Fundoscopia parte 2 Flashcards
Retinopatia Hipertensiva.
As arteríolas retinainas podem ser avaliadas pelo Fundo de olho e refletem o que está acontecendo na microcirculação cerebral/sistêmica. Se o fundo de olho estiver alterado a microcirculação do paciente está comprometida e provavelmente não só do olho e sim a microcirculação sistêmica. na retinopatia hipertensiva é divida em graus, quais são esses graus(4)?
O que é o cruzamento arteriovenoso patológico? (grau 2 da retinopatia hipertensiva)
existe um cruzamento arteriovenoso NORMAL (as arteríolas e as vênulas se cruzam) . Esse cruzamento é considerado patológico quando tem uma arteríola cruzando com uma vênula, porém no cruzamento a vênula fica ‘‘DESAPARECIDA’’ ao cruzar com a arteríola.
A hipertensão leva a lesão do endotélio e com isso reduz a produção de substâncias vasodilatadoras, aumenta as substâncias vasoconstritora, aumenta o depósito de aterosclerose e com isso a arteríola fica DISFUNCIONAL e alterada, tendendo a ser mais pesada, com mais vasoconstricção , placa de aterosclerose e menos vasodilatação. E portanto ao cruzar com a vênula, a arteríola ela comprime a vênula. Desaparece um pedaço da vênula e sobressai a arteríola (mais inteira que a vênula). - resumindo a arteríola disfuncional pesa sobre a vênula e com isso interrompe o seu fluxo(da vênula) ao ter esse cruzamento.
Retinopatia hipertensiva grau II e grau III
arteríolas estão fininhas em relção a vênula. Mais evidente as vênulas que as arteríolas.
Tudo por disfunção endotelial, redução de fatores vasodilatadores e aumento de fatores vasoconstrictores
o Que é o glaucoma?
É o aumento da pressão intraocular e esse aumento é danoso podendo causar cegueira . por quê? porque o aumento da pressão intraocular vai lesando O NERVO ÓPTICO .(isquemia do nervo óptico por aumento da pressão intraocular) A escavação do nervo óptico aumenta alem de 0,5 e isso sugere o glaucoma (porém quem vai diagnosticar é o oftalmologista medindo a pressão intraocular) . Porém na oftalmoscopia direta a gente pode visualizar o nervo óptico e ver se tem algum sinal da escavação do nervo óptico.
Escavação do nervo óptico no glaucoma
O que é a Hipertensão intracraniana?
O fundo de olho reflete o que acontece no SNC, então a presença de hipertensão intracraniana dentrod o cérebro faz com que haja sinais clínicos no fundo de olho.
Principal:Borramento do nervo óptico (borramento nas bordas) - sugerindo hipertensão intracraniana , o nome desse borramento se chama EDEMA DE PAPILA ou PAPILEDEMA que é um sinal clínico de HIC.
2) Hemorragia
3) Obscuração das venulas da retina/vênulas túrgidas por compressão da circulação dos vasos que andam junto com o nervo óptico.
4) afinamento das arteríolas
o sangue venoso não consegue sair e o sangue arterial não consegue entrar dentro do olho pelo aumento da pressão intracraniana.
Defina o papiledema
Edema da papila : Borramento do nervo óptico (borramento nas bordas) - sugerindo hipertensão intracraniana , o nome desse borramento se chama EDEMA DE PAPILA ou PAPILEDEMA que é um sinal clínico de HIC.
não consegue visualizar o nervo óptico direito por tamanho borramento/borrão branco e uma turgidez e congestão venosa dos vasos das veias e um afinamento das arteríolas pq o sangue venoso não consegue sair por conta do aumento da pressão intracraniana e o sangue arterial não consegue chegar.