsória, apesar de ser uma ferramenta indispensável.
NÃO
Não podemos confundir o fato do complexo teníase-cisticercose humana não ser uma doença de notificação compulsória, em nível nacional com o fato da “Cisticercose Suína” ser uma doença de notificação obrigatória, conforme IN50/2013, na categoria 4 – Múltiplas Espécies (apesar de cisticercose suína, encontra-se na categoria de múltiplas espécies.
As mulheres grávidas soronegativas para ……………………………. não devem manter contato direto com fezes de gatos, solo ou ingerir carne malpassada.
T. gondii
O T. gondii é considerado um parasito com ciclo heteroxeno, no qual os felídeos são considerados os hospedeiros definitivos ou completos e o homem e outros vertebrados homeotérmicos, os hospedeiros intermediários ou incompletos.
certo
O ciclo biológico do Toxoplasma gondii ocorre em duas fases distintas do parasito. A fase assexuada do protozoário que ocorre nos linfonodos e tecidos dos hospedeiros intermediários, e a fase sexuada que ocorre no epitélio intestinal dos hospedeiros definitivos.
certo
Por este fato o T. gondii é considerado um parasito com ciclo heteroxeno, no qual os felídeos são considerados os hospedeiros definitivos ou completos e o homem e outros vertebrados homeotérmicos, os hospedeiros intermediários ou incompletos.
LEPTOSPIROSE:Os mais utilizados são o ensaio imunoenzimático (ELISA-IgM) e a microaglutinação (MAT)
CERTO
Uma das formas de reduzir a infecção humana pelo T. gondii é destruir os cistos da carne cozinhando-a até uma temperatura de 67°C por 20’, com garantia de que o calor penetre igualmente no alimento. O congelamento à -13°C por 18 a 24hs, pode ser considerado um meio de destruição dos cistos
CERTO
Bactéria gram-negativa intracelular obrigatória: Rickettsia rickettsii, Rickettsia sp. cepa Mata Atlântica”.
CERTO
O botulismo alimentar em humanos é …………………………… e distingue-se da Síndrome de Guillan-Barré, que é ascendente.
“As manifestações começam no território dos nervos cranianos e evoluem no sentido descendente. Essa particularidade distingue o botulismo da síndrome de Guillain-Barré, que é uma paralisia flácida aguda ascendente”.
descendente
O tratamento térmico de alimentos enlatados de baixa acidez a 121 °C, por 3 minutos ou equivalente eliminará os endósporos de Cl. botulinum. Essa bactéria não pode se multiplicar em alimentos ácidos ou acidificados com pHs menores do que……………………
4,6
“Clostridium perfringens são bastonetes, anaeróbios, Gram-positivos, comensais do trato gastrointestinal de homens e animais. Apresentam ainda grande capacidade de formar esporos em condições adversas, permitindo sua manutenção no ambiente por longos períodos.
CUIDADO!!! Alguns autores afirmam que o Clostridium perfringens, diferentemente da maioria das bactérias do gênero Clostridium, possuem relativa tolerância à presença de oxigênio.
Existem cinco tipos (A a E) de Cl. perfringens, os quais são divididos de acordo com a presença das principais toxinas letais, das quais três são de origem plasmidial
CERTO
Cuidado para não confundir com os tipos do C. botulinum, em que os tipos A, B, E e F são de humanos e C e D são de animais. No C. perfringens, os tipos A, C e D são patógenos humanos e os tipos B, C, D e E são patógenos animais. Notem que os tipos C e D são tanto de humanos quanto de animais.
“Os tipos………………….. de Cl. perfringens são patógenos humanos, enquanto os tipos …………………………são patógenos animais
A, C e D
B, C, D e E
No recém-nascido, anticorpos contra toxoplasmose da classe IgG, podem ser anticorpos maternos, que na criança não infectada podem permanecer na circulação ao longo do primeiro ano de vida. É necessário realizar a testagem para IgM ou IgA, pois estas imunoglobulinas não atravessam a placenta e então, quando presentes indicam a produção pelo próprio feto, devido a infecção intrauterina.
CERTO
A Burkholderia mallei é uma bactéria intracelular facultativa que causa uma doença piogranulomatosa sistêmica denominada mormo. É um microrganismo ………………., porém, em presença de nitrato comporta-se como anaeróbio facultativo. Seu crescimento é lento nos meios de cultura comuns e é favorecido pela adição de glicerol.
aeróbio
O teste da maleína consiste na inoculação intradermo-palpebral, oftálmica, ou subcutânea de um derivado protéico purificado. O teste ………………………….. é o mais sensível, seguro e específico para detecção de solípedes infectados, quando comparado aos testes oftálmico e subcutâneo. É preciso esclarecer que a aplicação subcutânea interfere no diagnóstico sorológico
intradermo-palpebral
Na toxoplasmose, as alterações oculares estão entre as mais frequentemente observadas. A infecção aguda em adultos pode acarretar alteração ganglionar, febre, um leve resfriado ou adenopatia, e hepatoesplenomegalia. A toxoplasmose adquirida pelo paciente imunodeprimido frequentemente aparece como doença do Sistema Nervoso Central (encefalite) e retinite
CERTO
“Bactéria helicoidal (espiroqueta) aeróbica obrigatória do gênero Leptospira, do qual se conhecem 14 espécies patogênicas, sendo a mais importante a…………………….
L. interrogans.”
“A manifestação clássica da leptospirose grave é a ………………………., caracterizada pela tríade de icterícia, insuficiência renal e hemorragia, mais comumente pulmonar.
síndrome de Weil
O diagnóstico é baseado na detecção da toxina botulínica por soroneutralização em camundongos. Em humanos, cães e aves comumente utiliza-se o soro sanguíneo. Já em bovinos, devido à alta sensibilidade desta espécie às toxinas botulínicas, preconiza-se a utilização de conteúdo intestinal ou fragmentos do fígado.
CERTO
O principal reservatório é constituído pelos roedores sinantrópicos das espécies Rattus norvegicus(ratazana ou rato de esgoto), Rattus rattus (rato de telhado ou rato preto) e Mus musculus (camundongo ou catita). Ao se infectarem, não desenvolvem a doença e tornam-se portadores, albergando a leptospira nos rins e eliminando-a viva no meio ambiente, contaminando, desta forma, água, solo e alimentos. O …………………..é o principal portador da Leptospira icterohaemorraghiae, uma das mais patogênicas para o homem. Outros reservatórios de importância são caninos, suínos, bovinos, eqüinos, ovinos e caprinos
Rattus norvegicus
O tratamento da teníase poderá ser feito através das drogas: mebendazol, niclosamida ou clorossalicilamida, praziquantel, albendazol. Com relação à cisticercose, há pouco mais de uma década e meia, a terapêutica medicamentosa da neurocisticercose era restrita ao tratamento sintomático.
CERTO
O tratamento é realizado com antibióticos, como penicilina ou ampicilina, juntas ou isoladas, com aminoglicosídeos. …………………….. não são efetivas. Recomenda-se para pacientes alérgicos às penicilinas o uso de Trimetoprim/Sulfametoxazol (TMP/SMX). Observou-se recentemente resistência às tetraciclinas. Em animais o tratamento também consiste na utilização de antibióticos, sendo os mais utilizados as ampicilina e gentamicina, sendo as cefaloporinas não efetivas contra o agente”
Cefalosporinas
A imunidade no Mormo é predominantemente …………………….! Vale lembrar da Maleinização (utilização de um extrato proteico de maleína que gera uma hipersensibilidade tipo 4 – retardada – baseada por reações celulares).
“ (…)A imunidade é predominantemente mediada por células.”
celular
O C. botulinum é anaeróbio estrito.
“O Clostridium botulinum é um bastonete Gram-positivo, …………………….(0,3 a 0,7 x 3,4 a 7,5 μm) com flagelos peritríquios (flagelos distribuídos por toda a célula).
Ele causa uma doença de origem alimentar denominada botulismo, uma intoxicação causada pela ingestão de neurotoxinas pré-formadas. O microorganismo e encontrado por toda a natureza, incluindo solo, peixes, frutas e vegetais crus”.
anaeróbio estrito
A suscetibilidade à infecção é universal e os anticorpos produzidos em infecções anteriores ……………………… A pessoa pode manifestar ou não a doença sempre que for exposto ao T. cruzi. As lesões tardias já instaladas, a despeito da interrupção da evolução da infecção, não serão revertidas com o tratamento
não são protetores.
O R. norvegicus é o principal portador do sorovar……………………um dos mais patogênicos para o homem.
Icterohaemorraghiae,
Protozoário do gênero Leishmania. No Brasil, foram identificadas sete espécies, sendo seis do subgênero Viannia e uma do subgênero Leishmania. As três principais espécies são:
• Leishmania (Leishmania) amazonensis;
• Leishmania (Viannia) guyanensis;
• Leishmania (Viannia) braziliensis”.
O escólex da Taenia saginata …………..rostelo, tampouco ganchos, ao contrário da Taenia solium em que o rostelo apresenta quatro ventosas posicionadas em sentido radial e possui quatro ventosas e 22 a 32 ganchos, em duas fileiras
não tem
)B. mallei é pouco resistente à dessecação, à luz, ao calor e aos desinfetantes químicos. Dificilmente sobrevive mais que um a dois meses no ambiente.”
CERTO
Após a ingestão de oocistos ou cistos de Toxoplasma gondii, e liberação de …………………………. para a circulação sanguínea e linfática, se o hospedeiro intermediário for uma fêmea gestante, o parasito pode invadir os tecidos do feto.
TAQUIZOÍTOS
São complicações da cisticercose: .
deficiência visual, loucura, epilepsia, entre outros
A via mais comum de infecção por Brucella. sp. nos animais é o…………….. Após a ingestão, as bactérias são endocitadas pelas células epiteliais do intestino delgado (células M das placas de Peyer) e se alojam inicialmente nos linfonodos regionais, onde proliferam no interior dos fagócitos.
trato gastrintestinal.
O solo contaminado com ………………………… do Toxoplasma gondii provenientes dos gatos domésticos é uma via de transmissão de grande importância epidemiológica, mas o contato com o animal não resulta grande perigo porque os oocistos não se aderem aos pelos do gato.
OOCISTOS
A diarreia aguda causada pelo Cl. perfringens deve-se à produção de uma enterotoxina, a α-toxina. Um tipo mais grave, porém mais raro, de enfermidade é também causado pela ingestão de alimentos contaminados com cepas do tipo C. Essa enfermidade é conhecida como enteritite (jejunite) necrótica (doença pig-bel) e é causada pela………
exotoxina β.
O diagnóstico é baseado na detecção da toxina botulínica por ……………….. em camundongos. Em humanos, cães e aves comumente utiliza-se o soro sanguíneo. Já em bovinos, devido à alta sensibilidade desta espécie às toxinas botulínicas, preconiza-se a utilização de conteúdo intestinal ou fragmentos do fígado.
SORONEUTRALIZAÇÃO
Após a ingestão de oocistos ou cistos de Toxoplasma gondii, e liberação de ,………… para a circulação sanguínea e linfática, se o hospedeiro intermediário for uma fêmea gestante, o parasito pode invadir os tecidos do feto.
TAQUIZOÍTOS
A Influenza Aviária é provocada por vírus da família Orthomixoviridae, gênero Influenzavirus A, com genoma de RNA e ………
ENVELOPADO.
O período de incubação da cisticercose humana varia de 15 dias a anos após a infecção. Para a teníase, em torno de ………após a ingestão da larva, o parasita adulto já é encontrado no intestino delgado humano.
três MESES
Cães podem apresentar uma infecção subclínica da leptospirose, na dependência do sorovar infectante ou um quadro agudo e febril, com complicações entéricas, hepáticas e principalmente renais. Animais de ………… manifestam problemas reprodutivos.
produção
As brucelas ………..hospedeiro-específicas e sob determinadas condições podem transmitir-se a outras espécies animais. A infecção no hospedeiro preferencial é seguida por aborto e subsequente infertilidade temporária ou permanente
não são
O agente causador da Febre Maculosa é uma ……………………………………………………., com característica de bactéria gram negativa. O agente causador da Febre Amarela é o vírus amarílico, arbovírus do gênero Flavivirus e família Flaviviridae (do latim flavus = amarelo). É um RNA vírus, pertencente ao mesmo gênero e família de outros vírus que causam doenças no homem, tais como o Dengue, o West Nile, o Rocio e o St. Louis
Rickettsia rickettsii, da família Rickettsiaceae, parasito intracelular obrigatório
O tratamento térmico de alimentos enlatados de baixa acidez a…….., por 3 minutos ou equivalente eliminará os endósporos de Cl. botulinum
121 °C
Em humanos, a infecção alimentar causada por C. perfringens ocorre devido ao consumo de produtos cárneos contaminados com grande quantidade de ……………………de C. perfringens produtores de enterotoxina.
ESPOROS
: é o período que decorre entre a penetração do agente etiológico e o aparecimento das primeiras formas detectáveis do agente etiológico.
PERÍODO PRÉ-PATENTE
Os ovos das tênias permanecem viáveis por vários meses no meio ambiente, que é contaminado pelas fezes de ………..portadores de teníase.
HUMANOS
é uma doença exclusivamente humana. Ex: filariose bancroftiana, necatoriose, gripe, etc.
ANTROPONOSE
Após a ingestão de oocistos ou cistos de Toxoplasma gondii, e liberação de …………….. para a circulação sanguínea e linfática, se o hospedeiro intermediário for uma fêmea gestante, o parasito pode invadir os tecidos do feto
TAQUIZOÍTOS
As micobactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis (…………………………………….) são as principais causadoras da Tuberculose nos mamíferos. O M. avium é causador de tuberculose em varias espécies animais, mas não é patogênico para bovinos e bubalinos, entretanto provoca reações inespecíficas à tuberculinização, dificultando o diagnóstico da Tuberculose nestas espécies.
M.tuberculosis, M.bovis e M.africanum
Botulismo em humanos pode apresentar paralisia flácida …………. e nos animais é …………..
descendente
ascendente
TOXOPLASMOSE
É necessário realizar a testagem para ………. pois estas imunoglobulinas não atravessam a placenta e então, quando presentes indicam a produção pelo próprio feto, devido a infecção intrauterina”.
IgM ou IgA,
Existem cinco tipos (A a E) de Cl. perfringens, os quais são divididos de acordo com a presença das principais toxinas letais, das quais três são de origem plasmidial. Os tipos ….. de Cl. perfringens são patógenos humanos, enquanto os tipos…………. são patógenos animais
A, C e D
B, C, D e E
Bactéria helicoidal (espiroqueta)……………….. do gênero Leptospira, do qual se conhecem atualmente sete espécies patogênicas, sendo a mais importante a L. interrogans.
AERÓBICA OBRIGATÓRIA
s três principais funções ou propriedades das Hemaglutininas do Influenza Vírus são:
- Ligar-se ao receptor contendo ácido siálico na superfície da célula hospedeira, proporcionando a adsorção da partícula viral à célula
- Responsável pela penetração do vírus através da membrana citoplasmática, intermediando a fusão do envelope da partícula endocitada com a membrana endosomal, resultando na liberação dos nucleocapsídeos no citoplasma;
- É o principal antígeno do vírus contra o qual o hospedeiro desenvolve anticorpos neutralizantes e pandemias de influenza estão associadas a mudanças em sua estrutura antigênica.
HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO: é aquele que apresenta o parasito em sua fase……………….. Ex.: o caramujo é o hospedeiro intermediário do S. mansoni
larvária ou assexuada