Absolutismo e Mercantilismo Flashcards
Qual foi o contexto para a formação do absolutismo?
Desde o fim da Idade Média, existia na Europa uma tendência de enfraquecimento do poder dos nobres, por causa da crise do feudalismo. Para os reis, que durante o período medieval tinham autoridade quase nula, esse era o momento ideal de reafirmar seu poder.
Em alguns países, os soberanos contaram com o apoio da burguesia, que tinha interesse na centralização política, pois a padronização de pesos, medidas e moedas e a unificação da
justiça e da tributação favoreciam o desenvolvimento do comércio. A nobreza, sem forças para se impor, acabou por aceitar a dominação real. Os reis puderam, assim,
tomar para si todo o controle político, econômico e militar dos países. No auge desse processo de centralização, estabeleceu-se o absolutismo.
O que é absolutismo?
Absolutismo é um regime político onde apenas o rei exerce o poder. Alterando as regras da política e consequentemente altera a sociedade.
O fortalecimento do poder real era defendido por vários pensadores da época, quais eram?
- Nicolau Maquiavel, autor de O Príncipe. A obra, que analisa os meios mais adequados de conquistar e se manter no poder, consiste em um tratado político que tem importância fundamental na construção do conceito de Estado.
- Na Inglaterra, o grande nome foi Thomas Hobbes, autor de O Leviatã. Ele dizia que os homens tendem a viver em guerra constante entre si. Para evitar esse caos, seria necessário firmar um contrato social entre os indivíduos, e o cumprimento desse acordo só poderia ser garantido com o estabelecimento de um Estado forte.
- Na França, destacou-se o cardeal Jacques Bossuet, segundo o qual o rei era o representante de Deus na Terra e, por direito divino, não devia satisfação de seus atos. Foi na França que o absolutismo se estabeleceu de forma mais exemplar.
Quando o absolutismo inglês começou?
O absolutismo inglês começou após a Guerra das Duas Rosas (1455-1485), quando duas importantes famílias da nobreza do país, Lancaster e York, se enfrentaram pela sucessão do trono. Elas praticamente se exterminaram
mutuamente, abrindo caminho para que um herdeiro indireto de ambas assumisse o poder: Henrique VII, que fundou a dinastia Tudor. Com a nobreza enfraquecida e o apoio popular, Henrique VII fortaleceu sua autoridade. Seu filho e sucessor, Henrique VIII, foi além, ao promover a Reforma Religiosa no país.
Quando o absolutismo francês começou?
A autoridade real e o sentimento de nacionalidade começaram a se fortalecer na França após a vitória na Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Nas décadas seguintes, os monarcas ampliaram os territórios sob seu domínio e, aliados à burguesia, estenderam
o controle real sobre a economia. A nobreza passou a integrar uma numerosa corte. Formou-se, assim, uma grande aliança entre o monarca, os burgueses e os nobres, que duraria até a Revolução Francesa.
O que é mercantilismo?
O mercantilismo garantiu a manutenção do Estado absolutista e de seus suntuosos gastos com o aparelho administrativo, o Exército e, principalmente, com a corte.
Qual era a base inicial da política mercantilista?
- Intervencionismo: Estado participando da economia.
- Monopólio: Uma única empresa domina um setor econômico.
- Mentalismo: Ideia de que a riqueza de um país dependia de sua capacidade de acumular metais preciosos.
- Balança comercial favorável: O valor das exportações deve superar o das importações.
- Protecionismo: Barreiras alfandegárias para produtos estrangeiros, o que favorecia a manufatura e o artesanato nacionais (= Se um determinado país não quer que a população compre vinho de outro pais, então ocorrerá um aumento no preço deste produto, dessa forma a população deste país optará para o de menor custo.
- Colonialismo: Forçavam os povos colonizados a comprar os produtos fabricados na metrópole.