EPI Flashcards
Expressa a dinâmica populacional e é obtido pela relação entre o número de nascidos vivos e o número de óbitos observados em determinada população, em determinado período de tempo.
2- Índice vital de Pearl
2.1- Sensibilidade
É a capacidade de um teste de fornecer um resultado positivo quando o indivíduo testado é infectado. A falta de sensibilidade implica aumento de resultados falso-negativos.
CERTO
As características do ambiente constituem as condições fundamentais para o comportamento do agente etiológico em uma população susceptível.
As características do ambiente podem ser divididas em três categorias:
físicas, biológicas e socioeconômicas.
Diagnóstico é todo recurso que se utiliza para identificar uma fonte de infecção.
CERTO
É o isolamento do comunicante pelo tempo correspondente ao período máximo de incubação da doença. Tem por objetivo impedir a propagação da doença, caso o indivíduo venha a revelar-se uma fonte de infecção.
3.2- Quarentena
O diagnóstico pode ser:
1.2- Epidemiológico: é feito por meio de evidências circunstanciais, que podem levar ao descobrimento da fonte de infecção.
CERTO
Para que uma amostra seja representativa de uma população é preciso que todas as características dessa população estejam representadas na amostra, PRINCIPALMENTE as variações nas unidades de amostragem.
CERTO
1.2- Infecciosidade ou infectividade
É a capacidade que tem o agente etiológico de penetrar e multiplicar-se em determinado organismo, ou seja, de causar infecção, independentemente da ocorrência ou não de agravos à saúde
CERTO
A cadeia epidemiológica é composta por:
- Fonte de infecção
- Via de eliminação
- Meio de transmissão
- Porta de entrada
Foco primário:
é o primeiro foco da enfermidade ocorrido.
Foco índice:
é o primeiro foco da enfermidade registrado
é o conjunto de medidas empregadas com o objetivo de reduzir a frequência da ocorrência de uma doença já presente na população; consiste em evitar que a enfermidade venha a se desenvolver, ou seja, diminuir os efeitos da enfermidade quando ela não pode ser evitada.
Controle:
é o conjunto de ações adotadas com a finalidade de eliminar a enfermidade de um território. Trata-se de um procedimento radical e intensivo, cujo sucesso depende de uma integração ampla, envolvendo diferentes segmentos profissionais e múltiplas medidas sanitárias
Erradicação:
Índice de Youden é um indicador global de resultados corretos expresso em porcentagem.
certo
- Coeficiente geral de mortalidade
Indica a probabilidade que teve um indivíduo daquela população de morrer durante aquele período de tempo
certo
É possível usar um gráfico para decidir qual o melhor ponto de corte, de modo a definir os níveis de sensibilidade e especificidade mais adequados. Isso pode ser feito usando a curva ROC (receiver operatingcharacteristic). Essa curva é uma forma especial de combinar os valores da sensibilidade e da especificidade. Examinando essa curva, observa-se que o ponto de corte deve situar-se no ponto mais próximo ao ângulo que combina 100% de sensibilidade e 100% de especificidade. Quanto mais a curva se afasta desse ponto, mais inadequado é o ponto de corte.
certo
Os testes sorológicos primários são aqueles que medem diretamente a união primária do antígeno com o anticorpo, não dependendo da ocorrência de fenômenos secundários
certo
a- Primários: são aqueles que medem diretamente a união primária do antígeno com o anticorpo, não dependendo da ocorrência de fenômenos secundários. São exemplos de métodos primários a ……
imunofluorescência, o Elisa teste, o radioimunoensaio etc.
b- Secundários: são aqueles que se baseiam em fenômenos secundários que ocorrem após a união primária do antígeno com o anticorpo, como, por exemplo, …….
precipitação, aglutinação e fixação de complemento.
A cadeia epidemiológica é composta por:
- Fonte de infecção
- Via de eliminação
- Meio de transmissão
- Porta de entrada
Infecciosidade ou infectividade
É a capacidade que tem o agente etiológico de penetrar e multiplicar-se em determinado organismo, ou seja, de causar infecção, independentemente da ocorrência ou não de agravos à saúde.
Patogenicidade
É a capacidade do agente de produzir lesões específicas no organismo do hospedeiro. A patogenicidade é identificada pela frequência da manifestação clínica da doença na população. Agentes dotados de elevada patogenicidade, como o vírus da peste suína, determinam elevada proporção de casos clínicos da doença.
- Variabilidade
É a capacidade que tem o agente etiológico de adaptar-se às condições do hospedeiro e do ambiente.
Imunogenicidade é a
capacidade do agente de induzir uma resposta imune específica por parte do hospedeiro.
É a capacidade do agente de induzir uma resposta imune específica por parte do hospedeiro.
Essa resposta imune resulta na formação de anticorpos circulantes, anticorpos locais e imunidade celular.
Determinados agentes são capazes de induzir no hospedeiro uma resposta imunitária intensa e duradoura, enquanto outros determinam uma imunidade de curta duração.
Imunogenicidade
É a capacidade que tem o agente etiológico de penetrar e multiplicar-se em determinado organismo, ou seja, de causar infecção, independentemente da ocorrência ou não de agravos à saúde.
- Infecciosidade ou infectividade
Consiste em isolar a fonte de infecção em um local determinado pelas autoridades sanitárias ou pelo proprietário (quando há local disponível na propriedade), devendo-se evitar o contato com outros animais.
As instalações devem sofrer rigorosa desinfecção, e as fezes, a urina e a cama devem ter destino apropriado
- Isolamento individual
É um hospedeiro vertebrado, de espécie diferente da considerada, no qual o agente etiológico se instala, multiplica-se e é eliminado para o ambiente.
Como exemplos, podem ser citados o tatu em relação ao Trypanosoma cruzi, a capivara em
relação ao T. equinum e os suínos em relação ao vírus da doença de Aujeszky
Reservatório
No caso da imunoprofilaxia………………ou seja, uso de vacinas, devem-se considerar o período de indução da imunidade e o período de incubação da doença. Em indivíduos já vacinados anteriormente, a vacinação pode induzir mais rapidamente a resposta imune.
Existem situações em que o período médio de incubação da doença é maior que o período médio de indução da imunidade pela vacina. É o caso da raiva, contra a qual é adotada a vacinação pós-exposição.
A imunoprofilaxia passiva (sorotepia) é outra alternativa a ser considerada.
ativa,
O coeficiente global do teste reflete a proporção de positivos verdadeiros mais os negativos verdadeiros, em relação ao total de indivíduos examinados.
CERTO
As características do ambiente constituem as condições fundamentais para o comportamento do agente etiológico em uma população susceptível, podendo ser divididas em três categorias:
físicas, biológicas e socioeconômicas.
Profilaxia é o conjunto de medidas adotadas com a finalidade de interromper a cadeia de transmissão de uma enfermidade.
As ações profiláticas podem ser exercidas em qualquer fase da história natural da doença, tanto no período pré-patogênico quanto no período patogênico, quando o processo já está instalado
CERTO
Para sensibilidade e especificidade constantes, o valor preditivo positivo aumenta conforme aumenta a prevalência
CERTO
Os agentes etiológicos das enfermidades podem ser diferenciados em três tipos:
físicos, químicos e biológicos.
O Índice vital de Pearl é obtido pela relação entre o número de nascidos vivos e o número de óbitos. Logo, (50/25) o resultado é 2 (maior que 1) e a população está aumentando.
Expressa a dinâmica populacional e é obtido pela relação entre o número de nascidos vivos e o número de óbitos observados em determinada população, em determinado período de tempo.
Resultado maior do que 1 indica que a população está aumentando; resultado igual a 1 indica que o tamanho da população está estacionado; e resultado menor do que 1 indica que a população está diminuindo. Isso sem levar em consideração outros fatores, como imigração e emigração, que também interferem na dinâmica populacional.
3.6- Vigilância sanitária
É a observação dos comunicantes pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir do último contato com a fonte de infecção. Representa valiosa contribuição no combate a uma doença.
Difere da quarentena porque os indivíduos não são isolados.
CERTO
2.2.3- Análise de dados de estudos epidemiológicos
A análise dos dados epidemiológicos deve implicar apresentação e interpretação de três tipos de medidas:
- Medidas de ocorrência
- Medidas de associação
- Medidas de significância estatística