Pulsos Arteriais Parte 1 Flashcards
Quais são os principais Sintomas e Sinais das Afecções das Artérias identificados na Anamnese e na inspeção?
1) DOR
2) Alterações da Cor e da Temperatura da Pele
3) Alterações Tróficas e Edema.
4) Distinguir Úlcera Venosa da Arterial Pelo Exame Físico.
A dor das afecções arteriais pode manifestar-se como?
A dor das afecções arteriais pode manifestar-se como Formigamento,queimação,constrição ou aperto,cãibras,sensação de peso ou de fadiga.
Qual a Dor mais Característica da enfermidade arterial isquêmica crônica?
É a claudicação Intermitente, que é uma Dor diretamente relacionada com a realização de exercício : relatada como dor,aperto,cãibra ou queimação, ela surge após a realização de um exercício e vai aumentando de intensidade com sua continuação, podendo obrigar o paciente a interromper o que estiver fazendo. Com a interrupção do exercício, a dor desaparece rapidamente, de modo a possibilitar que o paciente volte a fazê-lo por período de tempo correspondente ao anterior , levando à dor novamente , fazendo-o parar outra vez.
A cor da pele depende do fluxo sanguíneo , do grau de oxigenação da hemoglobina e da presença de melanina.Nas doenças arteriais,as alterações da pele compreendem o quê?
Palidez, cianose,eritrocianose (Perturbação circulatória em que a pele fica com uma coloração violácea, devida à dilatação passiva dos capilares) , rubor e o fenômeno de Raynauld(caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a palidez, seguido por cianose e rubor de mãos e pés, que ocorrem usualmente após estresse ou exposição ao frio)
Quando ocorre a Palidez e a Cianose na pele em relação aos fenômenos arteriais?
A palidez aparece quando há diminuição acentuada do fluxo sanguíneo no leito cutâneo, como ocorre na oclusão e no espasmo arterial.
Surge Cianose Quando o Fluxo de Sangue no leito capilar se torna muito lento, provocando consumo de quase todo o oxigênio , com consequente aumento da hemoglobina reduzida.
Defina Eritrocianose e o Rubor.
Coloração vermelho-arroxeada que ocorre nas extremidades dos membros com isquemia intensa, aparece no estágio de pré-gangrena sendo consequência da formação de circulação colateral com dilatação de capilares arteriais e Venosos, ultima tentativa do organismo para suprir as necessidades de oxigênio dos tecidos.
o RUBOR ocorre principalmente nas doenças vasculares funcionais e se deve à vasodilatação arteriolocapilar
Como é identificada a Úlcera Isquêmica?
Úlcera com bordas avermelhadas e pontos esbranquiçados , A unha está quebradiça , amarelada,pode ter infeção secundária como micoses. Tem alterações tópicas decorrentes do processo isquêmico.
A temperatura da pele depende,basicamente, do maior ou menor fluxo sanguíneo. O que a contece nas doenças arteriais obstrutivas e nos casos agudos?
Nas doenças arteriais obstrutivas, a redução do aporte sanguíneo provoca a diminuição da temperatura da pele (Frialdade) . Nos casos agudos, a interrupção abrupta do fluxo sanguíneo provoca nítidas alterações da temperatura abaixo do local da obstrução.
A temperatura da pele vai estar mais fria e ,em alguns pontos ,mais aquecida.
A temperatura da pele é medida com o dorso da mão, com o dorso dos dedos agente consegue perceber a área de esfriamento e a área mais aquecida.
A topografia da frialdade depende de quê?
Depende do Nível da Obstrução, do vasoespasmo e da magnitude da circulação colateral preexistente. Se o Vasoespasmo for intenso, fica comprometida maior extensão da rede arterial,diminuindo ainda mais o fluxo sanguíneo e,consequentemente , ampliando a área de esfriamento.
A temperatura da pele é medida com o dorso da mão, com o dorso dos dedos agente consegue perceber a área de esfriamento e a área mais aquecida.
O que as alterações tróficas compreendem?
As alterações tróficas compreendem a atrofia da pele, a diminuição do tecido subcutâneo, a queda de pelos, a alterações unguenais(atrofia, unhas quebradiças ou hiperqueratósicas), calosidades,lesões ulceradas de difícil cicatrização,edema, sufusões hemorrágicas,bolhas e gangrena.
A maior parte dessas alterações aparece nas arterioparias crônicas.nas oclusões agudas, costumam surgir apenas bolhas , edema e gangrena. A pele atrófica torna-se delgada,brilhante,lisa, rompendo-se com pequenos traumatismos .Tal alteração é comum nas extremidades e nos cotos de amputação. a Atrofia da pele.
O edema que ocorre em doenças arteriais isquêmicas resulta de inúmeros fatores, quais são eles? (3 a 4)
1) Aumento da Permeabilidade Capilar Por Isquemia
2) Tendência dos pacientes a manterém os pés pendentes para aliviar a dor ,dificultando o retorno venoso.
3) Processo inflamatório nas arterites e, às vezes, trombose venosa associada.
O exame físico das artérias compreende o que e Quando ele começa?
1) Inspeção
2) palpação
3) ausculta
4) medida da pressão arterial nos quatro membros
5) Algumas manobras específicas
O exame do paciente começa quando este entra no consultório, sendo necessário observar o tipo de marcha , a postura e a fácies.
No exame físico das artérias, eximplifique como é a etapa da inspeção.
Para que seja feita a inspeção, O paciente deve ficar de pé e deitado .Nas manobras especiais, mudanças de posição e elevação ou abaixamento dos membros são úteis na avaliação das alterações de coloração da pele. Na eritrocianose, por exemplo, que aparece na tromboangite obliterante avançada , pode surgir palidez cutânea intensa quando se muda a posição do membro, de pendente para horizontal ou elevada.
No exame físico das artérias, descreva como é feita a etapa da palpação.
Na palpação, avaliam-se a temperatura da pele , comparando-se áreas homólogas em diferentes níveis do corpo,a elasticidade, a umidade da pele , a ocorrência de tumoração, infiltração do derma e tecido subcutâneo, manifestação de frêmito(é uma sensação tátil da vibração encontrados em situação com fístula arteriovenosa , que gera um turbilhonamento do fluxo sanguíneo e conseuqentemente o frêmito), nos trajetos arteriais ou sobre tumoração, PULSATILIDADE DAS ARTÉRIAS e endurecimento das suas paredes.
Como é avaliada a temperatura da pele?
A avaliação da temperatura da pele deve ser feita em ambiente com temperatura amena e estável, pois frio ou calor intensos podem mascarar eventuais alterações. Cumpre relembrar que modificações da temperatura são mais bem percebidas com o DORSO DA MÃO OU DOS DEDOS.