improbidade Flashcards
c) A decretação judicial e cautelar de indisponibilidade de bens, mesmo baseada em cognição sumária, depende de fundados indícios da prática de ato de improbidade, sendo dispensada, contudo, a demonstração de risco da demora do processo ou de situação que inspire urgência.
certo, precisa do fumus boni iuris, mas é desnecessária prova de periculum in mora concreto, prova de que os réus estariam dilapidando efetivamente seu patrimônio ou que eles estariam na iminência de fazê-lo (colocando em risco eventual ressarcimento ao erário). O periculum in mora estaria implícito no § único do art 7º
e) Em ação de improbidade administrativa, a indisponibilidade cautelar de bens alcança verbas de natureza salarial aplicadas em poupança.
STJ - valores investidos em aplicações financeiras, cuja origem remonte verbas trabalhistas, não podem ser objeto de medida de indisponibilidade em sede de ação de improbidade.
d) A penalidade de demissão, em razão da prática de ato de improbidade administrativa, somente pode ser aplicada em caso de condenação judicial.
errado, nos termos da LIA, perda do cargo depende de decisão judicial transitada em julgado. em alguns estatutos de servidores há expressa previsão de demissão por improbidade. STF: havendo previsão na lei dos servidores, a AP poderá, por PAD, decidir pela demissão
d) Enriquecimento ilícito configura ato de improbidade administrativa se o autor auferir vantagem patrimonial indevida em razão do cargo, mandato, função, emprego ou atividade, mesmo que de forma culposa.
errado, só ocorre forma culposa no prejuízo ao erário
a) A ação de improbidade administrativa apresenta prazo de proposição decenal, qualquer que seja a tipicidade do ilícito praticado pelo agente público.
errado, imprescritibilidade para ressarcimento ao erário
prazo de 5 anos para comissionados
prazo previsto nas legislações específicas para os servidores em geral
b) Se servidor público estável for condenado em ação de improbidade administrativa por uso de maquinário da administração em seu sítio particular, poderá ser-lhe aplicada pena de suspensão dos direitos políticos por período de cinco a oito anos.
errado, prazo é de 5 a 8 para prejuízo ao erário e 8 a 10 para enriquecimento ilícito
e) Caso um servidor público federal estável, de forma deliberada, sem justificativa e reiterada, deixar de praticar ato de ofício, poderá ser-lhe aplicada multa civil de até cem vezes o valor da sua remuneração, conforme a gravidade do fato.
certo
João, servidor, foi presenteado com um carro pelo prefeito e amigo de sua família. Caso seja condenado por improbidade administrativa, João estará sujeito a pagar multa de, no mínimo, quatro vezes o valor do veículo que recebeu de presente.
errado
Enriquecimento Ilícito: 3x valor acrescido
2) Prejuízo ao Erário: 2x prejuízo
3) Atentam Contra os Princípios da Administração Pública: 100x remuneração
4) Concessão ou Aplicação Indevida de Benefício Financeiro ou Tributário: 3x benefício
João, Pedro e Lucas são servidores públicos estaduais. No exercício de suas atribuições, João facilitou o enriquecimento ilícito de terceiro, Pedro indevidamente deixou de praticar ato de ofício e Lucas recebeu vantagem econômica para intermediar a liberação de verba pública. Os três servidores agiram culposamente.
De acordo com a Lei n.º 8.429/1992, nessa situação hipotética foi praticado ato de improbidade administrativa somente por João
certo, A chave é o trecho “Os três servidores agiram culposamente.”
1) Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito: DOLO
2) Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário: DOLO OU CULPA
3) Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública: DOLO
4) Atos de Improbidade Administrativa Decorrentes de Concessão ou Aplicação Indevida de Benefício Financeiro ou Tributário: DOLO (eu acho)
“João facilitou o enriquecimento ilícito de terceiro”
SIM, pois improbidade adm. por lesão ao erário é o único tipo de improbidade adm. que admite conduta culposa.
Se servidor público, em conluio com representante de sociedade empresária, cometer ato de improbidade administrativa, ambos responderão pelo integral ressarcimento do dano causado, bem como estarão sujeitos, no que couber a cada um, às penalidades previstas na lei que trata da improbidade administrativa.
certo
Conforme a referida lei, são espécies de atos de improbidade administrativa aqueles que atentam contra o decoro parlamentar e contra a dignidade da justiça.
errado, Atualmente são 4 espécies de atos de improbidade administrativa (IA), todos descritos no capítulo II da LIA:
- Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito
- Dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário
- Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública
- Dos Atos de Improbidade Administrativa Decorrentes de Concessão ou Aplicação Indevida de Benefício Financeiro ou Tributário - REDAÇÃO prevista pela LC 157/2016.
Alguma das 4 espécies foi mencionada na questão? NÃO. Portanto, questão errada.
Para que haja condenação por violar princípio da AP, deverá ser comprovado o elemento subjetivo de dolo, mas não há necessidade de que seja dolo específico, bastando para tal o dolo genérico de atentar contra os princípios da administração pública.
certo
Sérgio servidor público da autarquia X e que, no desempenho de atividades do seu cargo, pratique ato de improbidade administrativa, caso o referido ato cause lesão ao erário, Sérgio poderá ter os direitos políticos suspensos de oito a dez anos.
errado, lesão ao erário 5 a 8
enriquecimento ilícito 8 a 10
Sérgio servidor público da autarquia X e que, no desempenho de atividades do seu cargo, pratique ato de improbidade administrativa, qualquer pessoa terá legitimidade para, perante a autoridade administrativa competente, apresentar representação solicitando a instauração de investigação para apurar a prática do ato de improbidade.
certo, Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.
§ 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.
§ 2º A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei.
§ 3º Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos que, em se tratando de servidores federais, será processada na forma prevista nos arts. 148 a 182 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e, em se tratando de servidor militar, de acordo com os respectivos regulamentos disciplinares.
O atentado à vida e à liberdade individual de particulares, se praticado por agentes públicos armados, pode configurar improbidade administrativa.
certo, O atentado à vida e à liberdade individual de particulares praticado por policiais armados pode configurar improbidade administrativa porque, “além de atingir a vítima, também alcança interesses caros à administração em geral, às instituições de segurança em especial e ao próprio Estado Democrático de Direito