IN 210 Flashcards
O exame dos ovidutos e ovários das poedeiras é realizado na Linha….
B
RESFRIAMENTO: é o processo de refrigeração e manutenção da temperatura entre…….. a …….. dos produtos de aves (carcaças, cortes ou recortes, miúdos e/ou derivados), com tolerância de ……. medidos na intimidade dos mesmos
0ºC a 4ºC——1ºc
A renovação de água ou água gelada dos resfriadores contínuos tipo rosca sem fim deverá ser na proporção mínima de ……. litros por carcaça no primeiro estágio e …….. litro no último estágio.
1,5 (um litro e meio) - 1,0 (um litro)
Os pés e pescoço com ou sem cabeça, quando retirados na linha de evisceração para fins comestíveis, deverão ser imediatamente pré-resfriados, em resfriadores contínuos por imersão, obedecendo o princípio da renovação de água contracorrente e à temperatura máxima de……..
4ºC
Configura-se como “evisceração retardada” a partir de………….. da decorrência da sangria.
30 minutos
A água de renovação do sistema de pré-resfriamento por imersão poderá ser hiperclorada, permitindo-se no………….de cloro livre
máximo 5ppm de cloro livre
Gênero Perdix:
perdiz, chucar, codorna”
os - A insensibilização não deve promover, em nenhuma hipótese, a morte das aves e deve ser seguida de sangria no prazo máximo de …………
12 segundos
Para o método de gotejamento, par aves até 800g deve-se permanecer ……..em tempo de imersão.
65 minutos
Gênero Gallus:
galetos, frangos,galinhas e galos
A temperatura da agua do sistema de pré-resfriamento por imersão não deve ser superior a ……..
4ºC
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - As aves poderão ser escaldadas pelos seguintes processos:
4.3.2.1. por pulverização de água quente e vapor;
4.3.2.2. por imersão em tanque com água aquecida através de vapor;
4.3.2.3. outro processo aprovado previamente pelo DIPOA”
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “ANEXO V - INSPEÇÃO POST MORTEM - 5.1. A inspeção de linha é realizada por pessoal treinado especificamente para tal função, mas o juízo final sobre a comestibilidade das carnes e vísceras, cabe única e exclusivamente ao :
Veterinário Oficial
PORTARIA 210
No método de gotejamento, para aves com peso de 1.001 a 1.100 deve-se mantê-la em imersão por …………………..
85 minutos.
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - 4.7.3. Os miúdos e/ou partes de carcaças, quer sejam ou não comercializados no das mesmas, receberão embalagem própria, sendo, obrigatoriamente, a cabeça e pés embalados………………………….
individualmente”.
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - Se existirem diversos tanques, a entrada e a saída de água utilizada em cada tanque deve ser regulada, de modo a diminuir progressivamente no sentido do movimento das carcaças, sendo que a água renovada no último tanque não seja inferior a:
1 (um) litro por carcaça, para carcaças com peso não superior a 2,5 (dois quilos e meio);
1,5 (um meio) litros por carcaça, para carcaças com peso entre 2,5 (dois quilos e meio) a 5,0 (cinco quilos);
2 (dois) litros por carcaça para carcaças com peso superior a 5 (cinco) quilos”
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “1- Definições - h. Numida meleagris: …………………..
galinha D´Angola ou Guiné
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “1- Definições -
. b. Gênero Meleagridis:…………………………
perus e perus maduros”.
Acima de 2300 gramas, mais ………………….. por 100g adicionais ou parte”
7 minutos
PORT 210
Será ……………. o uso de uniforme branco pelos operários (para os homens: gorros, calça e camisa ou macacão, preferentemente protegidos por aventais; para as mulheres touca, calça e blusa ou macacão, este protegido por avental)
obrigatório
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “5. SEÇÃO DE CORTES DE CARCAÇAS 5.2.4. A temperatura das carnes manipuladas nesta seção não poderá exceder…………………………..”
7ºC
PORT 210
A água no interior das caixas, quando em uso, deverá estar à temperatura mínima de ………………………….. observando-se ainda que o tempo de imersão do instrumental deverá durar pelo menos………………….
85ºC (oitenta e cinco graus centígrados),
3 (três) minutos
Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - 4.2.1. A insensibilização deve ser…………………………. por eletronarcose sob imersão em líquido, cujo equipamento deve dispor de registros de voltagem e amperagem e esta será proporcional à espécie, tamanho e peso das aves, considerando-se ainda a extensão a ser percorrida sob imersão
preferentemente
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “10. OUTRAS INSTALAÇÕES 10.4. A “casa de caldeira” será construída afastada……………………… de qualquer construção, além de atender às demais exigências da legislação específica”.
3 (três) metros
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “1- Definições - CARCAÇA: entende-se pelo corpo inteiro de uma ave após insensibilização ou não, sangria, depenagem e evisceração, onde papo, traquéia, esôfago, intestinos, cloaca, baço, órgãos reprodutores e pulmões tenham sido removidos. É facultativa a retirada dos………………………….
rins, pés, pescoço e cabeça
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - 4.3.6. Quando forem removidos pés e/ou cabeças na seção de escaldagem e depenagem, será ……………………………………….”, observados os requisitos mínimos necessários, antes dessas operações”
obrigatória a instalação de um “Ponto de Inspeção
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - 4.4.18. Os pulmões serão, ……………………………, preconizando-se a instalação de sistema de higienização dos instrumentos utilizados. Nos sistemas à vácuo, o equipamento para pressão negativa e os depósitos de pulmões serão instalados fora da seção”.
obrigatoriamente, retirados, através do sistema de vácuo ou mecânico
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “1- Definições - LOTE DE AVES: entende-se um grupo de aves da mesma procedência e alojados em um mesmo local e/ou galpão”
CERTO
O método do gotejamento (“drip test”) é o método utilizado para determinar a quantidade de água resultante do descongelamento de carcaças congeladas.
CERTO
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “ANEXO VI - ESQUEMA DE TRABALHO DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO FEDERAL - 2. DURANTE OS TRABALHOS DE MATANÇA B - Método do Gotejamento (“DRIP TEST”): O presente método é utilizado para determinar a quantidade de água resultante do descongelamento de carcaças congeladas. Se a quantidade de água resultante, expressa em percentagem do peso da carcaça, com todas os miúdos/partes comestíveis na embalagem, ultrapassar o valor limite de…………….., considera-se que a(s) carcaças(s) absorveu(eram) um excesso de água durante o pré-resfriamento por imersão em água”.
6%
IN 210
2.15.2.9. Frequência dos testes: recomenda-se no mínimo…………… para cada turno de trabalho (quatro horas)”.
1 (um) teste
e. Gênero Anser:
gansos e gansos maduros”.
d. Gênero Anas:
patos e patos maduros
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:
O comprimento da calha da evisceração e Inspeção de Linha deverá ser no mínimo……………………. por operário.
1 metro
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - 4.3.2. A escaldagem deverá, obrigatoriamente, ser executada logo após o término da ………………….. sob condições definidas de temperatura e tempo, ajustados às características das aves em processamento (frango, galinha, galo, peru, etc.), não se permitindo a introdução de aves ainda vivas no sistema”
sangria,
Portaria nº 210, de novembro de 1998: “1- Definições - TEMPERADO: é o processo de agregar ao produto da ave condimentos e/ou especiarias devidamente autorizados pelo DIPOA, sendo posteriormente submetido apenas a refrigeração (resfriamento ou congelamento) ”.
certo
Os equipamentos e utensílios serão ……………….. de constituição metálica. Permitir-se-á o emprego de material plástico adequado, jamais admitindo-se o uso dos de madeira e dos recipientes de alvenaria.
preferentemente
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “6. INSTALAÇÕES FRIGORÍFICAS 6.6. As carcaças depositadas nas câmaras de resfriamento, deverão apresentar, temperatura ao redor de…………………………tolerando-se no máximo, variação de um grau centígrado
-1ºC (menos um grau centígrado) a 4ºC,
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998,
Para os recipientes destinados ao transporte de carcaças, partes de carcaças e miúdos, tais como bandejas e carrinhos, deverá haver seção própria e exclusiva para sua higienização, dotada de água quente……………. e vapor.
(85ºC)
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “ANEXO IV - INSPEÇÃO ANTE MORTEM - 6. Quando houver necessidade da realização da Matança de Emergência Imediata, esta deverá ser cercada de todos os cuidados higiênicos e sanitários e ao término será procedida completa higienização e, quando necessitar, desinfecção das instalações, equipamentos e utensílios, bem como renovação total da água dos pré-resfriadores e escaldadeiras”.
certo
Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - 4.2.7. A seção de sangria deverá dispor, obrigatoriamente, de lavatórios acionados a pedal (ou outro mecanismo que impeça o uso direto das mãos), com esterilizadores de fácil acesso ao operador”
certo
Portaria nº 210, de novembro de 1998: “8. TRANSPORTE 8.3. Tolera-se a utilização de veículo dotado de carroceria isotérmica, somente, para o transporte de curta distância e duração, que não permita a elevação da temperatura nos produtos em mais de ……………………..
2ºC (dois graus centígrados)”.
8.1. Linha A - Exame interno: 8.1.1.
Realiza-se através da visualização da cavidade torácica e abdominal (pulmões, sacos aéreos, rins, órgãos sexuais), respeitando o tempo mínimo de 2 (dois) segundos por ave.
8.2. Linha B - Exame de vísceras:
8.2.1. Visa o exame do coração, fígado, moela, baço, intestinos, ovários e ovidutos nas poedeiras; 8.2.2. Realiza-se através da visualização, palpação, conforme o caso, verificação de odores e ainda incisão; 8.2.3. Assim, no exame dos órgãos verifica-se o aspecto (cor, forma, tamanho), a consistência, e em certas ocasiões, o odor; 8.2.4.Na execução do exame em questão, deve ser respeitado o tempo mínimo de 2 (dois) segundos por aves.
8.3. Linha C - Exame externo:
8.3.1. Realiza-se através da visualização das superfícies externas (pele, articulações, etc.). Nessa linha efetua-se a remoção de contusões, membros fraturados, abscessos superficiais e localizados, calosidades, etc. Preconiza-se, também, o tempo mínimo de 2 (dois) segundos por ave para a realização deste exame”.
Portaria nº 210, de novembro de 1998: “ANEXO V - INSPEÇÃO POST MORTEM - 1. É efetuada individualmente durante o abate, através de exame visual macroscópico de carcaças e vísceras e, conforme o caso, palpação e cortes”.
certo
Portaria nº 210, de novembro de 1998: “ANEXO III - HIGIENE DO AMBIENTE DA INSPEÇÃO ANTE MORTEM E POST MORTEM 3.5.7. Esteira transportadora de carcaças e miúdos - Sempre que usadas, deverão prever sistema de lavagem contínua com água preferentemente …………………..
morna”.
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - 4.4.20. O recolhimento de ovários de aves (reprodutoras ou poedeiras comerciais) será permitido desde que:
4.4.20.1. A coleta somente será realizada após a liberação das aves por parte da Inspeção Federal (SIF);
4.4.20.2. A coleta deverá ser feita observando todos os princípios básicos de higiene recomendadas pela Inspeção Federal (SIF);
4.4.20.3. O produto deverá ser resfriado, imediatamente, após a coleta, a uma temperatura máxima de 4ºC;
4.4.20.4. O produto deverá ser armazenado e transportado sob refrigeração (0ºC) e destinado, exclusivamente, para pasteurização”.
Portaria nº 210, de novembro de 1998: “6. INSTALAÇÕES FRIGORÍFICAS 6.8. Mesmo temporariamente ou por razões de ordem técnica,………………. o congelamento de aves nas câmaras de estocagem, quando carcaças congeladas anteriormente, aí estiverem depositadas”.
não será permitido
Portaria nº 210, de novembro de 1998: “ANEXO III - HIGIENE DO AMBIENTE DA INSPEÇÃO ANTE MORTEM E POST MORTEM - 2.2.3. As aves que morrerem na plataforma de recepção ou durante o transporte, serão encaminhadas, com presteza, em recipientes fechados e identificados, ao…………………………………..sempre sob controle da Inspeção Federal”
forno crematório ou à graxaria,
Portaria nº 210, de novembro de 1998: “1- Definições - RESFRIAMENTO: é o processo de refrigeração e manutenção da temperatura entre………………………………….. dos produtos de aves (carcaças, cortes ou recortes, miúdos e/ou derivados), com tolerância de 1ºC (um grau) medidos na intimidade dos mesmos”.
0ºC (zero grau centígrado) a 4ºC (quatro graus centígrados positivos)
Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - 4.4.1. Os trabalhos de evisceração deverão ser executados em instalação própria, isolada através de paredes da área de escaldagem e depenagem, compreendendo desde a operação de …………………………..
corte da pele do pescoço, até a “toilette final” das carcaças”