TPS 2018 Português Flashcards

1
Q

(CESPE / TPS / 2018 / Português)

A correção gramatical e os sentidos do texto seriam preservados caso o trecho “ligava-se ao estrato dirigente, o estamento, com repulsa” (R. 22 e 23) fosse reescrito da seguinte forma: relacionava-se com a camada que estava no poder, à corte, com aversão.

A

Item errado! ❌

A colocação da crase em “à corte” já denuncia o erro do trecho analisado, pois “a corte” que deveria cumprir a função de aposto explicativo, não pode vir acompanhado de preposição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

(CESPE/TPS/2018/Questão 6)

A expressão “porventura” indica que o trecho “por uma noção mais nítida, porventura, das limitações humanas e terrenas” (R. 14 e 15) tem sentido hipotético.

Trecho: (…) é em seu caso constantemente cerceado por uma noção mais nítida, porventura, das limitações humanas e terrenas. (…)

A

Item certo! ✅

Cuidado para não confundir “porventura” com “por ventura”.
Porventura: Traduz uma ideia hipotética ou um acaso. Seus sinônimos são: Por acaso, acaso, talvez, possivelmente, entre outros.
Por ventura: Traduz uma ideia de situação favorável. Seus sinônimos são: por sorte, por felicidade, por fortuna.

Prof. Isabel falou no curso que atualmente são usados como sinônimos, com o sentido de “talvez”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

(CESPE / TPS / 2018 / Questão 7)

Caso o pronome “esses” (R.1) fosse substituído por estes, seriam mantidas a correção gramatical do período e as principais informações veiculadas pelo texto, mas haveria maior distanciamento do autor com relação aos “tanques em que floresciam as diferentes culturas” (R.2).

Trecho: A facilidade de comunicações acabou com esses tanques em que floresciam as diferentes culturas.

A

Item errado! ❌

A substituição do pronome “esses” por “estes” iria provocar maior aproximação do autor.

Exemplo:

“Este, esta, estes, estas, isto”: são pronomes demonstrativos de 1º pessoa e indicam que o ser está relativamente próximo à pessoa que fala.

“Esse, essa, esses, essas, isso”: os pronomes demonstrativos de 2ª pessoa indicam que o ser está relativamente próximo à pessoa com quem se fala.

Esses pronomes podem também ser utilizados como termos:

- Anafóricos (retomam algo que já foi dito): esse, essa, esses, essas, isso.

- Catafóricos (referem-se a algo que será dito): este, esta, estes, estas, isto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

(CESPE / TPS / 2018 / Português)

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto XI, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Na frase “o arrastar na sombra denunciava-lhe prestígio negativo” (R. 7 e 8), a substituição do pronome oblíquo “lhe” por a ela prejudicaria a correção gramatical do texto.

Trecho: Mas que não haja equívoco: o arrastar na sombra denunciava-lhe prestígio negativo, oriundo da composição de estrangeiros entre seus membros e do tipo de negócios a que se dedicava, sobretudo no comércio negreiro.

A

Item certo! ✅

No trecho “o arrastar na sombra denunciava-lhe prestígio negativo”, o pronome lhe cumpre função possessiva, como adjunto adnominal — equivale a “denunciava seu prestígio negativo”.

Ao ser substituído por “a ela”, a ideia de posse deixaria de existir, passando o termo a ser um complemento do verbo “denunciar”,

Quando um verbo transitivo estiver acompanhado de um objeto direto (no caso, “prestígio negativo”) e do pronome “lhe”, o pronome sempre exercerá a função possessiva.
No lugar de “a ela”, o correto seria substitui-lo por “seu”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

(CESPE / TPS / 2018 / Questão 7)

A locução pronominal “cada um” (R.7) poderia ser substituída por cada uma, sem prejuízo para a correção gramatical e para a coerência do texto, desde que “padronizados” e “universalizados” (R.9) fossem flexionados no gênero feminino.

Trecho: Bombaim, Roma, Tóquio, que se escondiam, cada um com seu peculiar mistério, nos compartimentos estanques da sua própria civilização, agora, a julgar pelos filmes, estão perfeitamente padronizados, universalizados.

A

Item certo! ✅

A locução pronominal “cada uma” teria como referente “as cidades”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

(CESPE / TPS / 2018 / Português)

Com relação aos aspectos linguísticos e textuais do texto IV, que está sendo negociado em uma conferência multilateral, e do texto V, que compõe um telegrama de instruções para essa conferência multilateral recebido da secretaria de Estado por determinada embaixada, julgue (C ou E) os seguintes itens.

O último parágrafo do texto V poderia ser reformulado com a seguinte redação, sem prejuízo das informações nele veiculadas: As modalidades de solução de litígios devem ser estabelecidas de maneira objetiva, previsível e de forma a contemplar mecanismos de verificação e monitoramento, permitindo também que companhias privadas façam uso de tais instrumentos.

Trecho: Os mecanismo de solução de controvérsias devem ser claros e transparentes, incluindo mecanismos de monitoramento e verificação, podendo inclusive prever a possibilidade de acesso a empresas de capital privado.

A

Item certo! ✅

Comentário Ubique: O item é certo, pois a redação proposta para o último parágrafo do texto V mantém o sentido original e não prejudica as informações contidas no texto. O texto V trata de instruções para uma conferência multilateral, e o último parágrafo aborda a necessidade de estabelecer mecanismos de solução de controvérsias claros e transparentes, incluindo a possibilidade de acesso a empresas privadas. A redação proposta mantém essa ideia, enfatizando a importância de estabelecer modalidades de solução de litígios objetivas e previsíveis, com mecanismos de verificação e monitoramento, e permitindo que empresas privadas também possam fazer uso desses instrumentos. Portanto, o item está correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

(CESPE / TPS / 2018 / Português)

O texto V recomenda uma resposta de sentido punitivo ao “aumento brusco e excessivo de importações” (R. 9 e 10) que resultaria em “sério dano à estrutura produtiva” (R. 10 e 11) da outra parte, razão por que a substituição do termo “salvaguarda” (R.9) por sanção preservaria o sentido original do texto.

Trecho: Em que pesem as novas oportunidades, Vossa Excelência deverá propor que o acordo preveja mecanismos de salvaguarda a serem aplicados na hipótese de aumento brusco e excessivo de importações que possam causar sério dano à estrutura produtiva de uma das partes.

A

Item errado! ❌

Comentário Ubique: A assertiva demandava o conhecimento a respeito da definição de “salvaguarda” e “sanção”. A primeira é um tipo de proteção, defesa, segurança. Em contrapartida, a segunda é uma medida punitiva.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

(CESPE / TPS / 2018 / Português)

No período “Sobe uma classe e dentro dela elevam-se muitos aspirantes a essa camada” (R. 36 a 38), os termos “uma classe” e “muitos aspirantes a essa camada” exercem função de sujeito nas orações em que se inserem.

A

Item certo! ✅

Vamos fazer a análise sintática to trecho:
Sobe (verbo intransitivo) uma classe (sujeito) e (conjunção coordenativa) dentro dela (adjunto adverbial de lugar) elevam-se (verbo transitivo direto + pronome apassivador) muitos aspirantes a essa camada (sujeito).”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

(CESPE/TPS/2018/Questão 6)

Nas linhas 9 e 10, “é que” caracteriza-se como expressão expletiva, empregada para realçar o conteúdo “não os inquietam, aqui, os extraordinários portentos, nem a esperança deles” (R. 10 e 11).

Trecho: (…) sem deixar margem a maiores surpresas, a verdade é que não os inquietam, aqui, os extraordinários portentos, nem a esperança deles.

A

Item errado! ❌

O verbo “ser” é empregado como um verbo de ligação, que liga o sujeito (a verdade) a uma oração subordinada substantiva predicativa do sujeito (que não os inquietam, aqui, os extraordinários portentos, nem a esperança deles).

Não pode ser considerada uma expressão expletiva, pois uma partícula/expressão expletiva (ou de realce) tem o papel de realçar ou enfatizar um vocábulo ou um segmento da frase. Ela nunca exerce função sintática. Pode ser retirada da frase sem prejuízo sintático ou semântico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

(CESPE / TPS / 2018 / Questão 5)

O trecho “tanto uma oposição absoluta como uma incompreensão radical” (R.22) exprime uma relação de proporcionalidade entre “uma oposição absoluta” e “uma incompreensão radical”.

Trecho: Entre esses dois tipos não há, em verdade, tanto uma oposição absoluta como uma incompreensão radical.

A

Item errado! ❌

A relação indicada na expressão é de adição, não de proporcionalidade (a expressão “tanto … como” pode mesmo ser substituída por “nem … nem”).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

CESPE / TPS / 2018

O advérbio “melhor” (R.19) foi empregado pelo autor para retificar conteúdo já enunciado.

Trecho: Desde Gandavo e, melhor, desde Pero Vaz de Caminha até, pelo menos, Frei Vicente do Salvador, é uma curiosidade relativamente temperada (…)

A

Item certo! ✅

Na questão, a palavra “melhor” é um advérbio de modo e é utilizada para fazer uma ressalva (retificação) do que foi dito anteriormente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

CESPE / TPS / 2018

No trecho “toda uma camada quer os bens da vida” (R. 40 e 41), o artigo indefinido foi empregado como item de realce, razão por que sua eliminação não prejudicaria a correção gramatical nem o sentido original do texto.

A

Item errado! ❌

A colocação do artigo indefinido “uma” tem a função de identificar “uma camada” específica. Ao se retirar o artigo, deixando apenas “toda camada”, o sentido mudaria, abrangendo o leque semântico a todas as camadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly