APPCC Flashcards
4ª ETAPA – PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA: O conteúdo programático dos treinamentos sobre o sistema de garantia da qualidade, fundamentados no sistema de APPCC para produtos de origem animal, deverá abranger preferencialmente:
a) sensibilização para a qualidade;
b) perigos para a saúde pública ocasionados pelo consumo de alimentos de origem animal;
c) deterioração de alimentos perecíveis;
d) lay-out operacional;
e) programas de higiene;
f) etapas de elaboração e implantação (parte teórica e exercícios práticos na indústria)”.
1) da Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998:
“Para a implantação do Sistema de APPCC na indústria sob inspeção federal, alguns requisitos são básicos:
Sensibilização para a Qualidade
Capacitação
Implantação e Execução
Responsabilidade”
O Sistema APPCC baseia-se na prevenção, eliminação ou redução dos perigos em todas as etapas da cadeia produtiva. Constitui-se de sete princípios básicos, a saber:
1- Identificação do perigo;
2- Identificação do Ponto Crítico;
3- Estabelecimento do Limite Crítico;
4- Monitorização;
5- Ações Corretivas;
6- Procedimentos de Verificação;
7- Registros de resultado”.
: “Organograma é uma representação gráfica ou diagrama que mostra as ………………..entre os diversos setores da empresa”.
relações funcionais
1: “Diagrama Operacional é a representação gráfica de todas as etapas operacionais, em sequência ordenada, na elaboração de cada produto”.
certo
3ª ETAPA – AVALIAÇÃO DOS PRÉ-REQUISITOS PARA O SISTEMA APPCC: 1. Leiaute (Lay-out) do estabelecimento. 1.5. Setor de elaboração: O enfoque deve ser dirigido aos riscos de contaminações cruzadas entre matérias-primas e ingredientes destinados a elaboração de produtos com………………… O tempo de retenção do produto em processo e a temperatura de manutenção são outros aspectos a serem considerados no controle do crescimento de microrganismos indesejáveis no produto final”.
DIFERENTE MICROBIOTA
De acordo com o item “Definições”, página 29 da Apostila Inspeção Convet 1: “Limite crítico é o valor ou atributo estabelecido, que não deve ser excedido, no controle do……………..
ponto crítico
Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998: “Este sistema, hoje adotado pelos principais mercados mundiais, basicamente assegura que os produtos industrializados: c) atendam às legislações………………………… no que tange aos aspectos sanitários de qualidade e de integridade econômica”.
nacionais e internacionais,
:APPCC “Medida Preventiva são os procedimentos ou os fatores empregados nas etapas ou processos de produção que visam controlar um perigo à saúde, de perda da qualidade de um produto ou alimento ou de sua integridade econômica”.
CERTO
“Perigo são causas potenciais de danos INACEITÁVEIS que possam tornas um alimento impróprio ao consumo e afetar a saúde do consumidor, ocasionar a perda da qualidade e da integridade econômica dos produtos.
CERTO
De acordo com o item “Definições”, página 27 da Apostila Inspeção Convet 1: “O Sistema APPCC baseia-se na prevenção, eliminação ou redução dos perigos em todas as etapas da cadeia produtiva. Constitui-se de sete princípios básicos, a saber:
1- Identificação do perigo;
2- Identificação do Ponto Crítico;
3- Estabelecimento do Limite Crítico;
4- Monitorização;
5- Ações Corretivas;
6- Procedimentos de Verificação;
7- Registros de resultado.”
1.2 Objetivo da Portaria 368, de 04 de setembro de 1997: “Âmbito De Aplicação: O presente Regulamento se aplica, onde couber, a toda pessoa física ou jurídica que possua pelo menos um estabelecimento no qual se realizem algumas das seguintes atividades:
elaboração/industrialização, fracionamento, armazenamento e transporte de alimentos destinados ao comércio nacional e internacional”.
Portaria 368, de 04 de setembro de 1997: “Boas Práticas de Elaboração: são os procedimentos necessários para a obtenção de alimentos inócuos e saudáveis e sãos”.
certo
: 8º Passo (Princípio 3) – Estabelecer os limites críticos para cada PCC.
O estabelecimento desses limites deverá ser baseado no conhecimento disponível em fontes, tais como:
a) Regulamentos e legislação;
b) Literatura científica;
c) Dados de pesquisa oficialmente reconhecidos;
d) Referências de especialistas de indústrias, universidades ou instituições reconhecidas;
e) Experiências práticas com embasamento científico;
f) Normas internas de cada empresa, desde que atendam aos limites estabelecidos na legislação”.
De acordo com o item “Definições”, página 26 da Apostila Inspeção Convet 1: “Sistema APPCC é um sistema de análise que ………………………………. para seu controle, objetivando a segurança do alimento, e contempla para a aplicação, nas indústrias sob SIF, também os aspectos de garantia da qualidade e integridade econômica”.
identifica perigos específicos e medidas preventivas
Memorize: “Sistema APPCC” -> “Sistema de Análise que identifica perigos” para ficar mais fácil de descartar outras alternativas.