Socialismo: Da revolução á crise. Flashcards
Explique os planejamentos globais da economia e terror da ditadura stalinista.
Stálin comandou energicamente a reconstrução do país. Por meio do planejamento econômico estatal. Ao lado desse imenso esforço de reconstrução econômica do país, ocorreu um fortalecimento da autoridade de Stalin, que acentuou o controle burocrático e policial em seu governo. Além disso, o governo coordenava uma imensa campanha publicitária destinada á exaltação patriótica e ao culto da personalidade de Stalin.
Explique o antistalinismo e política de coexistência pacífica de Kruchev.
Com a morte de Stalin, teve o início, o governo de Kruchev, condenou ditadura stalinista e abriu espaço para a liberalização política, denunciou os crimes de Stalin, sua rigidez doutrinária e a campanha de culto á sua personalidade. Kruchev defendeu a necessidade de uma coexistência pacífica entre países socialistas e capitalistas.
Explique glasnost e Perestroika.
Em 1985, Gorbatchev tornou-se um dos principais dirigentes da União Soviética. Seu governo tentou administrar a construção de uma política mais livre e de uma economia mais moderna no país. Início assim, um processo de reformas voltadas para a liberação política, conhecida com glasnost, e a re-estruturação econômica, conhecida como Perestroika.
Sintetize os principais acontecimentos que levaram ao fim da União Soviética.
Na URSS, a ineficiência da agricultura e as reformas econômicas provocaram escassez de alimentos e aumento da inflação, o que gerou forte pressão popular. Ao mesmo tempo, a abertura política fortaleceu os movimentos nacionalistas nas 15 repúblicas que compunham o país. O presidente do Soviete Supremo (Parlamento) da Federação Russa, Boris Iéltsin, defendia a aceleração das reformas e, em 1991, mobilizou a população para evitar um golpe militar contra Gorbatchov. Fortalecido, Iéltsin promoveu a desmontagem das principais instituições socialistas russas, esvaziando o poder de Gorbatchov, que renunciou no mesmo ano.
A superpotência teve fim e, com ela, a Guerra Fria. No lugar da URSS, surgiram 15 repúblicas independentes, sendo a principal a Federação Russa, que elegeu Iéltsin presidente. Com exceção de Estônia, Letônia e Lituânia, essas repúblicas passaram a integrar a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), um fórum de coordenação política e econômica.
Explique os antecedentes que levaram a implantação do regime comunista na China.
No século XIX, esse imenso país passou a ser alvo da expansão imperialista ocidental, principalmente por parte dos ingleses. Com a decadência da mornaquia chinesa, surgiu um movimento liberal burguês, que proclamou a república. Nas duas décadas de lutas políticas que se seguiram, a república chinesa não conseguiu livrar o país da intervenção estrangeira nem das dificuldades nas disputas pelo poder. Por volta de 1930, dois grandes grupos políticos rivais e ideológicamente antagônicos disputavam o controle do país, de um lado, as forças capitalistas, comandadas pelo general Chiang, do partido nacionalista e de outro lado, as forças comunistas, conduzidas por Mao do partido comunista chinês (PCC). Esses dois grupos enfrentaram-se numa guerra civil, interrompida devido ao ataque japonês á China. Nessa ocasião, comunistas e nacionalistas chineses firmaram um aliança provisória, que durou até o término da segunda guerra Mundial.
Explique como se deu a implantação do regime comunista na China.
O líder dos nacionalistas, Chiang, não resistiu ao avanço dos guerrilheiros camponeses comandados pelo líder comunista Mao. Em 1949, Mao proclamou a República Popular da China e reorganizou o país nos moldes comunistas, com a coletivização
das terras e a expropriação das grandes
empresas, que passaram para o controle
estatal. Chiang, refugiou-se na Ilha de Taiwan e fundou a República da China. Ainda hoje, Taiwan se auto-intitula a “verdadeira China”, mas é considerada uma “província rebelde” pelo governo de Pequim.
Que relação se pode estabelecer entre o comunismo chinês e o soviéticos.
Após a vitória, em 1949, os comunistas chineses, liderados por Mao, estabeleceram laços de amizade e cooperação com o governo de Stalin, da União soviética. Assinando um tratado de amizade, aliança militar e assistência mútua. Essa aliança não durou muito tempo. Depois da morte de Stalin, o pacto entre os representantes dos governos chinês e soviético foi abaladom O principal motivo era que os chineses não aceitavam as teses de Kruchev sobre a coexistência pacífica entre capitalismo e comunismo.
Explique o que foi o grande saldo para frente.
Com a ascensão dos comunistas ao poder, várias tentativas de economia planejada foram implementadas, como o Grande Salto para a Frente (1958-1962), com o objetivo de acelerar o processo de industrialização e a modernização da sociedade chinesa. No entanto, o resultado foi um caos econômico, que causou a fome e a morte de milhões de camponeses.
Quais foram os objetivos declarados e não declarados da revolução cultural chinesa?
Nesse cenário, começaram a surgir críticas, no interior das fileiras do PCC, à liderança de Mao. Para neutralizar seus
opositores e reverter um movimento
que considerava ameaçar as conquistas da revolução, Mao desencadeou a Revolução Cultural. Ele convocou os jovens e, com eles, organizou as Guardas Vermelhas, unidades paramilitares encarregadas de enfrentar os burocratas e o “revisionismo burguês” e manter vivo o “espírito revolucionário”. O grupo, perseguiu os membros rivais do PCC e pessoas acusadas de conservadorismo. Com a perseguição a qualquer ideia considerada reacionária, a Revolução Cultural resultou em escolas fechadas, no ataque (não apenas verbal) a intelectuais e no culto exagerado à personalidade de Mao.
Sintetize as mudanças ocorridas nas últimas décadas no regime comunista chinês.
A Revolução Cultural foi encerrada após a morte do líder Mao, em 1976. Com isso, abriu-se caminho para a ascensão de Deng à chefia do Partido Comunista Chinês. Suas reformas, baseadas na
abertura econômica do país ao mercado
internacional e no aproveitamento da
abundante mão de obra para produzir artigos para a exportação (Essas principais mudanças implementadas pelos governos chinês foi a adoção do o que socialismo de mercado). Entretanto, os novos dirigentes poucos fizeram para criar instituições mais democrática. A China continua sob o governo do partido comunista, que ainda reprimir brutalmente as manifestações populares e a livre expressão.
Como era a cuba antes da revolução?
Apesar de ser oficialmente independente desde 1902, Cuba continuou sendo dominada pelos Estados Unidos (EUA) por várias décadas. A existência da Emenda Platt na Constituição da ilha garantia aos norte-americanos a prerrogativa de intervenção militar no país.
Sintetize o processo que desencadeou a Revolução cubana e identifique as primeitas medidas dos revolucionários após a tomada do poder.
Em 1952, os EUA apoiaram a instalação de uma ditadura militar pelo ex-sargento Fulgencio Batista. No ano seguinte, a repressão oficial levou rebeldes liderados pelo advogado Fidel Castro a atacar o quartel de La Moncada. Fidel foi preso e exilado no México. Em 1956, ele retornou clandestinamente ao país e, com a ajuda do argentino Che Guevara, montou uma base rebelde em Sierra Maestra, no leste da ilha. Em 1959, conquistou Havana e instaurou um governo revolucionário no país. Fidel decretou a reforma agrária, fuzilou colaboradores de Batista e nacionalizou as empresas norte-americanas instaladas na ilha, desagradando os EUA.
Explique o que foi a crise dos mísseis.
Após romper com os interesses dos Estados Unidos, Fidel anunciou a adesão ao marxismo-leninismo e aproximou-se da URSS, tornando-se o único país socialista da América. Os EUA reagiram, em 1962, com um bloqueio econômico e político a Cuba, que acabou sendo expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA). Nesse mesmo ano, a União Soviética instalou, secretamente, mísseis na ilha, capazes de atingir o território norte-americano. Os EUA descobriram e impuseram um bloqueio naval a Cuba. A crise dos mísseis elevou a tensão, e o mundo esteve à beira de uma guerra nuclear, até que os soviéticos recuaram, retirando os mísseis da região.
Quais foram as principais conquistas da revolução cubana.
- Eliminação do analfabetismo
- Redução do desemprego
- Extensão da assistência médico-hospitalar gratuita a toda população o que favoreceu a queda significativa da taxa de mortalidade infantil
- Promoção da pesquisa científica e do desenvolvimento de tecnologias de saúde, campos em que a Cuba se destacou como um dos países mais desenvolvidos do mundo.
Quais tem sido os maiores problemas de Cuba nas últimas décadas.
As reformas implantadas pelo governo comunista de Fidel Castro garantiram
várias melhorias sociais à população,
especialmente em saúde e educação, mas a economia continuou precária e fortemente dependente da ajuda soviética. Descontentes, milhares de pessoas deixaram a ilha, criando uma grande comunidade de exilados na Flórida (EUA). Com o colapso da URSS, no início da década de 1990 e do bloqueio econômico imposto pelas autoridades estadunidenses, a economia entrou em crise. Nos últimos anos, já sob a liderança de Raúl Castro, irmão de Fidel, que assumiu o poder oficialmente em
2008, o governo iniciou um programa de reformas liberalizantes. Entre as mudanças estão o direito à compra e venda de imóveis, o incentivo ao trabalho autônomo e cooperativo, o reconhecimento da existência de empresas privadas e o arrendamento de terras.