TPS 2018 Português Flashcards
(CESPE / TPS / 2018 / Português)
A correção gramatical e os sentidos do texto seriam preservados caso o trecho “ligava-se ao estrato dirigente, o estamento, com repulsa” (R. 22 e 23) fosse reescrito da seguinte forma: relacionava-se com a camada que estava no poder, à corte, com aversão.
Item errado! ❌
A colocação da crase em “à corte” já denuncia o erro do trecho analisado, pois “a corte” que deveria cumprir a função de aposto explicativo, não pode vir acompanhado de preposição.
(CESPE/TPS/2018/Questão 6)
A expressão “porventura” indica que o trecho “por uma noção mais nítida, porventura, das limitações humanas e terrenas” (R. 14 e 15) tem sentido hipotético.
Trecho: (…) é em seu caso constantemente cerceado por uma noção mais nítida, porventura, das limitações humanas e terrenas. (…)
Item certo! ✅
Cuidado para não confundir “porventura” com “por ventura”.
Porventura: Traduz uma ideia hipotética ou um acaso. Seus sinônimos são: Por acaso, acaso, talvez, possivelmente, entre outros.
Por ventura: Traduz uma ideia de situação favorável. Seus sinônimos são: por sorte, por felicidade, por fortuna.
Prof. Isabel falou no curso que atualmente são usados como sinônimos, com o sentido de “talvez”.
(CESPE / TPS / 2018 / Questão 7)
Caso o pronome “esses” (R.1) fosse substituído por estes, seriam mantidas a correção gramatical do período e as principais informações veiculadas pelo texto, mas haveria maior distanciamento do autor com relação aos “tanques em que floresciam as diferentes culturas” (R.2).
Trecho: A facilidade de comunicações acabou com esses tanques em que floresciam as diferentes culturas.
Item errado! ❌
A substituição do pronome “esses” por “estes” iria provocar maior aproximação do autor.
Exemplo:
“Este, esta, estes, estas, isto”: são pronomes demonstrativos de 1º pessoa e indicam que o ser está relativamente próximo à pessoa que fala.
“Esse, essa, esses, essas, isso”: os pronomes demonstrativos de 2ª pessoa indicam que o ser está relativamente próximo à pessoa com quem se fala.
Esses pronomes podem também ser utilizados como termos:
- Anafóricos (retomam algo que já foi dito): esse, essa, esses, essas, isso.
- Catafóricos (referem-se a algo que será dito): este, esta, estes, estas, isto.
(CESPE / TPS / 2018 / Português)
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto XI, julgue (C ou E) os itens a seguir.
Na frase “o arrastar na sombra denunciava-lhe prestígio negativo” (R. 7 e 8), a substituição do pronome oblíquo “lhe” por a ela prejudicaria a correção gramatical do texto.
Trecho: Mas que não haja equívoco: o arrastar na sombra denunciava-lhe prestígio negativo, oriundo da composição de estrangeiros entre seus membros e do tipo de negócios a que se dedicava, sobretudo no comércio negreiro.
Item certo! ✅
No trecho “o arrastar na sombra denunciava-lhe prestígio negativo”, o pronome lhe cumpre função possessiva, como adjunto adnominal — equivale a “denunciava seu prestígio negativo”.
Ao ser substituído por “a ela”, a ideia de posse deixaria de existir, passando o termo a ser um complemento do verbo “denunciar”,
Quando um verbo transitivo estiver acompanhado de um objeto direto (no caso, “prestígio negativo”) e do pronome “lhe”, o pronome sempre exercerá a função possessiva.
No lugar de “a ela”, o correto seria substitui-lo por “seu”.
(CESPE / TPS / 2018 / Questão 7)
A locução pronominal “cada um” (R.7) poderia ser substituída por cada uma, sem prejuízo para a correção gramatical e para a coerência do texto, desde que “padronizados” e “universalizados” (R.9) fossem flexionados no gênero feminino.
Trecho: Bombaim, Roma, Tóquio, que se escondiam, cada um com seu peculiar mistério, nos compartimentos estanques da sua própria civilização, agora, a julgar pelos filmes, estão perfeitamente padronizados, universalizados.
Item certo! ✅
A locução pronominal “cada uma” teria como referente “as cidades”.
(CESPE / TPS / 2018 / Português)
Com relação aos aspectos linguísticos e textuais do texto IV, que está sendo negociado em uma conferência multilateral, e do texto V, que compõe um telegrama de instruções para essa conferência multilateral recebido da secretaria de Estado por determinada embaixada, julgue (C ou E) os seguintes itens.
O último parágrafo do texto V poderia ser reformulado com a seguinte redação, sem prejuízo das informações nele veiculadas: As modalidades de solução de litígios devem ser estabelecidas de maneira objetiva, previsível e de forma a contemplar mecanismos de verificação e monitoramento, permitindo também que companhias privadas façam uso de tais instrumentos.
Trecho: Os mecanismo de solução de controvérsias devem ser claros e transparentes, incluindo mecanismos de monitoramento e verificação, podendo inclusive prever a possibilidade de acesso a empresas de capital privado.
Item certo! ✅
Comentário Ubique: O item é certo, pois a redação proposta para o último parágrafo do texto V mantém o sentido original e não prejudica as informações contidas no texto. O texto V trata de instruções para uma conferência multilateral, e o último parágrafo aborda a necessidade de estabelecer mecanismos de solução de controvérsias claros e transparentes, incluindo a possibilidade de acesso a empresas privadas. A redação proposta mantém essa ideia, enfatizando a importância de estabelecer modalidades de solução de litígios objetivas e previsíveis, com mecanismos de verificação e monitoramento, e permitindo que empresas privadas também possam fazer uso desses instrumentos. Portanto, o item está correto.
(CESPE / TPS / 2018 / Português)
O texto V recomenda uma resposta de sentido punitivo ao “aumento brusco e excessivo de importações” (R. 9 e 10) que resultaria em “sério dano à estrutura produtiva” (R. 10 e 11) da outra parte, razão por que a substituição do termo “salvaguarda” (R.9) por sanção preservaria o sentido original do texto.
Trecho: Em que pesem as novas oportunidades, Vossa Excelência deverá propor que o acordo preveja mecanismos de salvaguarda a serem aplicados na hipótese de aumento brusco e excessivo de importações que possam causar sério dano à estrutura produtiva de uma das partes.
Item errado! ❌
Comentário Ubique: A assertiva demandava o conhecimento a respeito da definição de “salvaguarda” e “sanção”. A primeira é um tipo de proteção, defesa, segurança. Em contrapartida, a segunda é uma medida punitiva.
(CESPE / TPS / 2018 / Português)
No período “Sobe uma classe e dentro dela elevam-se muitos aspirantes a essa camada” (R. 36 a 38), os termos “uma classe” e “muitos aspirantes a essa camada” exercem função de sujeito nas orações em que se inserem.
Item certo! ✅
Vamos fazer a análise sintática to trecho:
“Sobe (verbo intransitivo) uma classe (sujeito) e (conjunção coordenativa) dentro dela (adjunto adverbial de lugar) elevam-se (verbo transitivo direto + pronome apassivador) muitos aspirantes a essa camada (sujeito).”
(CESPE/TPS/2018/Questão 6)
Nas linhas 9 e 10, “é que” caracteriza-se como expressão expletiva, empregada para realçar o conteúdo “não os inquietam, aqui, os extraordinários portentos, nem a esperança deles” (R. 10 e 11).
Trecho: (…) sem deixar margem a maiores surpresas, a verdade é que não os inquietam, aqui, os extraordinários portentos, nem a esperança deles.
Item errado! ❌
O verbo “ser” é empregado como um verbo de ligação, que liga o sujeito (a verdade) a uma oração subordinada substantiva predicativa do sujeito (que não os inquietam, aqui, os extraordinários portentos, nem a esperança deles).
Não pode ser considerada uma expressão expletiva, pois uma partícula/expressão expletiva (ou de realce) tem o papel de realçar ou enfatizar um vocábulo ou um segmento da frase. Ela nunca exerce função sintática. Pode ser retirada da frase sem prejuízo sintático ou semântico.
(CESPE / TPS / 2018 / Questão 5)
O trecho “tanto uma oposição absoluta como uma incompreensão radical” (R.22) exprime uma relação de proporcionalidade entre “uma oposição absoluta” e “uma incompreensão radical”.
Trecho: Entre esses dois tipos não há, em verdade, tanto uma oposição absoluta como uma incompreensão radical.
Item errado! ❌
A relação indicada na expressão é de adição, não de proporcionalidade (a expressão “tanto … como” pode mesmo ser substituída por “nem … nem”).
CESPE / TPS / 2018
O advérbio “melhor” (R.19) foi empregado pelo autor para retificar conteúdo já enunciado.
Trecho: Desde Gandavo e, melhor, desde Pero Vaz de Caminha até, pelo menos, Frei Vicente do Salvador, é uma curiosidade relativamente temperada (…)
Item certo! ✅
Na questão, a palavra “melhor” é um advérbio de modo e é utilizada para fazer uma ressalva (retificação) do que foi dito anteriormente.
CESPE / TPS / 2018
No trecho “toda uma camada quer os bens da vida” (R. 40 e 41), o artigo indefinido foi empregado como item de realce, razão por que sua eliminação não prejudicaria a correção gramatical nem o sentido original do texto.
Item errado! ❌
A colocação do artigo indefinido “uma” tem a função de identificar “uma camada” específica. Ao se retirar o artigo, deixando apenas “toda camada”, o sentido mudaria, abrangendo o leque semântico a todas as camadas.