£t.ic@ Flashcards
Ethos refere-se à intenção, intrioridade do ato humano e tb pode se relacionar aos hábitos, costumes, usos e regras, assimilação social de valores, voltada À prescrição de conduta.
Certo
Ética é normativa e determina o comportamento por meio de um sistema de prescrição de conduta.
Errado, isso é moral
Moral pode ser entendida envolvendo ideias pré-concebidas de certo e errado que vão, ao longo da vida, guiar nossa conduta. São valores enraizados em nossa consciência.
Certo
Ética é parte da filosofia que se ocupa do comportamento moral do homem. Engloba cj de regras e preceitos de ordem valorativa que estão ligados à prática do bem e justiça, aprovando ou desaprovando a ação do homem, grupo social ou sociedade.
Certo
Enquanto a moral é normativa a ética é filosófica e científica.
certo
A moral trata o comportamento humano como objeto de estudo, procura tomá-la de forma mais abrangente possível.
errado, isso é ética
a moral atribui um valor à ação (bem e mal, justiça e injustiça, certo e errado, baseado no senso comum)
certo
A ética e moral variam no tempo e espaço
errado, moral varia no tempo e espaço, ética por ser científica não varia da mesma forma que a moral (os critérios científicos variam ao longo do tempo), mas são mais estáveis do que a moral.
To add a row, press TAB or click the button below.
O referido código de ética não considera servidora pública a pessoa que presta serviço de natureza eventual e sem remuneração a entidade da administração pública indireta.
certo, o código não fala de atividade de natureza EVENTUAL, mas SÓ permanente, temporária ou excepcional
XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.
Instaurado processo de ofício pela comissão de ética para apuração de prática de ato em desrespeito às normas éticas, não haverá ilegalidade em ser mantida, para esse processo, a chancela de reservado, até que ele seja concluído.
Certo, mas cespe decidiu anular por extrapolar o edital, Cyonil acha que está ok a questão e o gabarito era correto.
Art. 12. O processo de apuração de pratica de ato em desrespeito ao preceituado no Codigo de Conduta da Alta Administracao Federal e no Codigo de Etica Profissional do Servidor Publico Civil do Poder Executivo Federal sera instaurado, de oficio ou em razao de denuncia fundamentada, respeitandose, sempre, as garantias do contraditorio e da ampla defesa, pela Comissao de Etica Publica ou Comissoes de Etica de que tratam o incisos II e III do art. 2o, conforme o caso, que notificara o investigado para manifestarse, por escrito, no prazo de dez dias.
Art. 13. Sera mantido com a chancela de reservado, ate que esteja concluido, qualquer procedimento instaurado para apuracao de pratica em desrespeito as normas eticas.
Em um processo administrativo, o servidor público deve expor os fatos conforme a verdade, desde que não haja prejuízo a terceiros e à administração pública, obedecendo aos preceitos de sigilo e confidencialidade de fatos que ensejarem dano às partes envolvidas.
errado, VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.
rt. 2º A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:
(…)
IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé;
Em cada órgão e entidade da administração pública federal direta e indireta deve ser criada uma comissão de ética, à qual competirá conhecer concretamente de imputação ou de procedimento suscetível de advertência ou suspensão de até trinta dias, penas que serão aplicáveis ao servidor público pela própria comissão.
errado, CENSURA
A conduta praticada pelo servidor público não pode ser considerada como honesta ou desonesta, pois essa designação constitui um juízo subjetivo e sem qualquer amparo em ato normativo.
ERRADO, II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas.
No que tange aos princípios morais, o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal trata dos primados da dignidade e da consciência como normas hierarquicamente superiores aos primados da eficácia e do zelo, visto que estes representam princípios técnicos de caráter secundário.
errado, das regras deontológicas
I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
O servidor público pode alterar o teor de documentos que deva encaminhar para providências sempre que notar que a modificação colabora para o melhor andamento do serviço.
errado, XV - E vedado ao servidor público;
h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;