Testes Especiais De Quadril. Flashcards
Como é realizado O teste de Ely (ou de contratura do músculo reto femoral?
Com O paciente Em decúbito ventral na mesa de exame, segura-se o tornozelo do membro a ser examinado e flexiona-se o joelho passivamente. Em caso de contratura do reto da coxa, ocorrerá também flexão do quadril que eleva a pelve, na tentativa de reduzir a tração sobre o músculo reto femoral pela flexão passiva do joelho.
Como é realizado o Teste de Contratura do trato iliotibial ou TESTE DE OBER?
Com o paciente em decúbito lateral, o joelho e o quadril estendidos, o quadril é abduzido . Tenta-se aduzir o quadril e verifica-se a presença de contratura da musculatura abdutora, caso o membro permaneça abduzido.
Como é realizado O teste de trendelenurg?
O teste de trendelenburg avalia o músculo GLÚTEO MÉDIO. o EXAMINADOR POSICIONA-SE ATRÁS DO PACIENTE, QUE PERMANECE EM PÉ, E PALPA AS CRISTAS ILÍACAS POSTERIORES.Solicita ao paciente que flexione um dos joelhos, mantendo o quadril em extensão(eliminando assim a ação do psoas). Quando a musculatura glútea contralateral for suficiente , a crista ilíaca ipsilateral à do joelho fletido se elevará. Se houver insuficiência do músculo glúteo médio, observa-se a queda da crista ilíaca desse mesmo lado por incompetência do glúteo contralateral em se contrair e elevar a pelve.
Por quanto tempo é desejável que a manobra de trendelenburg seja sustentada?
É desejável que esta manobra seja sustentada durante certo tempo para que se possa observar a resistência real do glúteo médio pois , a partir de 30 segundo , a pelve pode apresenta queda gradual (sinal tardio). Nesse caso, doenças prévias, não específicas tais como tendinites e displasias sintomáticas , podem estar presentes.
explique o que é o SINAL de trendelenburg?
Durante a marcha, o Glúteo médio funciona como uma alavanca impedindo que o membro que está na fase de balanço penda, evitando assim um desequilíbrio na marcha ; caso esteja enfraquecido , não irá impedir a queda do membro , o que resulta em uma marcha característica , a fim de contrabalaçar a queda
Como é realizado o Teste de Thomas e o que ele avalia?
O teste de thomas avalia o grau de contratura em flexão do quadril. Com o paciente em Decúbito dorsal e ambos os quadris fletidos até o tronco, pede-se para ele abraçar os membros inferiores, mantendo-os junto ao tronco. Segura-se pelo tornozelo um dos membros tentando estendê-lo ao máximo em direção à mesa de exame , até que a pelve comece a se movimentar. Mede-se o ângulo formado entre o membro e a mesa de exame , determinando -se assim o grau de contratura em flexão do quadril.
Como é realizado O teste de Patrick(Fabere)?
Com o paciente em decúbito Dorsal, Pede-se para ele fazer um quatro(4) com o membro inferior sobre o outro, apoiando o tornozelo sobre o joelho oposto. O examinador, com a mão apoiada sobre a face medial do joelho fletido e a outra apoiada no quadril oposto, exerce pressão com ambas as mãos contra a mesa de exame , verificando o desencadeamento de dor. Se ela for referida na região posterior , sobre a sacroilíaca contralateral, indica doneça da articulação sacroilíaca contralateral.
Qual o obejtivo principal do Teste De trendelenburg?
Esse teste é utilizado para verificar se há insuficiência (Fraqueza) No músculo glúteo médio.
Qual é a interpretação clínica do Teste de trendelenburg?
Se Houver queda da crista ilíaca do mesmo lado de onde se está flexionando o joelho, podemos inferir que há fraqueza do músculo glúteo médio do outro lado , pois ao flexionar o joelho se retira o apoio de um dos membros e,portanto, a estabilização do quadril fica por conta principalmente do músculo que está estendido.
Por exemplo, Se houve Queda Da crista Ilíaca do Lado direito ao se flexionar o joelho direito, podemos inferir que há fraqueza do músculo glúteo médio do lado esquerdo.
Se Houver Queda gradual Do quadril depois de 30 segundos , definimos então um sinal tardio, o qual pode ser causado por doenças prévias como tendinites e displasias sintomáticas.
Qual O objetivo principal do teste de Patrick(fabere)?
Esse teste é utilizado para verificar se há doença das articulações sacroilíacas.
Qual a interpretação clínica do teste de Patrick( Fabere)?
Se durante o exame o paciente relatar dor na virilha pode-se inferir que provavelmente a origem é da articulação do quadril , se caso o paciente relatar dor na região posterior do quadril pode-se inferir lesão na articulação sacroilíaca contralateral a realização do exame.